Braztoa e operadoras mostram o que fazer com clientes com viagens ao RS
Braztoa e operadoras de Turismo indicam como proceder neste momento trágico para o Rio Grande do Sul
As fortes chuvas no Rio Grande do Sul estão afetando gravemente o Turismo no Estado. Além do fechamento do Aeroporto de Porto Alegre, sem previsão de volta até o fim do mês, turistas com viagens para Gramado, Canela e outros destinos gaúchos estão em dúvida de como proceder com reservas em hotéis, traslados, passeios e voos já pagos.
Clique no nome de cada companhia para ver o que dizem Azul, Gol e Latam para seus clientes afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
A Braztoa, principal associação de operadoras de Turismo do Brasil, envia algumas mensagens aos passageiros envolvidos e as diversas empresas locais que estavam preparadas para receber todos esses viajantes. A principal é: esteja em contato direto frequente com seu agente de viagens. A entidade reforça que este é um momento que pede calma e parcimônia.
"É importante salientar que em um cenário como o atual, o foco são as viagens que estavam com embarque imediato ou próximo, depois para as viagens agendadas para datas posteriores, pois trata-se de um processo que envolve diversas partes e empresas, com regras que precisam ser seguidas", indica a associação.
Para quem tem viagem programada para os próximos dias e semanas, a orientação é adiar a viagem, pois o momento pede cautela.
"Importante que isso seja feito a partir das orientações e informações diretas da agência com a qual adquiriu a viagem. Nossos operadores estão em contato direto e constante com seus fornecedores e parceiros locais, acompanhando os status de cada região e dos serviços que envolvem. Certamente estão preparados para encontrar as melhores soluções para cada caso que, muitas vezes, possuem questões específicas e particularidades", aponta outro trecho do comunicado.
O que fazer com viagens já compradas para Gramado no segundo semestre
Para os que possuem viagens para meses futuros, como é o caso de embarques no segundo semestre, a Braztoa ressalta que ainda é cedo para avaliar a extensão do impacto e qual será o momento em que as operações estarão normalizadas. "Nossa recomendação é que aguardem e acompanhem, sempre se informando por meio de seus agentes de viagens", conclui a associação.
Muitas das operadoras com grande volume de venda para Gramado e Canela já estão com operativos dedicados aos destinos. É o caso da Diversa Turismo, que aponta estar tratando caso a caso com os clientes dos seus agentes de viagens parceiros.
"Dando todo apoio na remarcação e ajustando a logística da viagem conforme a necessidade do aéreo. A equipe de Atendimento, Aéreo e Plantão 24 Horas está prestando todo o suporte necessário, assim como o time de Operações, que atua a cada caso para minimizarmos o máximos possível os inconvenientes aos clientes", afirma a diretora de Produtos e Operações, Mariana Azevedo.
"Comercialmente, estamos apoiando os nossos clientes com preço de custo. Para os clientes que foram lesados com permanência forçada no destino, estamos indicando acionarem o seguro viagem, para posterior reembolso das despesas relacionadas", completa a diretora de Vendas da Diversa, Adriana Fredericce.
A CVC Operadora, também uma das líderes de emissão de viajantes para a Serra Gaúcha, aponta que "está atuando de forma ativa nas remarcações e embarques de passageiros para a Serras Gaúchas junto as suas lojas e agências de viagens parceiras. A orientação que estamos adotando é a mesma que a ABAV - que os clientes não cancelem as viagens programadas por causa das enchentes, mas que considerem remarcar a ida para lá em uma data futura. Sabemos a força do Turismo e o quanto ele vai ajudar também na recuperação do Estado".
Não cancele, remarque
A Associação Brasileira das Agências de Viagens, Abav Nacional, também enviou comunicado a respeito da situação de Turismo no Rio Grande do Sul na atual situação. A entidade pede para que os consumidores não cancelem suas viagens, mas remarquem. Leia trecho do comunicado:
Caso o consumidor tenha feito a compra junto a uma agência, essa agência tem a possibilidade de contatar seu fornecedor e assim resolver a situação da melhor forma, nós da ABAV estamos solicitando que esse passageiro não cancele sua viagem, mas sim remarque, para que haja esse fôlego para diversas empresas afetadas. Se o consumidor comprou via outras plataformas, ele deve fazer o contato interno com ela e assim, buscar resolver sua situação, seguindo as normas da plataforma.