Victor Fernandes   |   04/01/2024 08:04

Quais os planos dos Poderosos do Turismo para 2024? Leia a parte 3

Grandes nomes do setor listados na Power List de 2023 da PANROTAS compartilharam planos e estratégias


Reprodução / Shutterstock
Poderosos compartilharam principais planos, estratégias e inspirações
Poderosos compartilharam principais planos, estratégias e inspirações

A lista dos 100+ Poderosos do Turismo de 2023, compartilhada em dezembro na Revista PANROTAS, continua repercutindo e uma das perguntas feitas a todos os executivos incluídos no ranking diz respeito ao ano de 2024. Os profissionais listados responderam à seguinte questão: "O que ou quem tem inspirado seu planejamento para 2024?". Assim, revelando planos, estratégias e inspirações para a temporada que se inicia.

Na sequência abaixo, você pode conferir o que planejam mais alguns nomes importantes do setor para o ano. Veja a seguir a parte 3. E, aqui, você confere a parte 1 e a parte 2.

Ana Biselli Aidar - Resorts Brasil

A inspiração para construção do planejamento da Resorts Brasil vem de muitas fontes. Partimos do propósito estabelecido pelos associados, com o direcionamento do conselho diretor eleito e temperamos com as sugestões do conselho consultivo. Para 2024, temos buscado inspiração em outros ambientes para lapidar nossa atuação, como referências do mesmo setor produtivo em outros países ou de outros setores produtivos no País. Outra fonte de inspiração relevante, que observamos com muita atenção, é o resultado alcançado ou não alcançado a partir de movimentos deliberados (sucessos e fracassos). Sobre esse tema, o maior aprendizado que gostaria de destacar é a força do coletivo, evidenciado pelas conquistas recentes do setor de Turismo, como Perse e Reforma Tributária. Esse resultado nos leva a refletir a respeito das oportunidades que temos se seguirmos no aperfeiçoamento dessa modalidade de atuação conjunta.

Antonio de Queiroz - FecomercioRJ

A maior inspiração do Sistema FecomercioRJ é poder auxiliar na inclusão social, principalmente pela educação. Entendemos que somente ela pode proporcionar a igualdade e promover o desenvolvimento econômico do Estado e do País. Temos atuado para dar cada vez mais aos jovens acesso à tecnologia e à qualificação. Com isso, possibilitamos a entrada deles no mercado de trabalho em condições de igualdade. Estamos motivando novas iniciativas, investindo em melhores salas de aula e em melhores equipamentos no Senac RJ para que todos tenham direito ao melhor. Em breve, teremos escolas para portadores de necessidades especiais e outros segmentos que precisam de atenção. Nós podemos e devemos fazer a diferença com ações concretas, como fazemos com o Sesc RJ e o Senac RJ. O Sesc com procedimentos sociais e o Senac com qualificação e aprimoramento profissional.

Barbara Braga - Setur Alagoas

Sem dúvida, os desafios de 2023, pois somos uma Secretaria de Estado nova, assumimos o protagonismo de uma pasta desmembrada no início desse ano e ainda com o trade turístico sentindo vestígios de uma pandemia. E mesmo neste cenário realizamos um trabalho diário, de domingo a domingo, para fortalecer o destino nos mercados regional, nacional e internacional, com investimentos de um governo que acredita no Turismo como uma das maiores fontes econômicas e molas propulsoras para o desenvolvimento de Alagoas. Investimos, trabalhamos, preparamos o terreno, promovemos o destino e já podemos dizer que estamos realizando uma alta temporada histórica 2023/24: mais de 40 voos fretados semanais, expectativa de mais de um milhão de passageiros no fluxo do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, dez navios com 29 paradas e mais de R$ 1 bilhão injetados na economia alagoana. Saber que tenho uma equipe preparada me inspira para fazer um 2024 ainda mais histórico, gerando emprego e renda para o alagoano e quebrando as fronteiras do destino Alagoas no mundo.

Bruno Wendling - Fundtur MS

O que tem mais me inspirado para o planejamento de 2024 é melhorar cada vez mais, claro, os resultados do Estado. Este ano de 2023 já foi muito bom, mas vamos trabalhar ainda mais no foco da sustentabilidade, no reposicionamento ou na revitalização de alguns destinos e na atração de novos investimentos, para que possamos aumentar e diversificar a nossa oferta. Sempre com foco na sustentabilidade, na questão dos territórios criativos. Precisamos ter muito foco. O desafio que me impulsiona mesmo, em 2024, é trabalhar com muita criatividade e muita responsabilidade.

Carolina Negri - Sindepat

O crescimento que estamos observando do setor. É um grande momento. Ver novos empreendimentos surgindo, expansão dos atuais, novas ideias pipocando Brasil afora. Essa tem sido minha grande inspiração para o planejamento 2024. Abrir novas frentes, buscar novas parcerias, ampliar ações já desempenhadas pelo Sindepat. Seguir trabalhando para contribuir na pavimentação desta estrada do desenvolvimento, na busca pela melhoraria sempre do ambiente de negócios.

Celso Sabino - Ministério do Turismo

O adequado aproveitamento do enorme potencial do Turismo no Brasil, com suas incontáveis belezas naturais, culturais, históricas, gastronômicas, entre várias outras, é o combustível que norteia todas as nossas ações. E os resultados que temos alcançado nos motivam a trabalhar cada vez mais para converter todas as nossas virtudes únicas em desenvolvimento econômico sustentável e na geração de melhores condições de vida à nossa população. E as perspectivas do Turismo nacional para o ano de 2024 são as melhores possíveis. A partir de uma articulação liderada pelo Ministério do Turismo, nós teremos, no Rio de Janeiro, o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a região das Américas e do Caribe, o que contribuirá decisivamente para reforçar a visibilidade do Brasil e a atração de eventos e investimentos ao País. Sem contar que o Brasil ocupará, até novembro do próximo ano, a presidência do G20, grupo que reúne as principais economias do planeta e que tem uma série de encontros programados em todas as cinco macrorregiões do país. Mandato este que certamente ajudará a ampliar o protagonismo dos atrativos nacionais no cenário global.

Daniela Maia - Setur Rio de Janeiro

Minha inspiração vem da geração jovem. O mundo vem mudando muito rapidamente, meus filhos me ajudam muito. Eu sou muito curiosa e estou o tempo todo atenta ao que está acontecendo em todos os lugares. As mudanças no mundo, de política à tecnologia, são as minhas maiores fontes de inspiração e de atualização. Cada viagem que faço a trabalho, nas feiras de Turismo, tento conseguir reunião com secretarias de Turismo de cada cidade para aprender e adaptar boas ideias para o Rio. A Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio vem me ajudando bastante. O conceito de “vender” o Turismo passa por nossas referências em todas as áreas: música, moda, esporte, natureza, gastronomia e principalmente o estilo de vida do carioca. As referências estão todas aqui, só precisamos divulgar para potencializar a nossa essência. O desejo vem a reboque!

Eduardo Vasconcellos - Abracorp e Kontik

O que tem me inspirado para o planejamento de 2024 é o potencial do mercado brasileiro para o Turismo, com a perspectiva de uma economia em crescimento. Isso abre portas para a inclusão de mais pessoas viajando, seja a trabalho ou a lazer. Além disso, estamos continuamente fascinados e investindo em novas tecnologias, que desempenham um papel fundamental em nosso planejamento para o futuro.

José Roberto Tadros - CNC

O que me inspira no planejamento de 2024 é a visão de um país mais próspero, no rumo de um desenvolvimento sustentável, com um comércio de bens, serviços e Turismo forte. E o Sistema CNC-Sesc-Senac está preparado para exercer o protagonismo que lhe cabe na busca de soluções que beneficiem o setor e o Brasil.

Juliana Assumpção - Abav-SP | Aviesp

A necessidade dos agentes de viagens me inspira a buscar alternativas para aproximá-los cada vez mais do mercado, auxiliando-os para alavancar seus negócios. Me espelho também em líderes do nosso setor como Edmar Bull, vice-presidente de Relações Institucionais da Abav-SP | Aviesp e CEO da Copastur, que é um dos responsáveis pela minha vinda para São Paulo, pelo crescimento de sua empresa e a valorização dos talentos que atuam com ele. Além dele, Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, também é um exemplo, por conta de sua incansável jornada frente ao associativismo e sua representatividade feminina na liderança.

Jurema Monteiro - Abear

Eu tenho buscado muita inspiração nos CEOs das companhias aéreas brasileiras. Tanto o Jerome Cadier na Latam, quanto o Celso Ferrer na Gol, o José Luiz Felicio na VoePass e o John Rodgerson na Azul são empresários e executivos que têm demonstrado força, resiliência, pragmatismo e muita perspicácia em lidar com situações adversas de forma criativa e assertiva.

Magda Nassar - Abav Nacional

Meu planejamento de 2024 está sendo inspirado nos meus erros e nos meus acertos. Nada melhor para eu ter uma visão global do futuro do que olhar atentamente para o passado. Olhar detalhes, olhar os grandes acertos, olhar os grandes erros e olhar o que me trouxe até o final desse ano. 2024 será um ano de grandes mudanças, em que eu volto para o meu core business somente, com muitos desafios. O Turismo está muito reaquecido, então eu me sinto bastante inspirada para esse ano de 2024. Acho que a Trade Tours tem um ótimo caminho no mercado, a Trade Tech também, e a gente deve ter aí um ano bastante importante para novos conhecimentos, mas a minha maior inspiração realmente vem do passado e todos os erros a serem corrigidos, os sucessos a serem reforçados e a gente mudar esses novos horizontes que vêm por aí.

Marcelo Freixo - Embratur

No nosso primeiro ano à frente da Embratur, tivemos o desafio de arrumar a casa, tanto pelos quatro anos de precariedade da gestão anterior quanto pelos desafios colocados pela pandemia na retomada do Turismo internacional. Montamos uma equipe técnica, com qualificação e experiência reconhecidas pelo mercado, demos visibilidade e relevância pública ao trabalho realizado pela Embratur junto a formadores de opinião, e estamos alcançando, já neste primeiro ano de gestão, bons resultados, com desempenho no mesmo patamar do período pré-pandemia. Nosso objetivo é que o Brasil retome o protagonismo na elaboração e implementação de estratégias inovadoras e disruptivas na promoção internacional do Turismo, lugar que nós já ocupamos e que, infelizmente, foi perdido.

O que nos inspira é o desafio de colocar o Turismo como ponta de lança de um novo modelo de desenvolvimento que concilie prosperidade econômica, inclusão social e sustentabilidade. Nosso planejamento é elaborado a partir dessa visão estruturante que a nossa atividade desempenha para o Brasil. Queremos que o Turismo seja instrumento de preservação da Amazônia, Pantanal e demais biomas, que ajude no combate ao racismo por meio da valorização da nossa memória afrobrasileira e que atraia investimentos para o nosso País. Não estamos falando somente de uma atividade econômica; estamos tratando de um modelo de sociedade, do Brasil que queremos deixar para nossos filhos e netos.

Marco Ferraz - Clia Brasil

O planejamento da Clia mensura um trabalho focado em antigos pleitos e novas estratégias, inclusive com uma atuação robusta na América do Sul, cujos destinos são importantes para a nossa temporada e terão novos governos - Argentina com novo presidente e Uruguai, que terá eleições presidenciais no próximo ano. Em 2024, continuaremos a trabalhar por um ambiente mais competitivo, com custos mais baixos, melhor regulação do setor, impostos justos, além de todo trabalho em torno da Lei Complementar e da Reforma do Imposto de Renda que tem as remessas. Outro ponto focal são os investimentos para uma infraestrutura e portos que atraiam companhias marítimas e que atendam às demandas dos maiores e mais eficientes navios que já existem e tantos outros que ficarão prontos nos próximos anos. Queremos que o Brasil seja o destino deles.

Adriana Fredericce - Diversa

Redução do foco na concorrência e ênfase total na fidelização, manutenção e retenção dos nossos clientes.

Arnaldo Franken - Grupo Arbo

Estamos trabalhando com uma diretriz para todas as empresas do grupo: em 2024 vamos reduzir o foco na concorrência e investir na conquista, fidelização e retenção dos clientes.

Ana Carolina Feitosa - Masterop Operadora

A Masterop Operadora possui uma equipe bem integrada e que impulsiona nosso planejamento baseado nas percepções de necessidade de mercado, inovação, no controle de qualidade aliado à tecnologia com sistema eficiente e produtos exclusivos.

Ana Maria Berto - Orinter

Minha inspiração para o planejamento de 2024 é o que vem me movendo enquanto profissional e empresa desde que começamos a Orinter: o nosso compromisso e parceria com os agentes de viagens, nossos únicos clientes e pelos quais lutamos e estamos sempre em busca de inovação, qualidade e comprometimento para possibilitar a eles sempre melhores negócios para seus clientes.

Confira abaixo a edição 1.568 da Revista PANROTAS, com os 100+ Poderosos do Turismo de 2023.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados