"Nova Velha CVC": 10 tendências do Turismo já em prática na CVC Corp
Conversamos com o CEO Fabio Godinho, para que ele identificasse todos esses movimentos
O trade inteiro acompanhou de perto a crise extrema que a CVC Corp enfrentou no pós-pandemia e viu também, depois da troca de gestão, em junho de 2023, como a recuperação do que chamaram de “Nova Velha CVC” mudou não apenas o astral e a imagem da companhia, como os resultados, que já foram suficientes para bancos como o Itaú e consultorias devolverem o grau de investimento à empresa comandada por Fabio Godinho, com a orientação e aval da Família Paulus.
Qual o segredo do sucesso, além do resgate de profissionais e fortalezas do passado e que haviam sido colocadas de lado em decisões questionáveis? A nova gestão da CVC Corp implementou as tendências de mercado, tanto em tecnologia como produtos, com uma rapidez invejável, e também voltou a fazer da marca ela mesma uma criadora de tendências. Conversamos com o CEO da CVC Corp, Fabio Godinho, para que ele identificasse essas tendências e mostrasse o caminho da companhia nos próximos anos.
O momento é mais que oportuno, pois, no final de outubro, todo o comitê executivo se reuniu com a consultoria Integration para a definição do novo plano estratégico. Mas isso é tema para uma próxima reportagem. Vamos às tendências – e veja quais delas servem para sua empresa, seu negócio e planejamento.
1. Figital
Todo mundo sabe que o mantra na CVC Corp hoje é a palavra figital, que significa a união dos mundos físico e digital na jornada do consumidor. Godinho afirma que a CVC Corp é a única empresa de Turismo do País preparada para atender qualquer viajante brasileiro com essa integração e sinergia do físico com o digital.
“O figital é a grande tendência do Turismo de lazer e não tem outra empresa como a CVC nesse quesito. Somos a única operadora de Turismo omnichannel e com essa escala. Temos cerca de 1,1 mil lojas em todo o País”
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
O Turismo vai chegar a ser 100% digital? “Nunca”, garante ele. O fator humano sempre vai ter seu espaço. Hoje, 50% das pessoas que entram em uma loja CVC são indicadas pelo meio digital, e um terço das vendas da rede já é figital, em algumas lojas esse índice chega a 80%.
2. Inteligência artificial
A CVC Corp já usa e aprimora diversas ferramentas de inteligência artificial. Uma delas faz o primeiro atendimento ao passageiro nos meios digitais, como o chat do site ou o WhatsApp. E a partir das respostas do cliente, o encaminha para uma das lojas CVC. São gerados cerca de 800 mil leads por mês para as lojas. “Toda semana temos novidades, é algo que está evoluindo muito rapidamente”, diz Godinho.
3. Franquias e conversões
A associação a grandes marcas é uma tendência no Turismo e no varejo em geral e a CVC Corp bateu recorde de abertura de lojas no primeiro semestre (com 90 novos endereços) e está investindo na conversão de agências multimarcas. “A agência de viagens não tem como investir em tecnologia para atender ao figital e também não pode depender de sua carteira fixa. Ao se converter em franquia CVC, o faturamento da agência cresce 40%”, afirma o CEO da CVC Corp. A meta é recuperar as 1,4 mil lojas de antes da pandemia e a conversão de agências está nessa conta.
4. Produtos exclusivos
As grandes operadoras já viram que fidelizar com fornecedores estratégicos e fechar negociações exclusivas rendem as maiores margens. Quanto maior escala, melhores as negociações e a CVC Corp tem apostado em ter na prateleira produtos exclusivos, no Brasil e Exterior, com negociação direta, sem intermediários. Os produtos exclusivos já respondem por 20% das vendas na CVC e a meta é subir para um terço em 2025.
5. Marketing digital
A CVC Corp está com orçamento para, em novembro, mês da Black Friday, aumentar a geração de leads para as lojas de 800 mil para 1,2 milhão. Segundo Godinho, fora da Black Friday a conversão desses leads é de 25%, ou seja, cerca de 150 vendas por mês para as lojas. A campanha da Black Friday, aliás, será um showcase do marketing digital da CVC, com parcerias com influenciadores nacionais, campanha com a CRM Bônus e muitas oferta de olho no verão e em 2025.
6. CRM
Segundo Godinho, a CVC Corp hoje tem um CRM parrudo e consegue saber mais sobre os clientes e se comunicar com eles de uma forma que nunca aconteceu, e em diversos meios. “Se a jornada desse cliente não é mais linear, precisamos aprender mais sobre esse caminho e ter a melhor comunicação com ele.”
7. Parceiros preferenciais
Para concorrer com a venda direta dos fornecedores e dar competitividade às lojas, a CVC lançou o programa de fornecedores preferenciais, que devem concentrar 80% das vendas da rede de lojas. Melhores condições e um comissionamento dinâmico para as lojas são os efeitos mais visíveis, mas há todo um ganho em relacionamento e no posicionamento de produtos exclusivos e diferenciados na prateleira. “Somos prestadores de serviço. Não temos de ter todos os hotéis na prateleira e sim fazer uma seleção dos melhores, uma curadoria”, argumenta. “Nós não temos um modelo de OTA, que tem toda a hotelaria. Somos uma operadora de serviços e por isso não temos produtos para gerar reclamação do cliente. Somos RA1000 na Reclame Aqui.”
8. Diversidade de opções de pagamento
Pix, pix parcelado, cartão de crédito, aniversário FGTS, boleto, financiamento próprio CVC (com R$ 300 milhões alocados)... são muitas as opções para viabilizar a viagem do cliente na operadora. “O objetivo é facilitar o acesso do viajante, que pode combinar todos esses meios de pagamento. Nosso objetivo não é ganhar dinheiro com maquininha de cartão, isso não é nosso core business. Somos uma operadora, temos escala, somos a marca mais lembrada no Turismo (segundo o Top of Mind, da Folha de S. Paulo), ganhamos dinheiro com Turismo”, explica o CEO da CVC Corp.
Segundo Godinho, a CVC Corp se espelha em grandes corporações como McDonalds, Itaú e Walmart, que têm feito revoluções na estratégia figital. “Somos o Itaú do Turismo. Tem espaço para o Nubank? Claro, cada um tem seu espaço. Mas vamos seguir o modelo do Itaú.” E como o Itaú, a CVC tem suas soluções, mas também as de terceiros, que visa fortalecer com parcerias.
9. Estabilidade financeira
A pandemia mostrou a empresas de todos os setores a importância de uma boa gestão financeira. Com a CVC Corp não foi diferente. De junho de 2023 até aqui, a nova gestão conseguiu trazer de volta a segurança financeira para a empresa – e consequentemente para seus clientes. Dos R$ 800 milhões captados à redução e renegociação da dívida, o processo foi coroado com a volta do grau de investimento dado pelos principais bancos.
10. Força no B2B
Godinho destaca a força no B2B como um diferenciais da CVC Corp e tendência dos grandes grupos de Turismo. Por isso, vem muita novidade por aí.
- Visual: O CEO da CVC Corp diz que 2025 será o ano de arranque da operadora, que já tem 100% do portfólio definido, acesso via Infotera, para facilitar a vida dos agentes, e já dobra o faturamento mês a mês.
- Rextur Advance: Para 2025, está prometido o Reserva Fácil 3.0. “O melhor sistema de reservas da consolidação vai ficar ainda melhor.”
- Trend: Os grandes clientes e integradores terão nova conexão com a Trend, via APIs, no Conectaas. A plataforma já está em piloto e será lançada no próximo ano. O NaTrend, para as agências, continua funcionando.
Revista PANROTAS
O conteúdo acima é parte integrante da Revista PANROTAS Especial 50 anos, que você pode conferir na íntegra abaixo: