WTM Latin America 2025 é lançada com expectativa de 8% no aumento de público
Próxima edição da feira terá tema focado em experiências e tecnologia; evento acontece em abril
Aproveitando a presença inédita no Brasil de Jonathan Heastie, novo diretor de Portfólio de Viagens da Reed Exhibitions, a WTM Latin America 2025 foi lançada oficialmente para o trade brasileiro nesta sexta-feira (11). A feira acontece de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Com números recordes na edição deste ano, a feira já espera um aumento de 8% de público em 2025. A WTM 2024 reuniu mais de 29 mil profissionais do Turismo, 797 marcas expositoras (+20% quando comparado a 2023), mais de 2 mil membros do Buyer’s Club, 73 Hosted Buyers (+55% que 2023) e mais de 8 mil agentes de viagens.
A diretora da WTM Latin America, Bianca Pizzolito, destacou que a edição de 2025 do evento terá como mote “A tecnologia a favor dos encontros presenciais, gerando verdadeiras conexões”, sem deixar de lado a sustentabilidade e a diversidade.
“Queremos explorar como a tecnologia pode ser usada em prol do contato humano. Para isso estamos trabalhando em promover um evento inteligente e implementar ferramentas que combinem o mundo físico e digital”
Bianca Pizzolito, diretora da WTM Latin America
A diretora prometeu um pavilhão mais diverso e inteligente, com três novas áreas: Experiências, Travel Providers (dedicada a empresas que sejam provedoras de serviços ou produtos para o Turismo) e Mobility (estandes de locadoras de veículos) em que os visitantes poderão compartilhar seus contatos e expandir suas bases de negócios, principalmente por meio do aplicativo Colleqt, que disponibilizará um QR Code em todos os estandes da feira para que os interessados escaneiem e coletem os dados.
Outra ferramenta oferecida aos expositores é o Emperia, que coleta, armazena e categoriza informações sobre todas as pessoas que passaram pelo estande. Ao final do evento, os expositores têm acesso a um relatório com os dados de todas essas visitas.
A Rota da Diversidade, que neste ano abordou afroturismo, Turismo LGBT+ e Viagens 60+, trará mais temas na edição de 2025.
Em termos de dimensões, a WTM Latin America 2025 terá aumento de 10% na área de exposição, com a expansão das áreas dedicadas a destinos brasileiros e latino-americanos, um legado de 2024 que permanecerá para o próximo ano.
Complementando os detalhes da WTM Latin America 2025, Jonathan Heastie compartilhou alguns spoilers do report que a WTM Londres lançará em breve para o mercado. Segundo o diretor, cada vez há mais pessoas jovens viajando e buscando por destinos que agreguem diversidade, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade.
“A indústria de Turismo tem crescido muito desde a pandemia. Vemos que os níveis de ocupação e de pessoas viajando já estão ultrapassando os números de 2019. A Europa tem liderado a recuperação do setor e acreditamos que a China ultrapassará os Estados Unidos como destino mais buscado entre os viajantes. Há, ainda, uma expectativa de crescimento no Turismo de países como Arábia Saudita, África do Sul e Egito”, afirmou Heastie.
Entre as tendências de comportamento de viagens, o report demonstrará que:
- Viajantes buscam por experiências locais, relacionadas à música, gastronomia, esportes, natureza e bem-estar;
- Viagens que combinam negócios e lazer, em que os visitantes estão estendendo a estada no destino;
- Viajantes estão mudando a forma como viajam para reduzir as emissões de carbono;
- Busca por slow travels, com experiências mais profundas e interação com a comunidade local.