Victor Fernandes   |   05/03/2024 19:14

Com fornecedores buscando venda direta, operadoras reforçam valor do B2B

BeFly, CVC, Decolar e Mondee acreditam no valor agregado oferecido no canal B2B


PANROTAS/Gute Garbelotto
Painel do Fórum PANROTAS 2024 com Mondee, Decolar, CVC e BeFly foi mediado por José Guilherme Alcorta e Artur Andrade, da PANROTAS
Painel do Fórum PANROTAS 2024 com Mondee, Decolar, CVC e BeFly foi mediado por José Guilherme Alcorta e Artur Andrade, da PANROTAS

Em 2024, grandes fornecedores de serviços do Turismo estão voltando seus esforços para as vendas diretas para o cliente final, ou até mesmo revendo políticas de remuneração e aplicando taxas de agências de viagens.

Como foram os casos de American Airlines, que fornecerá milhas apenas em vendas por canais diretos ou agências selecionadas; da Localiza, que reviu seu processo de remuneração para as agências; e da Gol, que passou a cobrar R$ 50 das agências para certos atendimentos por ligação.

Este movimento recente foi pauta de painel do Fórum PANROTAS 2024 com as principais operadoras que atuam no mercado brasileiro: BeFly, CVC, Decolar e Mondee. Em provocação feita por Artur Luiz Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS, os executivos ressaltaram o valor agregado oferecido pelos agentes de viagens, que merecem respeito do setor.

Veja a opinião dos painelistas no Fórum PANROTAS 2024

Marcelo Grether, Chief Commercial Officer do Grupo Decolar: "Essa discussão deve ser no sentido de como agregar valor ao cliente. Temos que fazer um esforço para validar a oferta de valor da agência de viagens que confia em nosso serviço. Por isso insisto que é importante seguir convertendo tecnologia em pessoas."

Marcelo Cohen, CEO da BeFly: "Cada empresa sabe onde aperta o calo, e busca se defender buscando as melhores soluções. O mercado brasileiro é grande, não existe monopólio, sempre podemos ajudar uma nova empresa a alavancar. Acho que o agente de viagens merece respeito e acredito que temos que buscar o diálogo para encontrar a melhor forma de remunerar o agente de viagens. Estamos em cima do fornecedor para buscar a melhor rentabilidade para o agente."

Orestes Fintiklis, vice chairman da Mondee: "A única maneira de vender com promoção sem canibalizar os canais diretos é por meio das agências de viagens e consolidação."

O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados