Abla firma parceria com IQA para melhoria da gestão e qualidade de frotas automotivas
Iniciativa já está disponível para locadoras do Estado de SP, com expectativa de expansão para o Brasil
Nesta sexta-feira (10), a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) firmou uma parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) para oferecer soluções personalizadas às empresas associadas, incluindo serviços de vistoria inicial, precificação e desmobilização de frotas.
A iniciativa já está disponível para locadoras de todo o Estado de São Paulo, com a expectativa de expandir a oferta para empresas de todos os estados brasileiros.
Segundo o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, a vistoria é um dos serviços mais importantes para as locadoras de veículos que buscam realizar a desmobilização de frotas com precisão. Com uma frota superior a 1,6 milhão de automóveis no setor, a demanda por soluções eficientes é enorme. A parceria com o IQA vai desempenhar um papel fundamental, oferecendo as soluções necessárias para atender a essa necessidade crescente com qualidade e agilidade.
“Apoiar a evolução do setor de aluguel de veículos faz parte dos objetivos da Abla e, sem dúvida, é isso o que estamos fazendo com essa parceria. Vamos ampliar a oferta de soluções de qualidade comprovada, a custos acessíveis tanto para as grandes empresas, como também para as pequenas e médias locadoras do nosso setor”, destaca o vice-presidente da associação.
Como funciona?
De acordo com o gerente de serviços automotivos do IQA, Sérgio Fabiano, a realização de vistorias nos processos de mobilização e desmobilização é essencial. "Esse processo assegura que os veículos atendam aos critérios de qualidade necessários tanto para aquisição quanto para revenda”, diz o executivo
Essas vistorias têm como objetivo garantir que os veículos estejam em perfeitas condições de uso. A proposta da Abla e do IQA é que tais vistorias sejam conduzidas por auditores qualificados do Instituto, um Organismo de Certificação independente e focado no setor automotivo. Isso assegura maior confiabilidade e qualidade nos processos, beneficiando diretamente as locadoras e, por consequência, os consumidores finais.
“Quando as locadoras realizam um serviço focado na qualidade, elas oferecem muitos benefícios para seus clientes, como maior segurança, redução no tempo de entrega ou devolução e maior previsibilidade no planejamento das operações", explica Fabiano.
Processo de vistoria
O processo de vistoria realizado pelo IQA abrange cerca de 50 itens essenciais, avaliando desde a documentação do veículo até suas condições estruturais, sistemas de segurança e equipamentos. Itens complementares, como quilometragem, histórico de sinistros, multas e pendências, também são cuidadosamente analisados.
Ao final da avaliação, é emitido um relatório com a descrição detalhada de cada item executado, proporcionando uma visão precisa do estado do veículo. Além disso, o processo inclui uma pontuação técnica que classifica o veículo com base em critérios de desvalorização, alinhados à Tabela FIPE, permitindo uma precificação justa e assertiva para o mercado.
A parceria também prevê novas ações para o futuro focadas no setor de locação, incluindo certificações de processos e sistemas, treinamentos em qualidade e o uso de suas ferramentas.