Poderosos do Turismo: quais os planos para 2024? Leia a parte 4
Executivos listados na Power List divulgada pela PANROTAS comentam suas inspirações para o ano
A Power List dos 100+ Poderosos do Turismo, publicada em dezembro pela Revista PANROTAS, trouxe, além dos nomes que impactaram o setor em 2023, suas inspirações para o ano de 2024.
Confira, abaixo, o que 22 Poderosos do Turismo responderam sobre a pergunta: “O que ou quem tem inspirado seu planejamento para 2024?”. A parte 1, parte 2 e parte 3 já foram publicadas.
Celso Guelfi - GTA Assist
Em novembro, a GTA completou 34 anos de atuação no mercado de seguro-viagem, mais um marco em nossa trajetória. Todos os anos, a empresa cresce de forma sustentável, gerando empregos, contribuindo com a sociedade, compartilhando conhecimento com os agentes de viagens e tendo uma missão clara: "Garantir a nossos clientes o melhor atendimento em qualquer parte do planeta pela excelência e qualidade dos serviços prestados, gerando confiabilidade no relacionamento." Nosso planejamento para 2024 está inspirado no conceito "Pensar Grande", com a proposta de estimular que todos os funcionários e representantes estejam engajados em garantir a melhor prestação de serviço em todo o Brasil. Afinal, "Pensar grande é assustador, mas pode decidir o futuro do negócio." Acompanhando alguns empresários do nosso setor, vejo estratégias de crescimento arrojadas lideradas por nomes como Marcelo Cohen, Edmar Bull, Carlos Prado e Arnaldo Franken, entre outros, que me inspiram a repensar sempre minha organização.
Claudia Brito - Coris
Minha grande inspiração é o contato assíduo com empresários de outros segmentos e do mercado de Turismo. Para todo tipo de planejamento que envolva as ações da empresa, verifico os indicadores de grandes players como consolidadoras, companhias aéreas e hotéis. Dessa forma, consigo definir o comportamento do Turismo como um todo.
Danielle Meirelles - FRT Operadora
Tenho encontrado inspiração no crescente impacto positivo que o Turismo pode ter na vida das pessoas. A busca incessante por oferecer experiências únicas que ultrapassem as expectativas dos viajantes é o nosso foco principal para 2024. Além disso, a inovação tecnológica e a criação de novas maneiras de conectar as pessoas com destinos incríveis têm sido fontes de inspiração constante para o nosso planejamento. A paixão dos viajantes e a busca por descobertas têm nos inspirado a moldar o futuro do Turismo. A vontade de transformar cada viagem em uma jornada inesquecível tem sido um guia para nosso planejamento em 2024. Acreditamos no poder das experiências transformadoras que podem acontecer quando as pessoas exploram novos lugares e culturas, e isso tem sido nossa maior inspiração.
Elvio Lupo - Localiza
O cliente está no centro da estratégia da Localiza&Co e é o que baliza nosso planejamento para o próximo ano. Somos inspirados por desafios e, em 2024, queremos encantar e simplificar ainda mais a jornada dos nossos clientes, por meio de experiências que os surpreendam, com muita tecnologia e inovação. Como fontes de inspiração, reli no início deste ano um clássico da excelência no atendimento a clientes A Hora da Verdade, de Jan Carlzon, e um também um livro que é uma grande inspiração sobre como inovar a partir do cliente, Obsessão pelo Cliente, de Colin Bryar e Bill Carr.
Fabio Godinho - CVC Corp
O contínuo resgate do DNA das marcas da CVC Corp e o aprofundamento de nossos laços com o trade turístico (franqueados, agentes de viagens e todos os nossos parceiros comerciais). Essa sempre foi uma marca da CVC e seguiremos aprofundando essas ações. Com relação às marcas especificamente, na CVC Viagens a grande prioridade é atingir os patamares de número de lojas que tínhamos antes da pandemia, isso graças à grande confiança conjunta da nossa rede de franqueados e master franqueados. Quando falamos da Experimento, que é a grande referência em intercâmbio no Brasil, também queremos voltar a crescer o número dos pontos de venda. Nas unidades B2B (Visual, Trend e RexturAdvance), nossa missão é entregar o máximo de qualidade e assistência ao nosso parceiro agente de viagens. Na CVC Argentina, agora também com o time renovado, vamos acelerar o crescimento de lojas da Almundo e aprofundar as relações com os agentes independentes via Ola.
Fabio Mader - CVC Corp
Estamos fazendo um planejamento focado em clientes e pessoas, ou seja, em como conseguimos realizar, cada vez mais, as férias dos clientes por meio de serviço de alta qualidade e execução perfeita. Essa é a principal inspiração do nosso planejamento. Um dos grandes projetos para o ano que vem é trabalhar o cliente em toda a jornada. Não somente planejamento e compra, mas até chegar o dia da viagem e também durante, de forma que a realização desse sonho tenha muito mais qualidade. O desafio de 2024 é muito forte, em termos de números e de questões econômicas do País. Estou certo de que “pessoas” vão fazer toda a diferença. Por isso, além do foco total na melhor entrega para o cliente, tenho certeza de que o time que está comigo são as pessoas certas para alcançarmos nossos objetivos.
Gabriel Cordeiro Strobel - BWT Operadora
Sustentabilidade nos negócios, pés no chão e crescimento com qualidade de atendimento ao agente de viagens. O que mais me inspira é a retomada do Turismo no Brasil. O setor está se recuperando e mostrando sinais de crescimento. Isso me dá esperança de que, no próximo ano, poderemos voltar a receber turistas de todo o mundo e contribuir para o desenvolvimento econômico do País. Também me inspiram as novas tecnologias que estão transformando o Turismo. A inteligência artificial, a realidade virtual e a realidade aumentada estão criando novas oportunidades para os turistas e para as empresas do setor. Estou atento a essas tendências para garantir que a empresa esteja preparada para o futuro. Por fim, me inspiram as pessoas que trabalham na indústria do Turismo. São profissionais dedicados e apaixonados pelo seu trabalho. Eles estão sempre buscando novas maneiras de melhorar a experiência dos turistas e tornar o Brasil um destino ainda mais atraente.
Giulliana Mesquita - Azul Viagens
Para o nosso planejamento de 2024, avaliamos três pilares, são eles: concorrentes, parceiros e a Azul. Precisamos saber e entender o que nossos concorrentes estão fazendo, pois assim conseguimos analisar o mercado e nos inspirar em desenvolver ações ainda melhores. Nossos parceiros também são importantes em nosso planejamento, já que, ao dividirmos nossas estratégias, buscamos sinergias para conseguir um “ganha, ganha” ainda mais sólido. E, por último, mas não menos importante, a própria Azul, nossa grande inspiração. Com esses três fatores, conseguimos planejar nossa consolidação e solidez nos mercados em que já atuamos e demais negócios.
Guilherme Wroclawski - Hero Seguros
A Hero nasceu das “dores” reais que eu e meu sócio Raphael sentimos ao vender seguro viagem quando trabalhávamos juntos em nosso último emprego. Saímos de lá para criar uma empresa de seguros, com a qual fosse fácil de se fazer negócio e que pegasse cada uma dessas “dores” sentidas pelo mercado e as melhorasse significativamente. E é isso que que me inspira até hoje e vai continuar me inspirando em 2024, a busca incessante por melhorias e inovações na jornada de compra, venda e uso do seguro-viagem.
Helvécio Garófalo - Grupo Confiança
No aquecimento do mercado que já vem desde o pós-pandemia e nas possíveis situações atípicas que nos desafiam a buscar novas e maiores eficiências.
Juarez Cintra e Juarez Neto - Grupo Ancoradouro
A inspiração para 2024 são os nossos colaboradores. Durante e após a pandemia, nossa equipe tem sido fantástica em todos os sentidos. 2022 e 2023 foram anos de resultados maravilhosos e temos certeza que em 2024 continuaremos buscando nossos objetivos com uma equipe alinhada, motivada e focada em fazer o melhor pelo agente de viagens, nossos únicos clientes! Que venha 2024!
Luciano Guimarães - BeFly
Sempre me inspiro na forma de pensar dos dois que foram meus grandes professores, Goiaci Guimarães e Marcelo Sanovicz. Eles foram referência para mim, sempre pensando grande e à frente do seu tempo, em ideias e criações.
Márcio Nogueira - HotelDO
Nossos clientes, os agentes de viagens. Não só para o planejamento de 2024, mas em todos os anos em que estou na HotelDO. Com a minha equipe, buscamos o desenvolvimento de uma plataforma que permita ao B2B seguir crescendo de forma sustentável e rentável, oferecendo um atendimento personalizado aos nossos clientes. Os agentes de viagens desempenham um papel crucial na indústria do Turismo, proporcionando benefícios significativos tanto para os viajantes quanto para os provedores de serviços.
Maurice Padovani - Primetour
A retomada do Turismo de luxo tem sido notável. 2023 foi, sem dúvidas, nosso melhor ano em termos de vendas. Os clientes estão ávidos por viajar e por novidades. O que me inspira no planejamento 2024 é trabalhar para exceder as expectativas destes clientes, cada vez mais exigentes, conectados… Engajar ainda mais nosso time de superespecialistas para entregar o extraordinário (afinal o “ordinário” está na internet). O objetivo é que, por meio desse trabalho, nossos clientes se transformem em fãs da nossa marca, criando um vínculo de fidelidade genuína. Um desafio e tanto... que venha 2024.
Michelle Tonon - Mobility Turismo
A Mobility tem realizado o planejamento para 2024 de forma transparente com a nossa gestão de sócios, diretores e com os colaboradores de nível gerencial e de coordenação. O mercado mudou muito após a pandemia, então estamos entendendo sua nova forma de funcionamento, uma vez que tivemos um 2022 forte, assim como 2023. Embora o crescimento em número de clientes, reservas e faturamento tenha chamado atenção, também percebemos que ao longo de 2023 tivemos uma adequação no tíquete médio. A partir dessas premissas, a Mobility está traçando o planejamento para 2024.
Renata Yano - Teresa Perez Tours
O foco no cliente é a principal inspiração para o planejamento do ano que vem e dessa vez estamos falando de um cliente ainda mais exigente e informado. Desde o final da pandemia, quando muitos foram impedidos de viajar, notamos um comportamento diferente do nosso público na hora de escolher os destinos e as experiências de viagem. É um cliente que valoriza muito mais o papel do agente de viagens e toda a segurança, praticidade e conhecimento que ele possui, ao mesmo tempo em que é um cliente mais atento, questionador e com expectativas mais elevadas no que diz respeito às experiências que quer viver. É para esse tipo de público que queremos continuar oferecendo as melhores experiências e é para ele que seguimos planejando nossos próximos passos.
Renato Alves e Renato Kido - ViagensPromo
Alves: O ato de viajar precisa se tornar algo cultural para nós, brasileiros. Ao observar outras culturas, como os nossos vizinhos argentinos e chilenos, por exemplo, é perceptível como isso já faz parte da cultura local. Com isso em mente, espero trabalhar cada vez mais para ajudar as agências de viagens, fomentar o Turismo e continuar transformando sonhos em viagens.
Kido: O Turismo é um terreno fértil e repleto de oportunidades. Logo, não existe nada mais inspirador que a chance de continuar semeando frutos que se diferenciem. E para ser uma empresa com uma proposta de valor diferente, é preciso ser uma empresa única. Por isso, não tenho dúvidas de que o meu planejamento para 2024 será cada vez mais desafiador, inovador e completamente fora da caixa. Arriscar faz parte.
Rogério Mendes - CVC Agentes
O reconstruir, olhar em certo momento para o antes e o depois, seja falando de números e principalmente de equipes, é algo que sempre me inspirou. A oportunidade de participar da reconstrução de um canal pelo qual sempre fui apaixonado aumenta, ainda mais, minha energia e do time que está comigo nessa jornada intensa. A busca constante do melhor atendimento e de oferecer as melhores oportunidades de vendas e capacitação para os agentes de viagens é o foco principal do planejamento 2024 no Canal Agências da CVC.
Ronnie Corrêa - Abreutur
A força das mulheres no segmento de Turismo, seja na força de trabalho, seja no processo de decisão de compra das viagens, é muito relevante. Não podemos falar que as mulheres são minoria. Na verdade, são maioria no planeta. Porém ainda existem grandes desafios para que a igualdade de oportunidades aconteça. Aqui na Abreu valorizamos a força, criatividade e profissionalismo das mulheres. Tanto que no nosso quadro gerencial temos 46% de mulheres e no restante da empresa o número sobe para 52%. Uma personalidade recente muito inspiradora neste sentido é a paquistanesa Malala Yousafzai, que inspirou o mundo com a sua força e resiliência para conseguir estudar, que é a base para a conquista da igualdade.
Wagner Chaves - Sakura Consolidadora
A própria Sakura. Os nossos resultados e o nosso time me inspiram dia após dia. Ver o nosso crescimento nos últimos anos me deixa muito animado para o que está por vir. Além disso, todo o nosso trade, as novidades do Turismo e as lideranças do setor me encorajam a seguir com o trabalho fantástico que estamos fazendo na Sakura.
Confira abaixo a edição digital na íntegra: