"Pandemia mudou geopolítica do Turismo e América Latina tem mais importância pra França"
Diretora da Atout France na América do Sul celebra resultados da feira Rendez-vous 2025

LYON, França - Debaixo de uma chuva fina que não demorou muito a passar, operadores de viagem e agentes da América do Sul saíram do Novotel Gerland Musée des Confluences para o segundo e último dia da feira Rendez-vous en France 2025. O evento anual de promoção do Turismo francês foi realizado na Halle Tony Garnier, em Lyon, nos dias 1º e 2 de abril.
Carolina Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul, conversou com o Portal PANROTAS sobre o peso do mercado emissor da região para o setor de Turismo na França:
“A pandemia mudou a geopolítica do Turismo, e a América Latina se tornou mais importante para a França. Os números refletem isso claramente. Hoje, Brasil é o terceiro mercado emissor de longa distância, à frente dos países asiáticos. México também vai muito bem. Argentina retornou, com todos os voos para Paris lotados, e vamos voltar a organizar eventos no país. Colômbia está crescendo. Peru vem se destacando tanto que estamos avaliando fazer um trabalho específico de promoção no país”.
Carolina Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul
Profissionais de Turismo de Brasil e México formaram duas das maiores delegações da feira Rendez-vous em 2025. Mas ainda há obstáculos a serem superados, ressalta Caroline:
“Por conta da pandemia, algumas regiões da França optaram por investir prioritariamente no mercado europeu, de curta distância. Atualmente, nosso trabalho na Atout France se divide em duas frentes. Promovemos a França na América Latina e, também, precisamos mostrar às regiões francesas que vale a pena apostar no mercado emissor desses países. Os visitantes internacionais continuarão indo a Paris. Porém, cada vez mais, querem combinar a capital com outros programas, e a infraestrutura de transporte do país facilita isso”.
Com cerca de 40 operadores de viagem e agentes, o grupo de representantes do Brasil combinou profissionais que vieram ao evento pela primeira vez com frequentadores assíduos.
“Todos os anos, procuramos ter uma taxa de renovação de 30 a 40%”, diz Caroline. “Claro que operadoras tradicionais, que vendem França muito bem, sempre serão bem-vindas. Mas procuramos as pérolas escondidas no mercado brasileiro, principalmente no Nordeste. Não é fácil convencer quem nunca veio, dá trabalho. Também incentivamos as empresas a enviarem profissionais diferentes a cada ano, para aumentar a rede de conexões com os fornecedores”.
A diretora conta que, de um modo geral, foi positivo o feedback dos profissionais brasileiros: “Recebi muitos comentários sobre a qualidade das reuniões de negócios e dos pré-tours. Essas viagens são fundamentais para apresentar melhor o país. Este ano, os representantes da América Latina estiveram nos Alpes, na Provence e na Côte d’Azur. Um grupo passou mais dias na própria Lyon, uma pequena Paris com enogastronomia única, muito importante do ponto de vista econômico, e uma das portas de entrada para os Alpes.”
Nice, na Côte d’Azur, será a cidade-sede da feira Rendez-vous en France 2026. Caroline destaca que, apesar de ser mais conhecida dos visitantes internacionais do que Lyon, é uma cidade que se renovou nos últimos anos, inclusive na hotelaria de luxo.
Ao final do evento, agentes e operadores de viagens tiveram a oportunidade de conhecer The Village Outlet, a 30 km a sudeste de Lyon, em Villefontaine, e ver um show de som e luz. O centro comercial reúne marcas conhecidas em 135 lojas de roupas e acessórios, produtos esportivos, de beleza e decoração, com descontos de 30% a 70%, além de restaurantes.
Outro grupo, com cerca de 25 profissionais, sendo 15 do Brasil, seguiu de TGV para um pós-tour em Paris, com hospedagem no hotel The Hoxton. O programa de visitas na capital foi organizado exclusivamente para operadores de viagem e agentes da América Latina.
A opinião de profissionais que participaram da feira Rendez-vous en France 2025
Rendez-vous é um evento fundamental para quem trabalha ou quer trabalhar com a França. A seguir, alguns players do Turismo no Brasil que estiveram na edição 2025 destacam os pontos altos do que viram nos dias em Lyon e nos pré-tours.
Edson Ruy, da Mondiale by Ancoradouro
“Passei dois dias em Paris, antes da feira, com o objetivo principal de visitar a Notre-Dame. Sem dúvida, a reabertura da Catedral é um ótimo motivo para voltar à França. Na feira, tive a oportunidade de rever muitos parceiros e conhecer outros. Atendeu a todas as expectativas. Agora vou para Courchevel. Aluguei um carro para aproveitar os últimos dias da temporada de esqui, que termina em 21 de abril. O Turismo de esportes de inverno está cada vez mais em alta no Brasil”
Suzane Hammer, da Senator
“A organização da feira é muito boa. Estava especialmente interessada em castelos no Vale do Loire. Temos uma demanda para este tipo de produto tão encantador, e conversei com fornecedores que não conhecia. Também fiquei bem impressionada com Calvados. As pessoas conhecem a bebida, mas não a região. Além de destilarias, tem queijarias, natureza e a Basílica de Santa Teresa”
Guilherme Gomes, da Aerotur
“Foi ótima oportunidade para reencontrar parceiros e reforçar conexões. Participei do pré-tour para Val d’Isère, nos Alpes, segmento em expansão. Principalmente para uma empresa nordestina baseada em Natal, no Rio Grande do Norte. Estou com boas expectativas para começar a vender a próxima temporada de inverno. Lyon é uma cidade muito agradável e um bom ponto de partida para os Alpes”
Mariana Azevedo, da Diversa
“Descobri muitas novidades interessantes na Borgonha, na Provence e no Sul da França, minhas regiões de maior interesse. Também conheci novos fornecedores de Paris, o que é fundamental, porque os visitantes não vão deixar de ir à capital. A ideia é sempre combinar a cidade com outros destinos”
Isabela Soares, da RioTravel
“As reuniões durante a feira foram muito boas, com fornecedores preparados. Fiz também um ótimo pré-tour por Marselha, Cassis e Avignon.”
Delegação sul-americana

A delegação sul-americana reuniu mais de 40 profissionais, sendo mais de 30 operadores de viagem e agentes do Brasil. Do time da Atout France na América do Sul, além de Caroline Putnoki, estavam também em Lyon Beatriz Alves, assistente de Promoção e Marketing para a América do Sul, e Shirley Vieira, gerente de projetos.
A lista de profissionais de Turismo do Brasil convidados para a feira reuniu:
- Alberto Bacarin, Orinter
- Barbara Resende, Qualità
- Bruna Ortunes, CVC Corp
- Catherine Worms, Special Trip
- Clarice Serpa, Wee Travel
- Edson Ruy, Mondiale by Ancoradouro
- Gilberto Braghetta, Alternatur
- Giulia Buratta, Blanc Tour
- Guilherme Gomes, Aerotur
- Isabela Oliveira, RioTravel
- Larissa Vieitas, Travel Place
- Lucas Novaes, Cativa
- Mariana Azevedo, Diversa
- Mariana Monteiro, Costa Brava
- Mário Sergio Campos, Zurich
- Mauricio Holst, Orion
- Mayumi Ogasawara, Azul
- Mila Fiorese, Travelness by Primetour
- Pablo Benhard, TT
- Rafael Raiol, Wanderlust
- Ronnie Correa, da Abreutur
- Regina Kiraly, da Mistral
- Saulo Reis Jr, da BWT
- Suzane Hammer, da Senator
- Vitor Libório, da SB Travel
- Entre outros profissionais.
Veja fotos do dia abaixo:
Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS
Viagem a convite da Atout France em parceria com a Air France e seguro GTA