Azul Viagens destaca pilares estratégicos que alavancaram as vendas em 2024
No Festuris, Giulliana Mesquita conta como a operadora vem superando expectativas em termos de vendas
GRAMADO (RS) – A Azul Viagens vem registrando um crescimento de 50% em todas as suas vertentes, superando as expectativas projetadas. Segundo a gerente de Produtos e Negócios da operadora, Giulliana Mesquita, em entrevista ao Portal PANROTAS, este desempenho se dá, principalmente, por meio de cinco pilares estratégicos que a empresa implementou ao logo do ano.
São eles:
- Negociação de passagens aéreas e novos destinos: “Por meio de uma forte sinergia com a Azul, temos cada vez mais voos dedicados dentro dos destinos. Na alta temporada, por exemplo, teremos 46 voos para Maceió e 40 para Porto Seguro (BA). E estes voos são 100% da tarifa operadora, onde conseguimos manter oferta exclusiva para lazer, garantindo uma oferta mais acessível para o Turismo”, conta;
- Foco em produtos de alto tíquete médio: “As vendas de resorts aumentaram 85%, com um tíquete médio 77% superior ao geral. No segmento de cruzeiros, as vendas cresceram 86%, com um tíquete médio 140% acima da média. A oferta de pacotes com outras companhias aéreas também foi bem recebida, registrando um aumento de 75% na receita e um salto de 114% nas reservas em comparação com 2023. Focamos bastante em campanhas de resort, em capacitações. Os agentes estão mais seguros para indicar um determinado produto para determinado perfil de passageiro”;
- Desenvolvimento de novos produtos: “Diversificamos o portfólio de destinos internacionais e produtos temáticos. Destinos como Bariloche, Nova York e Chile registraram crescimento de demanda de 1836%, 233% e 262%, respectivamente. Além disso, produtos voltados para eventos esportivos, gastronômicos e culturais, como RunDisney, a Corrida 21K de Noronha, o Paraíbe-se, o São João e o Festival de Parintins, atenderam ao interesse crescente dos brasileiros por viagens curtas e temáticas. Nisso entra também o pilar da regionalização e fortalecimento da cultura nacional, que tem muita a ver também com a relação que a Azul tem com o Brasil”, explica Giulliana;
- Campanhas consolidadas como marcos da Azul Viagens: “Neste ano consolidamos também algumas campanhas de sucesso da operadora, como a ‘Descontaço’ e ‘Anoiteceu’, gerando engajamento e nos fortalecendo como uma opção de destaque para pacotes promocionais”;
- Investimento em tecnologia para inovação e agilidade: “Estamos buscando como ser mais eficientes, gerar mais automação, ter tecnologia para colocar produtos na prateleira. Temos focado bastante em investir em uma nova plataforma e a previsão é que essas melhorias comecem a ser construídas no próximo ano, com implementação completa esperada para o final de 2025 ou início de 2026.”
Retomada da Serra Gaúcha
Giulliana Mesquita conta ainda que a retomada em agosto, após as fortes enchentes do Rio Grande do Sul, já estava em 60% do que a operadora tinha vendido para o ano. De agosto para outubro, a Azul Viagens chegou a 90% do que foi registrado em vendas acumuladas no ano passado.
“Logo que o Aeroporto Salgado Filho retomou as operações, colocamos duas frequências de dois voos dedicados semanais, um de Congonhas (SP) e outro de Confins (MG). Por não estar com 100% de ocupação, conseguimos garantir uma oferta de assentos para o produto de Serra Gaúcha, criando algumas ações mais exclusivas. O Festuris deste ano será uma feira diferente por conta de todo este período de dificuldade. Será um marco importante”
Giulliana Mesquita, gerente de Produtos e Negócios da Azul Viagens