Laura Enchioglo   |   11/10/2024 14:36
Atualizada em 11/10/2024 14:38

Convenção Braztoa: operadores ressaltam Argentina e como vender Chubut

Convidados realizaram uma imersão na província de Chubut e voltaram com novo destino na prateleira


PANROTAS / Marluce Balbino
Operadores e convidados da Convenção Braztoa no Parque Nacional Los Alerces, em Esquel, Chubut
Operadores e convidados da Convenção Braztoa no Parque Nacional Los Alerces, em Esquel, Chubut

Foram quase dez dias de imersão na Patagônia Argentina, mais especificamente na província de Chubut, onde a Convenção Braztoa 2024 apresentou aos operadores uma nova forma de explorar a região, que já é conhecida com Bariloche, El Calafate e Ushuaia.

Agora, o mercado brasileiro pode ter mais um produto na prateleira para oferecer aos agentes e ao público final, com paisagens que vão das montanhas nevadas de Esquel ao mar recheado de baleias na Península Valdés. (Você pode conferir toda a cobertura da Convenção Braztoa aqui).

O balanço da Convenção não poderia ter sido mais positivo. Fabiano Camargo, presidente da Braztoa, reforçou os pontos de detaque, como networking entre associados, esforços de melhoria do destino anfitrião, e, é claro, a possibilidade de incluir um novo destino no portfólio das operadoras.

"Nós vemos com ótimos olhos as iniciativas que estão sendo feitas e há potencial para o mercado brasileiro, porque as belezas naturais são incríveis, com uma paisagem mais bela que a outra, e diversas atividades. Então, é um destino que a gente já vinha com uma expectativa boa, mas nos surpreendeu pelo o que foi visto. Acho que temos potencial de trabalhar em conjunto e colocar Esquel no mapa do Turismo dentro do Brasil, com crescimento para os próximos anos"

Fabiano Camargo, presidente da Braztoa

Ele também ressaltou que os principais objetivos da Convenção foram alcançados - e até superados; foram eles:

  • "O networking entre associados e as trocas durante as palestras foram muito ricas e trouxeram importantes insights para balizar os rumos futuros da Braztoa".
  • "O destino anfitrião superou as expectativas de todos os presentes, não apenas pelas belezas naturais, mas principalmente pela qualidade dos serviços ofertados. Obviamente existem pontos de melhora, mas vimos a pró atividade dos participantes em entenderem onde precisam se ajustar".
  • "A maioria dos associados presente afirmou que o destino pode e deve ser oferecido ao brasileiro, ou seja, abriremos um “novo” destino dentro da Argentina para os turistas brasileiros e, mais uma vez, nossos associados estão na vanguarda".

Além de uma imersão no destino, a Convenção também contou com duas manhãs de palestras em parceria com a Life at Campus. Os insights trazidos por Fabio Ashcar proporcionaram debates sobre o setor de Turismo no Brasil, o papel das operadoras e agências, dos destinos e mais. Para Fabiano, estes momentos de troca são o motivo da Convenção Braztoa existir:

"Nós temos uma troca de opiniões muito distintas e diversas, e eu acho isso extremamente válido. São nessas opiniões que nós encontramos o caminho que unifica a todos, desde pequenos a grandes, desde empresas que estão no mercado a mais ou menos tempo, de diversas regiões do Brasil. Então é importante entender o que cada uma vê de potencial na Braztoa"

Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa

Operadores apontam importância da Argentina e como vender Chubut

CVC Corp (Rogério Mendes)

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Rogério Mendes, da CVC
Rogério Mendes, da CVC

Rogério Mendes, da CVC, apontou a importância da Argentina, como sendo um destino internacional próximo ao Brasil e é, normalmente, a primeira viagem internacional do brasileiro, com idioma amigável e preços competitivos. Não à toa, a Argentina representa 50% das vendas da América do Sul na CVC.

Como vender Chubut: "Como um destino de natureza, parques, esportes e principalmente neve, com estação de neve acessível. Importante buscar em conjunto com o grupo opções de viabilizar essa operação"

BWT Operadora (Gabriel Cordeiro)

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Gabriel Cordeiro, da BWT Operadora
Gabriel Cordeiro, da BWT Operadora

A Argentina é um dos principais destinos no portfólio da BWT, ocupando uma posição entre os cinco mais vendidos. Quanto à Patagônia, não há um percentual exato de participação nas vendas, mas Gabriel Cordeiro destaca que se trata de um destino que atrai clientes exigentes e com tíquete médio elevado, "representando um importante nicho de mercado".

"Nosso compromisso é sempre oferecer as melhores experiências de viagem. Por isso, conhecer novos destinos é uma parte essencial do nosso trabalho. Recentemente, visitamos Esquel, que se mostrou uma cidade promissora, com apoio de Chubut para investimentos e desenvolvimento turístico. Essa visita nos abriu oportunidades para expandir ainda mais a nossa oferta de destinos na Argentina", apontou Cordeiro.

Como vender Chubut: "Chubut, particularmente Esquel, é um destino com um excelente centro de esqui, além de diversas belezas naturais, que têm um grande apelo junto ao nosso público. Apostamos nesses atrativos para promover o destino, principalmente para aqueles interessados em Turismo de aventura e natureza", destacou.

Easy Travel Shop (Bárbara Picolo)

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Bárbara Picolo, da Easy Travel Shop
Bárbara Picolo, da Easy Travel Shop

A Argentina é o destino internacional mais vendido na Easy Travel Shop. Na pluralidade deste destino, a Patagônia tem grande relevância pela variedade de experiências - o que vem de encontro com o modelo de negócio da ETS. "Entre atividades de neve, experiências ao ar livre, enoturismo e gastronomia, a Patagônia encanta os brasileiros", apontou Bárbara Picolo, diretora de Produtos da ETS.

Ela também destacou a importância em conhecer um novo destino, com a possibilidade de abertura de um novo foco de interesse para o mercado brasileiro. "Muitos destes destinos ainda estão se estruturando o que dá ainda mais charme e autenticidade. É importante conhecer as potencialidades do destino para escolher os fornecedores que melhor se adaptam ao gosto do cliente brasileiro", disse ao Portal PANROTAS.

Como vender Chubut: "Chubut pode ser vendido como um destino de inverno e de verão - é para o ano inteiro. Suas atividades ao ar livre como trecking, canoagem, tours de bicicleta, passeio às vinícolas e as atividades de neve, para quem quer um primeiro contato com a montanha ou já esquia, vão interessar a vários tipos de clientela. Esta é uma região que pode ser vendida para casais, viagens entre amigos e famílias. Especialmente para aqueles que não querem o tumulto de outros centros de esqui. E as paisagens são deslumbrantes", destacou.

Frt Operadora (Thais Machado)

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Thais Machado, da Frt Operadora
Thais Machado, da Frt Operadora

"A Argentina desempenha um papel fundamental como destino turístico para a Frt Operadora em nosso share de vendas por várias razões, sendo uma das principais a sua popularidade, pois atendem a diferentes perfis de turistas, como aqueles que buscam cultura rica e vida noturna vibrante, em Buenos Aires, ou aventuras e paisagens deslumbrantes de geleiras, montanhas e lagos, na Patagônia, ou vinhos, em Mendoza", destacou Thais Machado, da Frt Operadora.

A executiva também ressaltou a importância em conhecer um novo destino turístico, como Chubut. "Esse conhecimento não só melhora a qualidade dos serviços oferecidos, mas também amplia a capacidade de criar pacotes personalizados e atrativos para os passageiros. Além disso, quando o operador conhece o destino, ele pode falar com propriedade e confiança sobre ele, aprimora a negociação com fornecedores locais, compreende a cultura, se atualiza sobre as tendências e novidades do destino", apontou.

Como vender Chubut: "Para vender Chubut, devemos destacar o quanto este destino é autêntico, rico em atrativos naturais e culturais da região, com experiências únicas que podem atrair diferentes perfis de viajantes. Chubut tem uma área rica em biodiversidade, paisagens deslumbrantes e aventuras ao ar livre, além de uma população hospitaleira e muito receptiva", apontou.

Incomum Viagens (Marília Zázzera)

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Marília Zázzera, da Incomum Viagens
Marília Zázzera, da Incomum Viagens

A Argentina é o primeiro destino internacional na Incomum Viagens, com muitos bloqueios aéreos com lugares garantidos e preços fixos que fazem com que as vendas sejam garantidas durante todo o ano e em toda a Argentina. A maioria dos bloqueios são para Buenos Aires, Mendoza e Bariloche.

Como vender Chubut: "Agora ficou muito mais fácil, temos todos os contatos das melhores empresas de receptivos e hotelaria, e ficamos mais felizes ainda em saber que estão investindo em melhorias para todo o Turismo, inclusive na estrutura do aeroporto e novas malhas aéreas", destacou.

Queensberry (Bruno Sá)

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Bruno Sá, da Queensberry
Bruno Sá, da Queensberry

O foco da Queensberry no momento é em Europa e destinos exóticos, mas Bruno Sá destacou que a Argentina tem um potencial bastante alto. "Devemos iniciar um trabalho para fomentar o destino", apontou. Segundo ele, a importância de conhecer um novo destino, portanto, é "relevante para o processo criativo de lançamento de novos produtos e serviços, além de antecipar tendências no mercado".

Como vender Chubut: "Esquel deve ser vendido combinado com demais regiões mais estabelecidas na Argentina tais como Bariloche e Península Valdés. No futuro e com o desenvolvimento da infraestrutura será possível tornar-se um destino protagonista", destacou.

Raidho Viagens (Roberto Nedelciu)

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Roberto Nedelciu, da Raidho
Roberto Nedelciu, da Raidho

Segundo Roberto Nedelciu, da Raidho Viagens, a Argentina sempre teve um peso considerável no share de vendas, mas a grande maioria procura Buenos Aires ou Bariloche. "Nós vendemos bastante a Patagônia Argentina, mas um pouco menos que a chilena. Mesmo assim, tem aumentado muito a procura por Ushuaia", destacou.

Como vender Chubut: "Nunca havíamos ouvido nada sobre Chubut, mas achamos que tem grande potencial e é uma área a ser descoberta, por isso resolvemos vir conhecer. Gostei muito da cultura local, das atrações, comida, vinho e as tradições que são diferentes do centro e norte da Argentina. Logicamente ainda terão que melhorar a infraestrutura, principalmente hoteleira, mas ao meu ver está com vontade e no caminho certo. Em pouco tempo será uma ótima opção para conhecer o coração da Patagônia, como eles mesmo se intitulam", destacou.

Voetur (Humberto Cançado)

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Humberto Cançado, da Voetur, com Luciana Martins
Humberto Cançado, da Voetur, com Luciana Martins

A Patagônia Argentina ainda tem um share pequeno na Voetur, mas o objetivo é crescer a partir destas visitas, conforme explicou Humberto Cançado. "Conhecer um novo destino é fundamental para o processo da venda correta. Ainda mais um destino que não é tão conhecido pelos operadores, agentes e público em geral", apontou.

Como vender Chubut: "Vender Chubut agora se tornou mais acessível, visto que tivemos oportunidade de conhecer fornecedores locais e vimos que o destino está bem preparado e recebendo investimentos para melhorar equipamentos hoteleiros e aeroportos", destacou.

Outros parceiros Braztoa também estiveram em Chubut

Destinos e outras empresas parceiras Braztoa também participaram da Convenção em Chubut. Eles estiveram presentes apenas na primeira parte da viagem, sem participar do pós-tour na região litorânea da província. Ainda assim, os representantes deram seus depoimentos sobre a importância em participar da Convenção Braztoa e estar próximo aos operadores, visando oportunidades futuras de negócios. Veja os depoimentos abaixo:

Belotur - Belo Horizonte

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Marina Simião, da Belotur, com Valeria Rodriguez, da Inprotur Argentina
Marina Simião, da Belotur, com Valeria Rodriguez, da Inprotur Argentina

"A convenção é uma ótima oportunidade para relacionamento e troca de experiências entre os associados. Os debates em torno de temas do setor e a possibilidade de conhecer diferentes visões, a partir do perfil de cada associado, colaboram para que possamos ter iniciativas que promovam mudanças, além do fortalecimento da entidade", apontou Marina Simião, da Belotur, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte.

Segundo ela, para além do relacionamento, a Convenção também foi uma oportunidade de conhecer um modelo de gestão de destino, estabelecer parcerias e promoção, "que podem contribuir e inspirar o desenvolvimento de projetos e iniciativas 'em casa'", apontou.

"Os operadores Braztoa são responsáveis pela maior parte da movimentação econômica no turismo. São eles quem contribuem para que um destino alcance as prateleiras e possa se tornar objeto de desejo de potenciais turistas. Estar com este grupo ajuda a compreender melhor suas demandas, formato de serviços e produtos e a melhor forma de ampliar a presença de Belo Horizonte neste mercado", finalizou Marina.

Imaginadora - Chile

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Lia Cruz, da Imaginadora
Lia Cruz, da Imaginadora

Para Lia Cruz, que representou o Chile pela Imaginadora, a Convenção Braztoa é uma oportunidade de relacionamento, maior conhecimento e atualização sobre o mundo das operadoras. "O balanço do evento é positiv. Ttodos aprendem e trocam experiências. Ser um parceiro mostra também a força da Braztoa", apontou Lia.

MikeTec

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A MikeTec, empresa de tecnologia para o Turismo, também esteve presente na Convenção. Emerson Amaral destacou a importância em participar do evento.

"Nossa participação foi essencial para estreitar os laços com alguns integrantes da Braztoa, permitindo uma troca de experiências e visões, ajudando a construir uma relação de confiança, além de identificar novas oportunidades de negócios. Estar presente nos mostrou um pouco do entendimento e posicionamento de algumas operadoras no que tange o desenvolvimento do setor e acesso a tendências e tecnologias aplicadas ao Turismo", apontou.

Segundo o executivo, estar junto das operadoras e Braztoa se mostrou um "excelente caminho" de aproximação ao mercado, facilitando de forma espontânea a apresentação da MikeTec.

Ministério do Turismo de Israel

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Paulo Barbosa, do Ministério do Turismo de Israel
Paulo Barbosa, do Ministério do Turismo de Israel

Para Paulo Barbosa, do Ministério do Turismo de Israel, a Convenção Braztoa é o evento mais esperado pela equipe, devido as oportunidades futuras de negócios e relacionamentos profissionais e pessoais. "Este evento permite discussões 360 e consequentemente a implementação de novas ideias baseadas nas discussões estabelecidas entre parceiros comerciais", explicou.

Visit Buenos Aires

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Maria Laura Pierini, do Visit Buenos Aires
Maria Laura Pierini, do Visit Buenos Aires

Para Maria Laura Pierini, do Visit Buenos Aires, a grande importância da Convenção é o relacionamento cara-a-cara. "É muito melhor do que o relacionamento virtual. Aqui você conhece outros associados e operadoras e pode iniciar um relacionamento mais profundo e levar um conhecimento sobre o destino que representamos", destacou. Ela também reforçou que ser um associado Braztoa prestigia o destino, no caso dela, Buenos Aires.

A PANROTAS viajou a convite da Braztoa com seguro viagem Universal Assistance.

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