Karina Cedeño   |   20/05/2024 20:04
Atualizada em 20/05/2024 20:19

Veja destinos mais vendidos pelas associadas Braztoa em 2023

Dados são do Anuário Braztoa 2024, lançado hoje (20) na capital paulista


PANROTAS / Karina Cedeño
São Paulo foi a cidade mais vendida pelos associados Braztoa no nacional. Na foto: Fernanda Ascar (SP Turismo), Keila Moreira (Unedestinos), Maressa Alves (secretária adjunta de Turismo da cidade de São Paulo), Marina Figueiredo (Braztoa), Toni Sando (SPCVB e Visite SP) e Fabiano Camargo (Braztoa)
São Paulo foi a cidade mais vendida pelos associados Braztoa no nacional. Na foto: Fernanda Ascar (SP Turismo), Keila Moreira (Unedestinos), Maressa Alves (secretária adjunta de Turismo da cidade de São Paulo), Marina Figueiredo (Braztoa), Toni Sando (SPCVB e Visite SP) e Fabiano Camargo (Braztoa)

O Nordeste do Brasil foi a região nacional mais vendida pelas operadoras associadas à Braztoa em 2023, de acordo com dados do Anuário Braztoa 2024, lançado hoje (20) pela associação em São Paulo. A região teve faturamento de de R$ 4,56 bilhões (39,5%), 3,41 milhões de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 2.693. Em seguida, destacam-se as seguintes regiões do País:

  • Sudeste, com faturamento de R$ 2,7 bilhões (23,4%), 1,87 milhão de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 2.050;
  • Sul, com faturamento de R$ 1,84 bilhão (15,9%), 1,44 milhão de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 1.766;
  • Centro Oeste, com faturamento de R$ 1,4 bilhão (12,1%), 1,15 milhão de passageiros embarcados e tíquete médio de R$2.332;
  • Norte, com faturamento de R$ 1,05 bilhão (9,1%), 0,84 milhão de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 2.107.
PANROTAS / Karina Cedeño
Destinos mais vendidos pelas operadoras associadas à Braztoa em 2023
Destinos mais vendidos pelas operadoras associadas à Braztoa em 2023

Cidades mais vendidas no nacional

O Anuário Braztoa 2024 também mostra que as cidades mais vendidas no nacional em 2023 foram:

  1. São Paulo
  2. Maceió e Porto Seguro
  3. Porto de Galinhas e Recife


Atrações mais vendidas no Brasil em 2023:

  1. Beto Carrero (SC)
  2. Beach Park (CE)
  3. ]Cataratas do Iguaçu (PR)


PANROTAS / Karina Cedeño
Foram 5,9 milhões de diárias de hospedagem vendidas no Brasil pelas associadas à Braztoa em 2023
Foram 5,9 milhões de diárias de hospedagem vendidas no Brasil pelas associadas à Braztoa em 2023

Duração das viagens e perfil geracional

A duração principal das viagens nacionais foi de 5 a 9 dias, com tíquete médio nacional de R$ 2.190. O perfil geracional das viagens nacionais ficou dividido da seguinte forma:

  • 29,86% das viagens foram feitas pela Geração Y (34 a 43 anos);
  • 28,82% feitas pela Geração X (44 a 64 anos);
  • 20,73% pelos Baby Boomers (64 a 80+ anos);
  • 14,73% pela Geração Z (14 a 33 anos);
  • 5,86% por crianças/adolescentes de até 14 anos.


Antecedência de compra nas viagens nacionais

No que se refere à antecedência de compra, a predominância é de 31 a 60 dias antes do embarque (23,13%), seguida por:

  • Acima de 91 dias antes do embarque (22,3%);
  • Entre 61 e 90 dias antes do embarque (19,33%);
  • Até dez dias antes do embarque (17,87%);
  • Entre 11 e 30 dias antes do embarque (17,37%)


Destinos internacionais mais vendidos em 2023

No internacional, a região mais vendida pelas operadoras associadas à Braztoa em 2023 foi a Europa. A duração principal das viagens internacionais foi de mais de dez dias e o tíquete médio internacional foi de US$ 2.564. Os países internacionais mais vendidos foram:

  1. Estados Unidos
  2. Itália
  3. Argentina


As cidades internacionais mais vendidas foram:

  1. Orlando;
  2. Buenos Aires;
  3. Lisboa, Roma e Punta Cana


Atrações internacionais mais vendidas

  • Disney e Universal Orlando


PANROTAS / Karina Cedeño


PANROTAS / Karina Cedeño
Foram 3,55 milhões de diárias de hospedagem para viagens internacionais vendidas pelas operadores associadas à Braztoa em 2023
Foram 3,55 milhões de diárias de hospedagem para viagens internacionais vendidas pelas operadores associadas à Braztoa em 2023

Principais destinos emissores para as viagens internacionais

  • Região Sudeste (63%);
  • Região Sul (16%);
  • Região Nordeste (10%);
  • Região centro Oeste (8%) e
  • Região Norte (3%).
PANROTAS / Karina Cedeño
Origem das viagens internacionais
Origem das viagens internacionais

Antecedência de compra nas viagens internacionais

No que se refere à antecedência de compra, a predominância é acima de 91 dias antes do embarque (32,14%), seguida por:

  • Entre 61 e 90 dias antes do embarque (25,6%);
  • Entre 31 e 60 dias antes do embarque (24,8%);
  • Entre 11 e 30 dias antes do embarque (11,51%);
  • Até dez dias antes do embarque (5,94%).


"São números que nos deixam felizes e nos mostram a resiliência dos operadores, além da busca por diversificar nossos destinos. No internacional isso fica mais claro, considerando a dificuldade que temos de trazer outros destinos. Isso faz com que oferta do internacional fique diluída. Tirando destinos como os Estados Unidos, Argentina e Disney, o restante está diluído em uma diversidade enorme", destaca a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo.

A versão completa em PDF do Anuário Braztoa 2024 e o Anuário Inteligente Braztoa, com dados de todas as edições, estão disponíveis no site da Braztoa, acessível pelo chatbot “Dora”.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados