Abav-SP | Aviesp: as aéreas com NDC no Brasil e as vantagens para agentes
A tecnologia didática para vender melhor está sendo rapidamente implementada em todo o mundo

CAMPINAS - Manhã de programação intensa neste primeiro dia de Abav TravelSP 2025, feira que acontece nesta quarta (9) e quinta-feira (10), no Royal Palm Hall, em Campinas. Além da feira de negócios, que rola de 14h às 19h reunindo grande parte do trade, a Abav-SP | Aviesp também preparou uma programação especial para os agentes de viagens, com palestras, painéis e debates construtivos.
Entre os assuntos debatidos, está o "NDC em Foco: painel do Comitê de Tecnologia – Parte 2". Para quem ainda não sabe, o NDC (New Distribution Capability) é o novo sistema de comunicação que está sendo cada vez mais utilizado entre consolidadoras, operadoras e companhias aéreas. É uma nova linguagem que facilita a venda de bilhetes e do conteúdo ofertado por cada companhia aérea.

A tecnologia didática para vender melhor está sendo rapidamente implementado por diversas companhias aéreas e empresas de tecnologia, como a própria Amadeus. Trata-se de uma questão de tempo para o NDC ser o novo canal de distribuição da aviação no mundo todo e, por conta disso, o agente de viagens precisa estar atualizado.
"O que é importante entender: NDC não é algo opcional. Você já está usando o NDC e muitas vezes nem percebe. O NDC já está ativo no Brasil, mas em estágios diferentes para cada companhia aéreas. De qualquer maneira, isso vai levar a gente para um patamar novo da distribuição. E cada companhia tem seu próprio tempo"
Bruna Uliani, gerente de Contas na Amadeus

O que sua agência de viagens precisa saber agora?

O painel foi comandado por Aoron Beyer, gerente de Desenvolvimento, Produto e Projetos na Benner, Luiz Fernando Mordenti, diretor de Contas Sênior na Sabre; e Bruna Uliani, gerente de Contas na Amadeus. Todos fazem parte do Comitê de Tecnologia da Abav-SP | Aviesp.
- Dados revelam que nove companhias aéreas nacionais e internacionais, das 17 que responderam a pesquisa da Abav-SP | Aviesp, já estão com NDC ativo no mercado brasileiro. São elas: Air Canada, American Airlines, Air France-KLM, British Airways, Copa Airlines, Iberia, Latam Airlines, Lufthansa e Tap.
- Outras oito aéreas ainda não contam com NDC ativo no Brasil. São elas: Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Azul, Delta, Ita Airways, Gol, Qatar Airways e United. No caso da Qatar Airways e United, por exemplo, as companhias já têm NDCs consolidados em outros mercados, mas ainda não no mercado brasileiro.
A pesquisa revela que, das companhias que já afirmaram que estão com NDC no Brasil, cinco já estão com o NDC devidamente implementado, enquanto outras quatro estão em fase piloto. Já entre aquelas que ainda não implementaram o NDC, uma está em fase piloto, duas devem implementar a tecnologia nos proximos seis meses e outras cinco não têm previsão para o NDC no Brasil.

Quão evoluídas estão as companhias aéreas?
- 100% das companhias pesquisadas que têm NDC no Brasil já permitem emissão de bilhetes;
- 78% já permitem cancelamento de voos, remarcação voluntária, marcação de assentos e reembolso;
- 67% já permitem a remarcação involuntária
- 78% das companhias já tem a adição do programa de fidelidade na reserva
- 78% das companhias já disponibilizam a marcação de assentos
- 67% já permitem divisão de PNR/Reserva
- 56% já permitem alteração após já ter um trecho voado
- 44% permitem atualização de nome na reserva
- 33% da divisão de PNR feita através de sua API e agregador
"Estamos em uma fase híbrida, que vai avançando com o tempo. E estamos sofrendo a influência direta desta tecnologia. A mudança acontece e faz parte do nosso dia a dia. Precisamos entender que o NDC é a nova capacidade de distribuição da Iata, onde as integrações entre sistemas e companhias aéreas ganham um padrão modernizado. É um processo contínuo para suportar as novas demandas do mercado, como serviços auxiliares, o preço contínuo, entre outros fatores dinâmicos"
Luiz Fernando Mordenti, diretor de Contas Sênior da Sabre