Beatrice Teizen   |   21/10/2024 10:27
Atualizada em 21/10/2024 11:06

Festuris celebra retomada dos voos no Aeroporto Salgado Filho

Nesta segunda-feira, Azul e Gol realizaram as primeiras operações para o terminal da capital gaúcha


Divulgação
John Rodgerson, CEO da Azul, e Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris
John Rodgerson, CEO da Azul, e Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris

Foi com festa, emoção e comemoração que o Aeroporto Salgado Filho recebeu o primeiro voo comercial na manhã desta segunda-feira (21). A equipe do Festuris esteve em Porto Alegre participando da retomada das atividades da pista de pousos e decolagens. “É um momento marcante para todos nós. O Rio Grande do Sul sabe o quanto nos fez falta o aeroporto”, resumiu o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, que presenciou o pouso.

Era 8h03 quando tocou o solo o avião da Azul Linhas Aéreas trazendo 174 passageiros que partiram de Campinas, entre eles o CEO da Azul, John Rodgerson. No setor de desembarque, o público fez a recepção do voo, entre eles o governador Eduardo Leite e o ministro Paulo Pimenta. O trade turístico da serra esteve em peso e festejou muito o reinício das operações.

O avião foi todo personalizado pela empresa aérea com uma pintura de saudação ao Rio Grande do Sul. O número do voo, 2603, foi escolhido com um significado especial, o aniversário de Porto Alegre. E o piloto Henrique Schneider, 25 anos, também teve um dia marcante.

Ele teve seu pedido atendido pela Azul para ser o responsável pelo voo, pois é natural de Ivoti e além de ser no dia do seu aniversário, esta foi a primeira vez que conduziu um voo para a capital do seu Estado. E assim que o avião iniciou o taxiamento após o pouso, ele fez questão de mostrar pela janela da cabine uma bandeira do Rio Grande do Sul.

Divulgação
Festuris deu uma caneta com uma mensagem para cada passageiro
Festuris deu uma caneta com uma mensagem para cada passageiro

Operação do aeroporto

Logo em seguida, às 8h20, pousou o segundo avião, este vindo de Congonhas com a Gol Linhas Aéreas – e o Portal PANROTAS está acompanhando de perto esta operação. Segundo a concessionária Fraport, serão realizados 71 pousos e decolagens envolvendo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília neste primeiro dia de operação, atendendo cerca de 9 mil pessoas.

A partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.

A pista vai funcionar das 8h às 22h com capacidade para 181 voos entre pousos e decolagens, isso significa 70% da capacidade total do aeroporto. Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados