Além dos feriados: as datas comerciais importantes para o Turismo em 2025
Marcas podem aproveitar datas para promover oportunidades de negócio com públicos específicos; veja dicas
Já vimos aqui no Portal PANROTAS que o calendário do Turismo está cheio de eventos neste ano. Mas as datas importantes para o setor vão muito além dele, afinal, é possível aproveitar outras ocasiões especiais e comemorativas para promover oportunidades de negócios e falar com públicos específicos.
Pensando nisso, a Pmweb divulgou um calendário das datas comerciais importantes para o Turismo. Para cada uma, a empresa traz benchmarks e insights estratégicos, visando auxiliar na construção do seu próprio calendário comercial para 2025.
Lembre-se de que algumas datas comemorativas são mais focadas em gerar relacionamento e outras têm um viés mais promocional, entenda o que faz mais sentido para sua marca e qual abordagem é melhor.
Dito, isso, vamos ao calendário com as datas comerciais para o Turismo e as oportunidades que elas geram:
Janeiro
01/01- Ano Novo
- Oportunidade: aproveitar o fim do ano para fortalecer o relacionamento com os clientes é uma ótima oportunidade. Além de enviar uma mensagem desejando um feliz e próspero ano novo, é possível criar uma retrospectiva personalizada com dados relevantes, como o desempenho no programa de fidelidade, produtos adquiridos e experiências vividas.
11/01 - Dia Internacional do Obrigado
- Oportunidade: essa data é uma oportunidade para fortalecer o vínculo com os clientes, criando um momento especial para expressar gratidão pela confiança e preferência pelos produtos ou serviços da marca. Enviar uma mensagem personalizada de agradecimento torna esse gesto ainda mais significativo, reforçando a conexão emocional e a lealdade do cliente.
25/01 - Aniversário de São Paulo
- Oportunidade: os aniversários das capitais são uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes e impulsionar vendas. A marca pode se comunicar de forma especial, expressando gratidão pela cidade aniversariante e compartilhando curiosidades, dicas locais e experiências únicas. Além disso, é possível aproveitar a data para ações promocionais, como oferecer cupons de desconto ou benefícios especiais, destacando também unidades físicas da marca.
30/01 - Dia da Saudade
- Oportunidade: o Dia da Saudade é uma oportunidade para reativar clientes inativos ou que estão há algum tempo sem realizar compras. Mostre que a marca sente falta deles com uma comunicação calorosa e promocional, incluindo um cupom de desconto para incentivá-los a voltar.
Fevereiro
14/02 - Valentine's Day
- Oportunidade: o Valentine's Day é uma oportunidade internacional que a marca pode aproveitar para engajar clientes e estimular compras. Promova a celebração oferecendo cupons de desconto ou ofertas especiais em categorias selecionadas, incentivando os casais apaixonados a presentear na data.
19/02 - Dia do Esportista
- Oportunidade: no Dia do Esportista, a marca pode aproveitar a data para incentivar a compra de artigos esportivos, oferecendo promoções exclusivas no site, loja física ou aplicativo. Além de impulsionar vendas, essa é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes, promovendo a importância da prática regular de exercícios físicos e um estilo de vida saudável.
28/02 - Dia Mundial das Doenças Raras
- Oportunidade: as marcas podem se envolver em causas sociais, gerando impacto positivo e fortalecendo a conexão emocional com seus clientes. Entre as estratégias que as marcas podem adotar, estão: o apoio a ONGs e instituições, criando campanhas de arrecadação de fundos e doando parte das vendas para organizações que apoiam pacientes com doenças raras; e oferecer brindes temáticos para clientes que participem de ações solidárias.
Março
01 a 04/03 - Carnaval
- Oportunidade: aproveite o clima festivo para destacar promoções como frete grátis, descontos em categorias específicas ou cupons de desconto. Invista em uma comunicação criativa e visualmente atraente, com GIFs e imagens cativantes, para captar a atenção dos clientes e incentivá-los a comprar. Essa data é essencial para o varejo, especialmente para promoções de artigos de moda e fantasias.
08/03 - Dia Internacional da Mulher
- Oportunidade: o Dia da Mulher é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento, incentivando as mulheres a cuidarem de si mesmas. A marca pode parabenizá-las pela data e oferecer promoções exclusivas, destacando o cuidado com a saúde e oportunidades especiais de compra.
15/03 - Dia Mundial do Consumidor
- Oportunidade: aproveite a oportunidade para agradecer aos clientes pelo seu dia, reforçando os laços com eles. Ofereça promoções exclusivas para a data, como descontos em categorias específicas, cupons, frete grátis e outras ofertas especiais.
20/03 - Início do Outono
- Oportunidade: com a chegada do outono, incentive clientes a explorar novos produtos da estação, serviços e experiências. Use criatividade para personalizar layouts com elementos visuais cativantes e destaque ofertas sazonais para engajar ainda mais.
Abril
01/04 - Dia da Mentira
- Oportunidade: aproveite o 1º de abril para criar promoções divertidas e criativas. Use estratégias como “3 verdades e 1 mentira” para gamificar a experiência, engajando clientes de forma inovadora enquanto apresenta ofertas especiais, ou até mesmo brinque por meio de pegadinhas na comunicação
07/04 - Dia Mundial da Saúde
- Oportunidade: aproveite a oportunidade para reforçar o vínculo com seus clientes, destacando o compromisso da marca com sua saúde e bem-estar. Incentive consultas médicas e exames de rotina, promovendo a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde.
07/04 - Dia do Jornalista
- Oportunidade: empresas de diversos setores podem aproveitar a data para se conectarem com jornalistas, fortalecerem sua imagem e ampliarem suas oportunidades de negócios. Uma dica é criar campanhas de marketing que homenageiam os jornalistas e reconhecem a importância do seu trabalho para a sociedade. Convidar jornalistas para visitar a empresa e conhecer seus produtos e serviços também pode fortalecer conexões e oportunidades de negócios. Outra sugestão é organizar entrevistas exclusivas com executivos da empresa para jornalistas.
20/04 - Páscoa
- Oportunidade: aproveite a ocasião festiva para incentivar os clientes a presentearem amigos e familiares queridos. Ofereça descontos exclusivos e cupons para impulsionar essa iniciativa. Personalize a comunicação com layouts temáticos e atrativos que reflitam o espírito da data.
22/04 - Dia do Agente de Viagens
- Oportunidade: marcas do setor de Turismo e lazer podem reconhecer a importância desses profissionais e fortalecer suas parcerias com eles, ao mesmo tempo em que engajam consumidores e promovem seus produtos e serviços. Entre as ideias e estratégias para aproveitar essa data, estão: promover campanhas de vendas e de agradecimento para os agentes, destacando o papel essencial deles na experiência do cliente; Criar programas de benefícios ou incentivos exclusivos para agentes de viagens, como bônus, comissões ampliadas ou prêmios por desempenho.
22/04 - Dia do Planeta Terra
- Oportunidade: no Dia do Planeta Terra, adote uma abordagem informativa para destacar questões de sustentabilidade e práticas de ESG. Comunique iniciativas ambientais e inspire os clientes a se engajarem em ações pelo meio ambiente. Se possível, atrele a personalização, como a Chevrolet fez, comemorando o Dia da Terra atrelando ao carro elétrico, quilômetros rodados e redução do CO2 no planeta.
28/04 - Dia do Frete Grátis
- Oportunidade: aproveite o Dia do Frete Grátis para reativar clientes menos engajados ou inativos. Use o frete grátis como um incentivo estratégico para atrair seu interesse, estimular compras e fortalecer o vínculo com a marca.
29/04 - Dia do Gestor de Viagens Corporativas
- Oportunidade: é o momento ideal para reconhecer a importância desses profissionais e oferecer soluções que atendam às suas necessidades e desafios. Nesta data, as marcas e empresas podem oferecer descontos em passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros e outros serviços relacionados a viagens corporativas. Podem divulgar pacotes promocionais para empresas que gerenciam suas viagens internamente ou oferecer brindes e upgrades para gestores de viagens que fizerem reservas nesse período
30/04 - Dia do Profissional de Eventos
- Oportunidade: para as empresas que atuam no setor de eventos, essa data representa uma oportunidade para fortalecer laços com seus clientes, gerar novas oportunidades de negócio e aumentar o reconhecimento da marca. Empresas de locação de equipamentos (som, iluminação, estruturas) podem oferecer descontos ou brindes para eventos agendados nesta data, enquanto hotéis e espaços para eventos podem oferecer descontos na locação de espaços ou upgrades de serviços.
Maio
01/05 - Dia do Trabalhador
- Oportunidade: celebre o Dia do Trabalho com campanhas que valorizem os esforços dos trabalhadores e ofereçam benefícios exclusivos. Combine saldões, descontos progressivos e cupons com ações especiais, como sorteios ou brindes, para engajar clientes ativos e reativar os menos engajados.
08/05 - Dia Nacional do Turismo
- Oportunidade: é uma data estratégica para celebrar a riqueza e diversidade turística do Brasil, promovendo viagens, experiências e destinos locais. Essa data permite que marcas do setor reforcem seu papel na valorização do Turismo nacional e estimulem a conexão emocional com o público.
11/05 - Dia das Mães
- Oportunidade: aproveite a ocasião para incentivar os clientes a presentear suas mães com kits especiais e promoções exclusivas, como cupons de desconto, frete grátis e brindes. Enriqueça a experiência com sugestões personalizadas, mas lembre-se de abordar a data com sensibilidade, verificando previamente se os clientes desejam receber conteúdos relacionados.
15/05 - Dia Internacional da Família
- Oportunidade: nesta ocasião especial, motive os clientes a presentear seus familiares como forma de expressar amor e carinho. Ofereça uma campanha atrativa com promoções para a família toda, como “compre 1 e leve 2,” proporcionando opções diversificadas e exclusivas para atender diferentes perfis de consumidores. Outra forma interessante é atrelar a família para a versatilidade dos seus produtos.
22/05 - Dia Nacional do Abraço
- Oportunidade: aproveite a data não apenas para celebrar este gesto especial, mas também como uma oportunidade estratégica para reativar clientes inativos e engajar aqueles menos conectados à marca. Ofereça promoções exclusivas, reforçando o cuidado e a atenção da marca em proporcionar experiências significativas aos seus clientes.
25/05 - Dia do Orgulho Nerd
- Oportunidade: é uma data ideal para marcas que desejam engajar com públicos apaixonados por cultura geek e nerd. Esse segmento de consumidores é extremamente leal a marcas que valorizam seus interesses e criam experiências personalizadas. Entre as oportunidades comerciais e ideias para ações nessa data, estão: apresentar coleções exclusivas de produtos relacionados a séries, filmes, quadrinhos, jogos ou outros elementos da cultura nerd; edições limitadas de itens como camisetas, acessórios, colecionáveis, livros, jogos ou gadgets.
31/05 - Dia do Comissário de Bordo
- Oportunidade: a data é uma oportunidade para companhias aéreas oferecerem descontos em passagens aéreas para comissários de bordo, tanto para viagens pessoais quanto para cursos e treinamentos. Agências de viagens, por sua vez, podem criar pacotes turísticos exclusivos com descontos para comissários de bordo. Marcas e empresas podem aproveitar a data para criar campanhas de marketing que homenageiam os comissários de bordo e reconhecem a importância da profissão.
Junho
12/06 - Dia dos Namorados
- Oportunidade: aproveite o Dia dos Apaixonados para inspirar seus clientes a celebrarem a data com a marca. Ofereça promoções, cupons e ofertas exclusivas, criando campanhas atrativas para casais. Aprimore o layout das comunicações com elementos visuais cativantes e uso de gifs que destaquem as oportunidades e capturem a atenção dos usuários. Caso seu serviço não seja diretamente relacionado a data, pense fora da caixa e coloque o amor na sua comunicação.
21/06 - Início do Inverno
- Oportunidade: com a chegada do inverno, mostre a criatividade da marca ao apresentar novos produtos da estação. Personalize as comunicações com layouts atrativos e elementos visuais cativantes. Aproveite o momento para oferecer promoções em categorias sazonais, mostrar os produtos mais vendidos na temporada, incentivando a compra.
24/06 - São João
- Oportunidade: aproveite o clima festivo do São João para encantar seus clientes com promoções e cupons exclusivos. Crie campanhas temáticas com layouts atrativos, repletos de elementos visuais que capturem o espírito das festas juninas e aproveite a oportunidade para atrair novos públicos com ofertas especiais.
28/06 - Dia do Orgulho LGBTQIA+
- Oportunidade: aproveite a data não apenas para celebrar este gesto especial, mas também como uma oportunidade estratégica para reativar clientes inativos e engajar aqueles menos conectados à marca. Ofereça promoções exclusivas, reforçando o cuidado e a atenção da marca em proporcionar experiências significativas aos seus clientes.
Julho
13/07 - Dia Mundial do Rock
- Oportunidade: aproveite a oportunidade para criar uma campanha que se conecte emocionalmente com os fãs do gênero. Utilize um layout dinâmico e impactante, repleto de elementos visuais icônicos do rock, como guitarras, amplificadores e cores marcantes. Destaque os produtos e categorias de produtos e Integre calls-to-action poderosos que impulsionem cliques e conversões, como "Entre no ritmo das ofertas" ou "Rock your style com nossas promoções".
15/07 - Dia Internacional do Homem
- Oportunidade: celebrar a data enquanto reforça o vínculo com o público masculino. Promover produtos, serviços ou benefícios que se alinhem com os interesses e necessidades do público. Ofereça descontos, cupons ou vantagens especiais. Destaque itens como produtos de cuidado pessoal, moda masculina ou experiências personalizadas. Utilize um layout visualmente atrativo, alinhado ao tom da campanha e à identidade da marca.
26/07 - Dia dos Avós
- Oportunidade: neste dia especial, a marca tem a oportunidade de inspirar seus clientes a demonstrar amor e carinho ao presentear seus avós, aproveitando ofertas exclusivas. Utilize dinâmicas promocionais criativas, como descontos progressivos, cupons e outras estratégias, para oferecer opções atraentes e personalizadas, atendendo aos diferentes interesses e necessidades dos consumidores.
30/07 - Dia Internacional da Amizade
- Oportunidade: o Dia Internacional da Amizade é uma oportunidade para marcas reforçarem valores de conexão, empatia e celebração, enquanto criam ações que engajem o público e incentivem compras. Entre as estratégias para aproveitar essa data, estão: oferecer descontos para compras feitas em pares ou grupos (ex.: "Compre 2 e leve 3", "Leve um para você e outro para um amigo com 20% de desconto"); Oferecer frete grátis em compras compartilhadas entre amigos; entre outras.
Agosto
10/08 - Dia dos Pais
- Oportunidade: aproveite esta data especial para oferecer promoções exclusivas, incluindo cupons de desconto. Enriqueça a experiência do cliente com dicas e sugestões personalizadas, para que aproveitem ao máximo o dia. Lembre-se de que esta data pode ser sensível para alguns, por isso, é importante sempre perguntar se o cliente deseja receber conteúdos ou ofertas relacionadas à ocasião, garantindo uma abordagem respeitosa e personalizada
15/08 - Dia dos Solteiros
- Oportunidade: explore a criatividade no Dia dos Solteiros e ofereça promoções especiais aos seus clientes, com cupons de desconto e ofertas exclusivas para a ocasião. Para tornar a experiência ainda mais envolvente, implemente dinâmicas de gamificação, criando um conteúdo divertido e interativo que incentive os consumidores a se envolverem ainda mais com a campanha e com a marca
Setembro
02 a 08/09 - Semana do Brasil
- Oportunidade: a Semana do Brasil se consolidou como uma oportunidade para as marcas impulsionarem suas vendas e conquistarem novos clientes por meio de promoções. Para se destacar em meio à concorrência, é essencial oferecer preços atrativos e promoções que incluam frete grátis, descontos progressivos e até brindes, como forma de reconhecer e premiar a preferência do cliente.
15/09 - Dia do Cliente
- Oportunidade: assim como em março, essa data é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com seus clientes fiéis e oferecer promoções exclusivas. Aproveite o momento para encantar e reter clientes, oferecendo cupons exclusivos, descontos irresistíveis e, se possível, brindes especiais, como forma de demonstrar sua gratidão pela escolha da sua marca.
22/09 - Início da Primavera
- Oportunidade: com a chegada da estação mais florida do ano, a marca tem a oportunidade de se mostrar criativa ao apresentar os produtos da temporada. Personalize o layout e adicione elementos visuais que enriquecem a comunicação. Aproveite também para oferecer promoções especiais: disponibilize cupons de desconto ou ofertas exclusivas em categorias sazonais, como vestidos floridos, sapatos confortáveis.
27/09 - Dia Internacional do Turismo
- Oportunidade: essa data é uma plataforma para destacar destinos, fomentar viagens e conectar-se emocionalmente com o público. As marcas podem usar hashtags como #DiaDoTurismo e #ExploreOMundo para engajar o público e alcançar mais pessoas; Destacar práticas de Turismo sustentável, como apoio a destinos ecológicos ou programas de redução de impacto ambiental; Trabalhar com agências de viagens, hotéis e companhias aéreas para oferecer pacotes integrados.
Outubro
Outubro Rosa
- Oportunidade: aproveite o Outubro Rosa para conscientizar sobre a importância doscuidados com a saúde feminina. Compartilhe conteúdos que incentivam as mulheres a se cuidarem e informe sobre possíveis parcerias da sua marca com instituições que apoiam essa causa tão importante.
12/10 - Dia das Crianças
- Oportunidade: no Dia das Crianças, sua marca pode explorar diversas estratégias promocionais para atrair e engajar os clientes na compra de presentes. Capriche nos elementos visuais, criando peças chamativas e criativas que capturem a atenção e transmitam o espírito lúdico da data de forma impactante, para que os pais sejam impactados e lembrem de seus filhos.
23/10 - Dia do aviador
- Oportunidade: para as marcas, essa data representa uma oportunidade para se conectar com um público apaixonado por aeronaves, viagens e o espírito aventureiro que a aviação evoca. Empresas e marcas podem realizar eventos com pilotos e profissionais da aviação. Fabricantes de aeronaves e equipamentos podem oferecer descontos em produtos e serviços. Outra dica é aproveitar a data para organizar visitas guiadas a hangares e aeroportos.
31/10 - Halloween
- Oportunidade: aproveite o tema da data para renovar o visual das peças de comunicação, incorporando elementos criativos e característicos do Halloween. Aposte em designs chamativos e temáticos para capturar a atenção dos clientes e criar uma experiência ainda mais envolvente por meio de promoções e categorias de produtos relacionados com a data.
Novembro
Novembro Azul
- Oportunidade: aproveite o Novembro Azul para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina. Como forma de engajamento, ofereça descontos exclusivos durante a campanha, criando uma oportunidade para seus clientes contribuírem ativamente para a conscientização e prevenção do câncer de próstata.
09/11 - Dia do Hoteleiro
- Oportunidade: é o momento para valorizar os profissionais e o setor de hospitalidade, destacando sua importância para o Turismo e a economia. Marcas e empresas do segmento podem organizar encontros presenciais ou webinars para discutir tendências do setor de hospitalidade, como inovação, sustentabilidade ou marketing digital. Outra oportunidade é oferecer descontos ou condições especiais em produtos e serviços voltados para hotéis, como mobiliário, equipamentos, itens de decoração ou softwares de gestão.
20/11 - Dia da Consciência Negra
- Oportunidade: aproveite a data para reforçar o compromisso da sua marca com a luta pela igualdade racial. Destaque o apoio a ONGs que defendem os direitos da comunidade negra e as campanhas que combatem ativamente o racismo. Demonstre, com ações concretas, o engajamento da sua marca em construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
28/11 - Black Friday
- Oportunidade: a Black Friday é uma das datas mais estratégicas do varejo, dessa forma é importante trabalhar com mais de um canal e oferecer promoções para atrair seus clientes. Estimule as compras com cupons exclusivos, descontos progressivos, frete grátis, opções de retirada na loja e muito mais. Aproveite para criar uma experiência de compra única e inesquecível.
Dezembro
01/12 - Cyber Monday
- Oportunidade: aproveite a Cyber Monday como uma chance para atrair clientes que não conseguiram aproveitar as promoções da Black Friday. Ofereça ofertas exclusivas e utilize o senso de urgência para incentivar a conversão como última oportunidade da temporada.
21/12 - Início do Verão
- Oportunidade: personalize os layouts com elementos visuais inspirados no verão, tornando a comunicação ainda mais encantadora e atraente para os clientes. Não deixe de aproveitar o momento para criar promoções irresistíveis: ofereça cupons de desconto e ofertas exclusivas em categorias sazonais, incentivando os clientes a descobrirem e aproveitarem as novidades da estação.
25/12 - Natal
- Oportunidade: nas campanhas de Natal, sua marca pode aproveitar para transmitir votos de boas festas aos clientes enquanto oferece descontos atrativos e promoções exclusivas, incentivando-os a escolher os presentes perfeitos para a ocasião. Capriche no layout das comunicações, adicionando elementos visuais que refletem o espírito natalino.
31/12 - Réveillon
- Oportunidade: aproveite esta oportunidade de final de ano oferecendo aos clientes uma retrospectiva especial. Surpreenda-os com dados personalizados e acrescente valor na sua comunicação. Promova um relacionamento contínuo no ano que está por vir por meio de promoções exclusivas e cupons especiais, incentivando-os a adquirir produtos para celebrar o Réveillon com elegância e economia.