Abla projeta aumento de demanda por aluguel de carros em 2025
Diante de tendência para os feriados, entidade recomenda que interessados antecipem as reservas
Conforme avaliação da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o interesse no aluguel diário de carros para viagens domésticas nos feriados prolongados tende a subir em até 15% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A primeira metade de 2025 oferece diversas oportunidades para viajar, com feriados como Carnaval (3 a 5 de março), Semana Santa e Tiradentes (18 a 21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e Corpus Christi (19 de junho).
O presidente da entidade setorial, Marco Aurélio Nazaré, avalia que o calendário favorável de feriados e o atual patamar do dólar em relação ao real irão estimular o Turismo interno. “O aumento da demanda se dará tanto pelos brasileiros em viagens pelo próprio País, como pelos estrangeiros em visita ao Brasil”, projeta.
Nazaré acrescenta que, com o dólar valendo mais em relação ao real, brasileiros deixam de viajar ao Exterior, trocando destinos de fora por destinos nacionais; e mais estrangeiros se sentem estimulados a virem ao Brasil, pelo mesmo motivo da valorização da principal moeda estrangeira em relação à moeda brasileira.
Já em relação às viagens em família, a Abla avalia que, desde o final da pandemia, o aluguel de carros já tem se mostrado uma alternativa mais econômica que comprar múltiplas passagens aéreas. “Isso também estimula a procura por aluguel de veículos para roteiros dentro do País”, diz o presidente da associação.
Atualmente, conforme as mais recentes estatísticas do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, o Turismo de lazer representa 32% de participação na frota das locadoras. E, quando somada à participação do Turismo de negócios, o índice sobre a 48%.
Agora, diante da tendência de alta procura para os feriados do primeiro semestre, a Abla recomenda aos interessados que antecipem as reservas, evitando o risco de indisponibilidade de veículos na última hora.