Hotelaria é um dos destaques do Universo Totvs 2023; veja tendências
Diretor de Produtos de Hotelaria da empresa, Cláudio Cordeiro conversou com o Portal PANROTAS
São Paulo recebeu, em 28 e 29 de junho, a quinta edição do Universo Totvs, evento no qual a empresa de soluções digitais conta com apresentações, painéis e workshops sobre tecnologia, negócios, carreiras e entre outros temas, hotelaria.
Nesta última divisão, de Hospitalidade, são cerca de dois mil clientes, o que representa em torno de 3% da receita da Totvs, um share considerado relevante dentro de um ecossistema no qual estão inseridos manufatura, varejo, serviço, saúde, educação e agro.
A Totvs tem três grandes blocos de produtos para seus clientes de Hospitalidade:
- ERP: no qual se centraliza processos operacionais e administrativos;
- Operacional: administração e gestão diária, incluindo check-in, check-out, limpeza, governança, operação de eventos, entre outros;
- Distribuição: produtos que colocam o inventário do hotel nas prateleiras de vendas.
Business Performance da Totvs para Hotelaria
Segundo o diretor de Produtos de Hotelaria da Totvs, Cláudio Cordeiro, a mais nova e inovadora solução da companhia para o setor foi lançada recentemente e empacota esses três pilares de Hospitalidade.
"Trata-se do Business Performance, feito junto com a RD Station, fornecedor adquirido pela Totvs há dois anos, e em parceria com a PMWEB. Esse pacote foi lançado ao mercado no fim do ano passado e já temos 30 hotéis o utilizando e 70 em processo de implementação. Nossa expectativa é chegar a 1 mil hotéis em médio prazo e crescer ainda mais em longo prazo. Temos cerca de 5 mil hotéis para 'atacar' com essa ferramenta", afirma o executivo.
Comercialmente, o maior diferencial do Business Performance é a gratuidade para a adesão do pacote. A monetização da Totvs só se dá por meio de percentual de ganho do hotel a partir da própria ferramenta.
"Entregamos ao hoteleiro um pacote de gestão completo, com toda a parte operacional e solução de venda direta. Só cobramos um percentual do que trafega no motor de vendas desta ferramenta, pois confiamos na geração de novas receitas a partir dela. Para um hotel pequeno, isso representa uma queda de custos bem grande. Quanto mais ele vende pelo Business Performance, menos ele paga pela distribuição, mais ele me paga e está isento de taxa fixa", argumenta Cordeiro.
Outra vantagem, aponta ele, é que tudo é feito em nuvem e não há necessidade de contratação de software. Por meio de um navegador como o Google Chrome, toda a gestão operacional, administrativa e comercial é trabalhada. Basta um dispositivo simples com internet móvel ou conectado no wifi. "É importante ressaltar que Hotelaria é a primeira vertical da Totvs em que integra o RD Station, o que mostra a importância do departamento de Hospitalidade para a companhia", pondera o diretor.
Em sua avaliação, a Hotelaria do Brasil ainda está longe dos outros setores em termos de evolução tecnológica. A confiança do sucesso na nova ferramenta é considerada uma "dor de cabeça" boa para a empresa, que terá de contratar e acelerar sua implementação.
Cláudio Cordeiro aponta que o Business Performance é desenhado para pequenos e médios empreendimentos hoteleiros, pois as grandes redes possuem tecnologia própria ou algum outro fornecedor em alguns de seus pilares. "No entanto, 80% do mercado de Hotelaria no Brasil utiliza pelo menos algum software da Totvs. Só das redes associadas ao Fohb, 92% usam. Com exceção da Nacional Inn, todas as outras têm pelo menos uma ferramenta da nossa empresa."
Todavia, há espaço para crescimento, sobretudo em regiões fora do eixo Sudeste e em países do Cone Sul. A Totvs está rodando o Brasil com um ou dois eventos por mês com o HIT - Hotel Innovation Talks, ao lado de especialistas como o ex-Accor Roland de Bonadona e outros parceiros do setor. Esse mesmo evento será exportado para mercados latinos.
Tendências de tecnologia na Hotelaria da Totvs
Em termos de negócios, a principal busca dos hoteleiros em termos de tecnologia é a questão ligada à rentabilidade, isto é, soluções que melhorem a gestão de receita, segundo o diretor de Produtos de Hotelaria da Totvs.
"Qualquer tipo de automação é foco crescente do hoteleiro, seja para gerar receita, seja para reduzir custo", afirma Cláudio Cordeiro.
Já no conceito de contato com o hóspede, a maior demanda é por mobilidade, isto é, não ficar restrito ao desktop e poder usar o mesmo sistema em vários dispositivos. "Desde ferramentas no WhatsApp até chatbot, tudo o que melhore o contato do hoteleiro com o cliente, te aproxime dele, melhora a vida do hoteleiro", aponta o especialista.
Por fim, Internet das Coisas, um caminho sem volta na opinião de Cordeiro. Qualquer dispositivo adquirido pelo hoteleiro, por mais simples e barato que seja, faz diferença. "Há soluções bem baratas no mercado, como beacons, leitores acoplados a smartphones para contagem de pessoas, até antenas que medem satisfação dos clientes. São coisas que já estão no mercado. É uma questão de o hoteleiro buscar essas novidades. Hóspedes apreciam detalhes em sua jornada. Há muito empreendimento colocando Alexa no quarto, por exemplo", indica ele. "Infelizmente, a hotelaria está muito atrás de vários segmentos em termos de tecnologia, mas isso também significa que o mínimo já pode diferenciar."