HotelDO implementa autonomia na gestão de comissões e novos protocolos de segurança
Operadora também celebra a marca de dez mil agências de viagens atendidas pelo time comercial

A HotelDO destaca, durante a WTM Latin America 2025, a implementação de novos protocolos de segurança em seu portal, com o objetivo de evitar fraudes em transações realizadas pelos agentes de viagens.
A empresa realizou a implementação dos seguintes protocolos:
- 3DS (3D Secure): protocolo desenvolvido especificamente para a autenticação de compras on-line com cartão de crédito, reduzindo significativamente os riscos de fraude;
- 2FA (Two-Factor Authentication): mecanismo de autenticação que utiliza duas etapas independentes para verificar a identidade do usuário, garantindo maior proteção nos acessos e transações realizadas pelas agências parceiras.
“Vemos que o mercado de Turismo hoje tem essa questão da segurança contra fraudes e, por isso, estamos trazendo essas duas novidades. A primeira delas diz respeito à ação do sistema 3DS, que é uma ferramenta para que os agentes de viagens tenham muito mais segurança na hora de transacionar. Esse sistema faz uma análise dos dados que são inseridos para a compra e, caso haja alguma coisa que eventualmente chame a atenção, é solicitado que o portador do cartão autorize e a transação diretamente no banco"
Marcio Nogueira, diretor da HotelDO
"Outro fator é a questão da autenticação, que diz respeito ao login do agente de viagens. Para logar na plataforma, ele terá que fazer esse processo de autenticação para evitar que seja vítima de phishing, por exemplo, que a gente vê que é muito comum. Portanto, essas soluções são um passo a mais da HotelDO na questão da segurança", destaca.
Mais autonomia para os agentes de viagens sobre a comissão
Mais uma novidade apresentada pela HotelDO é a nova funcionalidade no portal da operadora, que proporciona aos agentes de viagens mais autonomia na gestão de suas comissões. Em casos de cancelamento da venda, eles poderão decidir se desejam ou não reter o valor correspondente.
"Essa é uma demanda que a gente tinha por parte dos agentes e a nova funcionalidade garante a valorização do trabalho desses profissionais, que fazem a venda e muitas vezes ela é cancelada sem que eles tenham a possibilidade de fazer a retenção do valor da comissão. A nova solução já está finalizada, atuando como plano piloto, e já há algumas agências com a funcionalidade ativada"
Marcio Nogueira, diretor da HotelDO
Primeira Convenção HotelDO vem aí
No mês que vem, a HotelDO realizará a primeira edição de sua Convenção de Vendas, que acontece em Alagoas de 12 a 16 de maio. Marcio lembra que o evento também celebra o fato da empresa ter atingido a marca de 10 mil agências de viagens atendidas pelo time comercial, uma meta que vem sendo estipulada desde 2022.
"Neste mês de abril a HotelDo completa 25 anos. Então, estamos aproveitando a oportunidade para celebrar e realizar nossa primeira convenção, ao mesmo tempo que também reconhecemos os nossos parceiros de 2024. O evento terá uma média de 170 agentes viagens e um público de 250 pessoas, entre colaboradores e parceiros, considerando a participação de empresas como Disney, Universal, United Parks, Gramado Parques, redes hoteleiras, entre outras", conta o diretor da HotelDO.