WTM-LA prevê novo recorde de público e 24% mais de hosted buyers em 2025
As novidades previstas para a próxima edição também estiveram na pauta, incluindo a estreia de três áreas
Um rápido olhar para o passado recente, sem perder de vista o futuro que se aproxima. Esse foi o mote do primeiro encontro dos membros do Advisory Board da WTM Latin America, grupo formado por executivos de diferentes setores da indústria do turismo na Argentina, Brasil, República Dominicana e Uruguai.
“Quero reforçar que esse conselho é composto por pessoas e não pelos cargos que elas ocupam atualmente, pois levamos em conta a trajetória profissional de cada um para compor o grupo com distintas experiências e visões que fomentam as discussões e contribuem para o crescimento do evento”
Bianca Pizzolito, Event Leader da WTM Latin America
A primeira parte foi dedicada a apresentar o “Where Tech meets Touch” (Onde a tecnologia encontra o toque, em tradução livre), tema de 2025. Bianca reforçou ainda os resultados da edição 2024, a maior da história, e compartilhou as metas para o próximo ano.
“Nós estamos vendo a curva de crescimento acontecer e, para 2025, esperamos um público 8% maior, com grande contribuição de um fluxo de visitação de profissionais da América Latina”, adiantou Bianca, que também reforça a meta de aumentar em 24% o número de participantes do programa de Hosted Buyers, também contando com uma participação maior de compradores convidados de diferentes países latinos.
Participaram da reunião, em ordem alfabética: Ana Biselli, Bruno Reis, Danielle Roman, Estela Farina, Fabio Godinho, Mariana Aldrigui, Mariella Volppe, Natalia Pisoni e Paola Gomes, além do time da WTM Latin America, comandado por Bianca Pizzolito.
Bianca aproveitou o encontro para anunciar também a criação de um grupo focado em se aprofundar no caráter latino-americano do evento, trazendo discussões, pautas e estratégias que nortearão futuras ações no evento. “A ideia é que o grupo se reúna periodicamente para desenvolver estratégias e perspectivas para tornar o evento cada vez mais latino” finaliza Bianca.
Novidades para 2025
As novidades previstas para a edição de 2025 também estiveram na pauta, incluindo a estreia de três áreas – Mobilidade, Experiências e Travel Providers –, a expansão de escopo da Rota da Diversidade e a oferta de ferramentas que fazem da WTM Latin America um smart event – o coletor de dados Lead Manager App (antigo Emperia), o Dashboard do expositor que traz dados analíticos e o Colleqt, nova ferramenta que permitirá ao visitante coletar dados das empresas participantes por meio de QR Code.
“Os eventos inteligentes são a linha condutora da RX. Neste sentido, temos construído essa ideia a cada ano, investindo na integração entre o digital e o físico, o que tem total sinergia com o tema da próxima edição”, define.
Presente e futuro
Outro ponto do encontro foi a apresentação de uma pesquisa da Euromonitor International, empresa de pesquisa de negócios global que analisa e identifica tendências de consumo em diferentes indústrias, incluindo a do turismo. Mikaely Correa, analista de pesquisa da Euromonitor International, compartilhou insights estratégicos, a começar pela importância da personalização, já que o estudo revela o surgimento de oito novos perfis de viajantes: eco-adventurer, blended traveller, leisure seeker, cultural explorer, luxury seeker, digital traveler, wellness worshipper e adventure lover. As preferências mudam de acordo com a origem do viajante, com latinos e norte-americanos preferindo atrativos relacionados ao lazer e europeus privilegiando a oferta cultural dos destinos, por exemplo.
“Aspectos como promoção do relaxamento e segurança estão no topo do ranking de todos os turistas, independentemente da nacionalidade”, reforça Mikaely. A pesquisadora também revela que atrativos e serviços ligados à promoção de bem-estar são os que mais cresceram nas buscas, com aumento de 46,7% entre 2019 e 2024.
Segundo a empresa de análise de dados, a perspectiva é que a indústria do Turismo feche o ano com uma receita total de US$ 2,8 trilhões, o que a coloca à frente de outros mercados como a de bem-estar e cuidados pessoais, que também tem grande relevância na América Latina.
A América Latina ocupa o quarto lugar nesse ranking, com receita estimada em quase US$ 200 bilhões em 2024, o que representa 7% do total da receita da indústria global em 2024. A América do Norte lidera o share, com projeção de receita de US$ 800 bilhões, seguida pela Europa Ociental, Ásia-Pacífico. Na projeção do estudo, a Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR, da sigla em inglês) é de 7,6% entre 2025 e 2029.