Abav TravelSP: lideranças femininas destacam trajetória de sucesso no Turismo
Manhã foi devidamente encerrada com o painel Elas Movem o Turismo: Liderança Feminina no Setor

CAMPINAS - Manhã de programação intensa neste primeiro dia de Abav TravelSP 2025, feira que acontece nesta quarta (9) e quinta-feira (10), no Royal Palm Hall, em Campinas. Além da feira de negócios, que rola de 14h às 19h reunindo grande parte do trade, a Abav-SP | Aviesp também preparou uma programação especial para os agentes de viagens, com palestras, painéis e debates construtivos.
A manhã foi devidamente encerrada com o painel "Elas Movem o Turismo: Liderança Feminina no Setor", que contou com a participação de Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, Barbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, Luciane Leite, secretária executiva de Turismo do Estado de São Paulo, e Alexandra Caprioli, secretária de Turismo de Campinas. A mediação ficou a cargo da mentora Sabrina Bull.

"Tenho o Turismo na veia. Comecei como guia e depois fui trabalhar na gestão pública. Hoje me considero uma soteropaulistana. Trabalhei por 15 anos no Turismo da Bahia e depois tive o privilégio de fazer parte da equipe da Secretaria de Turismo de São Paulo. Neste meio tempo, fui diretora da WTM-LA com cinco anos. Meu histórico está sempre brigando por mulheres e para mulheres por onde trabalhei", disse Luciane Leite.

Barbara Braga, por sua vez, com apenas 30 anos de idade, destacou a passagem pela Secretaria da Fazenda de Alagoas, que começou em 2014, e sua entrada no Turismo em 2023. "Vejo agora a nossa importância de gerar emprego e renda, introduzir essa temática e mudar a realidade do País através do Turismo. E em Alagoas, já temos a maioria feminina do primeiro escalão no Governo de Alagoas", frisou ela.

Ana Carolina Medeiros e a segunda mulher presidente da Abav Nacional em 70 anos de associação, depois de Magda Nassar. "Venho originalmente de uma empresa de ônibus. Treinávamos guias e motoristas, até criarmos nossa agência de viagens. Minha trajetória inteira foi dentro deste segmento. Sempre respiramos Turismo e buscando capacitar nossos profissionais e a nós mesmos. E agora, como presidente da Abav Nacional, temos a missão de colocar os agentes de viagens em primeiro lugar, que sejam sempre reconhecidas", revelou ela.

Alexandra Caprioli, por sua vez, destacou seus 15 anos na área acadêmica e as oportunidades estimuladas no ambiente de negócios durante sua carreira também por outros setores, como a antiga Trip. "E a última parte desta história começa em 2013, quando comecei a ser gestora do Turismo de Campinas. E agora nos últimos quatro anos, fui chamada para ser secretária de Cultura e Turismo de Campinas. São 13 anos já de gestão pública", diz.