Azul Viagens esgota pacotes e celebra sucesso do Festival de Parintins 2024
Agentes de viagens foram essenciais para sucesso nas vendas da edição deste ano
PARINTINS (AM) - Com foco em roteiros regionais, a Azul Viagens lançou no início deste ano pacotes para o Festival de Parintins, no Amazonas, que foram 100% vendidos. Os pacotes incluíam aéreo, hotel (em Manaus), transporte e ingresso para um dia de Festival, saindo de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.
A ideia de vender esses pacotes vem do DNA “brasileiro” da Azul, e consequentemente da Azul Viagens, sua operadora. Ambas são responsáveis por boa parte dos 120 mil turistas que são esperados para esta 57ª edição do Festival de Parintins 2024.
É o que disse Ricardo Bezerra, gerente Comercial da Azul Viagens, em entrevista ao Portal PANROTAS. “Junto com a Azul Linhas Aéreas, temos o intuito de desenvolver todas as regiões do Brasil. Com isso, a gente vem fazendo um trabalho muito forte que vai além de destinos tradicionais do brasileiro, como os de praia", disse ele.
Queremos trazer novos destinos, principalmente aqueles que tenham algo diferente e uma economia local esperando alguém chegar lá para começar a trabalhar"
Ricardo Bezerra, gerente Comercial da Azul Viagens
Para os próximos anos, a ideia é continuar investindo e trabalhando para ter mais opções para o cliente, e Parintins, dado o sucesso das vendas neste primeiro ano, não está de fora dos planos, assim como outros roteiros regionais. É o caso do São João Nordestino, por exemplo.
Agentes de viagens essenciais para o sucesso de vendas
E o sucesso em vendas em Parintins tem tudo a ver, também, com o trabalho dos agentes de viagens, conforme explicou Ricardo Bezerra.
“Hoje a agência de viagens é representativa no Brasil, o agente traz confiança, é uma venda assistida, ainda mais para destinos onde o brasileiro ainda não tem certeza de como vai ser para ele. Por isso o papel do agente não é só vender, e sim dar o suporte em toda a viagem”,
Ricardo Bezerra, gerente Comercial da Azul Viagens.
Um dos gargalos em Parintins, no entanto, é a baixo número de opções de hospedagem. Por isso, os pacotes da Azul Viagens tinham hotel em Manaus, conforme explicou Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios da Azul Linhas Aéreas.
“Existe uma carência de hospedagem e a gente sabe disso. Mas conforme os anos vão passando, o investimento local e do governo estadual vai aumentando. Isso faz com que a gente tenha mais segurança de fazer esses voos aqui, de 40 em 40 minutos. Com alta ocupação, inclusive”, disse ele.
Azul Linhas Aéreas em Parintins e Amazonas
A Azul Linhas Aéreas começou a operar em Parintins em 2012, quando se fundiu com a Trip e herdou a operação da companhia. Desde então, a demanda na rota do boi, como é conhecido trecho Manaus-Parintins, cresceu. Em 2021, a Azul trocou a aeronave que operava Manaus-Parintins de um Cessna Grand Caravan para um jato Embraer modelo E-195.
Este ano, entre 26 de junho e 2 de julho, a Azul alcançou a marca de 150 voos extras para Parintins. Com isso, o trecho chegou a uma média de seis decolagens extras nos dias 26/06, 27/06 e 02/07 e, nos demais a uma média de 14 decolagens para Parintins, considerando voos regulares, extras e fretados, ultrapassando o fluxo da ponte aérea Rio-São Paulo (Santos Dumont-Congonhas).
Dada a importância do Festival para a região - e consequentemente para a Azul, a companhia aérea ainda reforçou que dará todo o apoio de infraestrutura para a ampliação do aeroporto de Parintins, quando o projeto for para frente.
“A gente dá todo o suporte para que as autoridades desenvolvam mais o aeroporto, isso é em termos de infraestrutura aeroportuária, de torre, de tecnologia de aproximação e afins”,
Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios da Azul.
Este é o primeiro ano que a Azul é patrocinadora do Festival. Para Daniel Bicudo, o patrocínio se conecta com o DNA da companhia. Uma aeronave da companhia, inclusive, está adesivada com os bois Garantido e Caprichoso (veja fotos aqui).
“O que existe é um esforço nosso de colocar a marca sendo responsável por uma brasilidade bem intensa. Estamos falando não só de Parintins, mas também de São João pelo Nordeste e como patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil para os Jogos Olímpicos”, explicou Bicudo.
Segundo o executivo, ainda, estar presente no Festival estampando sua marca em azul e vermelho é muito importante.
Em relação ao Estado do Amazonas, a Azul opera em 13 municípios, conectando a capital Manaus a diversas localidades, incluindo Parintins, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Lábrea, Coari, Maués, Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro, Manicoré e Borba. São mais de 500 voos mensais e mais de 70 mil assentos disponíveis. Com isso, a Azul detém 54% das decolagens no Amazonas.
A PANROTAS viaja a convite da Azul Viagens.