Rodrigo Vieira   |   26/03/2025 23:45
Atualizada em 27/03/2025 00:15

CVC Corp renasce no B2B e promete repetir sucesso do B2C em 2025; veja como

Conosco o agente de viagens sabe que embarca seu passageiro, diz Fábio Godinho, CEO da empresa


PANROTAS / Emerson Souza
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

Fábio Godinho está otimista com as perspectivas da CVC Corp em 2025. A confiança do CEO do grupo de Turismo está apoiada na concretização das promessas de que sua empresa voltaria às raízes em 2023, arrumaria a casa 2024 e, finalmente, teria um 2025 de crescimento e inovação.

As duas primeiras etapas inegavelmente aconteceram. O CEO, ao lado da Família Paulus, trouxe de volta o DNA original de varejo da companhia em 2023 para, no ano seguinte, apresentar ao mercado seu melhor resultado desde 2018 (divulgado hoje).

Agora, depois de ter inaugurado mais de 300 lojas na soma de Brasil e Argentina em 2024, quem pode duvidar de que a CVC Corp terá uma alavancagem em 2025? Godinho diz que, arrumada a casa, todas as unidades da CVC Corp estão prontas para ascender consideravelmente neste ano, especialmente o B2B.

"Simplesmente desmentimos quem dizia que não recuperaríamos o B2B no ano passado. Os resultados estão aí, e a unidade teve um take rate alto, o que prova que não houve repasse", afirma Godinho. "É simplesmente pela entrega de garantia e qualidade ao agente de viagens", completa ele, referindo-se a Rextur Advance, Trend e Visual.

É bem verdade que o B2B da CVC Corp fechou 2024 com redução de 2,8% em comparação com 2023. Porém, a evolução deste segmento foi palpável ao longo do ano para chegar ao último trimestre com vendas em R$ 1,41 bilhão, alta de 16,9% ante o 4T23. Em maio do ano passado, Godinho já prometia que o B2B do grupo cresceria, dando, inclusive, a fórmula que levaria à alta que de fato veio.

Reprodução
Resultados da CVC Corp no 4T24 e consolidado de 2024
Resultados da CVC Corp no 4T24 e consolidado de 2024

"A mola propulsora do nosso resultado no B2B foi a Rextur Advance, que teve uma virada espetacular em 2024, principalmente no segundo semestre. Até os mais otimistas, como eu e o Márvio [Mansur, diretor da consolidadora], fomos surpreendidos", afirma Godinho.

"Agora, em 2025, as três crescerão bastante. A Rextur Advance seguirá em curva ascendente; a Trend, com a plataforma ConecTaas, está conquistando o corporativo, e a Visual colhendo frutos depois de um trabalho forte no renascimento da marca. Nessa hora pesa a solidez de um grupo de mais de 50 anos. O agente de viagens sabe que conosco ele embarca o passageiro e não vai ter de vender apartamento para ter que pagar pacote de cliente, como estamos vendo por aí"

Fábio Godinho, CEO da CVC Corp

Unidade de negócios da Argentina

Não foi só o B2B que fez um 2024 de recuperação na CVC Corp. A unidade de negócio da Argentina apresentou um primeiro trimestre de queda trimestral em 50% e se recuperou ao longo do ano. Ainda que também tenha fechado o ano no negativo em comparação com 2023, Godinho está bem otimista com a recuperação econômica do país vizinho e o estancamento já visto no fim de 2024. Na Argentina, a CVC Corp tem as marcas Almundo, Ola e Biblos.

B2C, o motor da CVC Corp em 2024, seguirá crescendo, promete CEO

Já o B2C, o grande motor da CVC Corp em 2024 (foi a única unidade que cresceu, com 10,8%) deve continuar em alta, visto que mais de 300 lojas fora inauguradas e os produtos exclusivos vão preenchendo as prateleiras dos franqueados.

A evolução da rede de lojas CVC Corp ao longo de 2024
A evolução da rede de lojas CVC Corp ao longo de 2024

"Temos um mix de produtos muito melhor, mais ligado e direcionado à venda de produtos exclusivos. Em virtude da maior proximidade com nossos fornecedores e o sucesso do programa de parceiro preferencial, realizamos negociações muito melhores, como bloqueios e fretamentos aéreos, que quase não tínhamos mais quando assumi, em 2023", afirma Godinho.

O CEO revela que quase 70% das vendas domésticas da CVC são dos parceiros preferenciais, enquanto no internacional este índice é de 50%.

Fígital e parceria com Amadeus

O recorde de abertura de lojas, segundo Godinho, se deve à implementação da chamada jornada fígital, em que o cliente tem início no ambiente digital e é concretizada no físico, ou vice-versa. Nas novas lojas, este índice é de cerca de 75%. "Neste ano, além de turbinar o fígital, estamos implementando melhorias no Atlas. Tem muita coisa nova de tecnologia vindo no front, graças à parceria com a Amadeus", afirma o CEO da CVC Corp.

Conversão de agências multimarcas

Outra estratégia importante considerada por Godinho é a conversão de agências de viagens multimarcas em franquias CVC. A empresa levou agentes multimarcas à sua última convenção, em São Paulo, e designou Renato Alves, como executivo dedicado nesta tarefa.

"Nosso recado é claro: venha para a CVC e você fará parte de uma empresa lucrativa, que cresce com rentabilidade, tem balanço sólido, é geradora de caixa e oferece diversas vantagens que nenhuma outra tem. Se você é uma agência que hoje só depende do cliente entrando na porta de sua loja, seu futuro pode estar em risco", afirma Godinho.

Por fim, Godinho ressalta que o principal fator responsável pela recuperação financeira é volta da cultura da companhia. "Sem isso nada teria acontecido. Retomamos a paixão por vender, a parceria com os fornecedores e o nosso DNA de oferecer assistência vem em primeiro lugar. Comprando com a CVC e com as empresas CVC Corp, o cliente tem especialistas trabalhando por ele antes, durante e depois da viagem. Não à toa nosso Centro de Controle Operacional conta com quase 1 mil funcionários", conclui.

Confira os principais indicadores da CVC Corp no 4T24 e em 2024:

  • Maior Lucro Líquido Ajustado Anual desde 2018, de R$ 53,8 milhões
  • Geração de caixa livre de R$185 milhões no ano de 2024, +R$646 milhões vs. 2023;
  • 301 novas lojas em 2024 – atingindo 1.492 lojas em operação;
  • 260 novas lojas da CVC Lazer – Top 10 maiores redes de franquias do País em 2024;
  • 39 novas lojas da Almundo (Argentina)
  • 2 novas lojas da Experimento Intercâmbio
  • Reservas Confirmadas Brasil – aumento de 18% no 4T24 vs. 4T23;
  • B2C no 4T24: alta de 18% vs. 4T23, com aumento da penetração de Produtos Exclusivos
  • B2B no 4T24: alta de 17% vs. 4T23, após recuperação das margens, volta à imprimência intermediária
  • EBITDA¹ de R$389 milhões em 2024 (+100% vs. 2023) e R$108 milhões (+25% vs. 4T23)
  • Aumento de 124% no Brasil no 4T24 vs. 4T23
  • Um dos destaques do quatro trimestre foi a Black Friday. No segmento B2C, as vendas na sexta-feira atingiram aproximadamente R$ 70 milhões, com uma média diária de R$ 37 milhões ao longo da semana – um crescimento de 40% em relação ao ano anterior.

Veja o relatório de resultados completos clicando aqui.

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