Veja destinos mais vendidos pelas associadas Braztoa em 2023
Dados são do Anuário Braztoa 2024, lançado hoje (20) na capital paulista
O Nordeste do Brasil foi a região nacional mais vendida pelas operadoras associadas à Braztoa em 2023, de acordo com dados do Anuário Braztoa 2024, lançado hoje (20) pela associação em São Paulo. A região teve faturamento de de R$ 4,56 bilhões (39,5%), 3,41 milhões de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 2.693. Em seguida, destacam-se as seguintes regiões do País:
- Sudeste, com faturamento de R$ 2,7 bilhões (23,4%), 1,87 milhão de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 2.050;
- Sul, com faturamento de R$ 1,84 bilhão (15,9%), 1,44 milhão de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 1.766;
- Centro Oeste, com faturamento de R$ 1,4 bilhão (12,1%), 1,15 milhão de passageiros embarcados e tíquete médio de R$2.332;
- Norte, com faturamento de R$ 1,05 bilhão (9,1%), 0,84 milhão de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 2.107.
Cidades mais vendidas no nacional
O Anuário Braztoa 2024 também mostra que as cidades mais vendidas no nacional em 2023 foram:
- São Paulo
- Maceió e Porto Seguro
- Porto de Galinhas e Recife
Atrações mais vendidas no Brasil em 2023:
- Beto Carrero (SC)
- Beach Park (CE)
- ]Cataratas do Iguaçu (PR)
Duração das viagens e perfil geracional
A duração principal das viagens nacionais foi de 5 a 9 dias, com tíquete médio nacional de R$ 2.190. O perfil geracional das viagens nacionais ficou dividido da seguinte forma:
- 29,86% das viagens foram feitas pela Geração Y (34 a 43 anos);
- 28,82% feitas pela Geração X (44 a 64 anos);
- 20,73% pelos Baby Boomers (64 a 80+ anos);
- 14,73% pela Geração Z (14 a 33 anos);
- 5,86% por crianças/adolescentes de até 14 anos.
Antecedência de compra nas viagens nacionais
No que se refere à antecedência de compra, a predominância é de 31 a 60 dias antes do embarque (23,13%), seguida por:
- Acima de 91 dias antes do embarque (22,3%);
- Entre 61 e 90 dias antes do embarque (19,33%);
- Até dez dias antes do embarque (17,87%);
- Entre 11 e 30 dias antes do embarque (17,37%)
Destinos internacionais mais vendidos em 2023
No internacional, a região mais vendida pelas operadoras associadas à Braztoa em 2023 foi a Europa. A duração principal das viagens internacionais foi de mais de dez dias e o tíquete médio internacional foi de US$ 2.564. Os países internacionais mais vendidos foram:
- Estados Unidos
- Itália
- Argentina
As cidades internacionais mais vendidas foram:
- Orlando;
- Buenos Aires;
- Lisboa, Roma e Punta Cana
Atrações internacionais mais vendidas
- Disney e Universal Orlando
Principais destinos emissores para as viagens internacionais
- Região Sudeste (63%);
- Região Sul (16%);
- Região Nordeste (10%);
- Região centro Oeste (8%) e
- Região Norte (3%).
Antecedência de compra nas viagens internacionais
No que se refere à antecedência de compra, a predominância é acima de 91 dias antes do embarque (32,14%), seguida por:
- Entre 61 e 90 dias antes do embarque (25,6%);
- Entre 31 e 60 dias antes do embarque (24,8%);
- Entre 11 e 30 dias antes do embarque (11,51%);
- Até dez dias antes do embarque (5,94%).
"São números que nos deixam felizes e nos mostram a resiliência dos operadores, além da busca por diversificar nossos destinos. No internacional isso fica mais claro, considerando a dificuldade que temos de trazer outros destinos. Isso faz com que oferta do internacional fique diluída. Tirando destinos como os Estados Unidos, Argentina e Disney, o restante está diluído em uma diversidade enorme", destaca a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo.
A versão completa em PDF do Anuário Braztoa 2024 e o Anuário Inteligente Braztoa, com dados de todas as edições, estão disponíveis no site da Braztoa, acessível pelo chatbot “Dora”.