Pedro Menezes   |   03/02/2025 22:56
Atualizada em 03/02/2025 22:57

Embratur está de volta à ITB China após seis anos; veja como participar

O edital para interessados em participar como coexpositores já está aberto

Divulgação
Serão 12 selecionados para participar da feira que acontece entre os dias 27 e 29 de maio, em Xangai
Serão 12 selecionados para participar da feira que acontece entre os dias 27 e 29 de maio, em Xangai

O Brasil está de volta à ITB China, uma das maiores feiras de Turismo da Ásia, após seis anos de ausência. O retorno à feira é parte da mudança de estratégia da atual gestão da Embratur para o mercado chinês planejada para 2025. O edital para interessados em participar como coexpositores já está aberto.

Serão 12 selecionados para participar da feira que acontece entre os dias 27 e 29 de maio, em Xangai, entre institucionais, operadores de turismo receptivo internacional e organizações de marketing de destinos e associações representativas. As inscrições serão feitas pelo link e vão até 16 de fevereiro.

“O chinês é o povo que mais faz turismo internacional no mundo, com cada vez maior poder econômico. E o tipo de destino que o chinês mais procura em longas distâncias não é sol e praia, é muito mais natureza e cultura, segmentos em que o Brasil tem muito a oferecer. O nosso retorno à China acontece através de um longo estudo de mercado. Com uso de inteligência de dados, desenhamos uma estratégia de promoção muito direcionada aos nossos potenciais visitantes, turistas que se interessam em visitar destinos com o perfil parecido com o que podemos oferecê-los como alternativa, sempre experiências que só se pode viver no Brasil”

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo

Hoje, a China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, mas o Brasil só está 49ª posição no ranking de países mais visitados. Em 2024, foram 76 mil turistas chineses, 79% a mais que no ano anterior.

“Esse crescimento mostra que há espaço para expandirmos nossa participação, e é por isso que estamos voltando com um investimento mais estruturado e com todas as ferramentas conectadas em uma trilha”, destaca Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade.

No plano de ação, além da participação da ITB China, também estão previstas parcerias com canais chineses, um site oficial em mandarim, ativação de um escritório de relações públicas na China, para fortalecer a comunicação com a mídia e o trade local e o engajamento dos principais players B2B.

E o foco estará na promoção de experiências de natureza e ecoturismo, que são nichos em crescimento entre os turistas chineses. Segundo os dados de mercado, 35% dos viajantes chineses escolhem destinos por conta da natureza e do turismo outdoor, e 21% têm interesse específico em ecoturismo e aventura.

Critério de escolha dos coexpositores

O critério de escolha será por pontuação e, entre as exigências, está possuir site em inglês ou mandarim, a oferta de produtos, serviços e/ou experiências especificamente para o público chinês, realizar divulgação do destino em plataformas digitais chinesas, tais como Xiaohongshu, Weibo, WeChat e etc.

Há também pontuação para a oferta de produtos, serviços e experiências em segmentos prioritários para o mercado da feira, como turismo de natureza, ecoturismo, turismo regenerativo, etnoturismo (povos originários) e turismo de base comunitária.

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