Festuris celebra retomada dos voos no Aeroporto Salgado Filho
Nesta segunda-feira, Azul e Gol realizaram as primeiras operações para o terminal da capital gaúcha
Foi com festa, emoção e comemoração que o Aeroporto Salgado Filho recebeu o primeiro voo comercial na manhã desta segunda-feira (21). A equipe do Festuris esteve em Porto Alegre participando da retomada das atividades da pista de pousos e decolagens. “É um momento marcante para todos nós. O Rio Grande do Sul sabe o quanto nos fez falta o aeroporto”, resumiu o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, que presenciou o pouso.
Era 8h03 quando tocou o solo o avião da Azul Linhas Aéreas trazendo 174 passageiros que partiram de Campinas, entre eles o CEO da Azul, John Rodgerson. No setor de desembarque, o público fez a recepção do voo, entre eles o governador Eduardo Leite e o ministro Paulo Pimenta. O trade turístico da serra esteve em peso e festejou muito o reinício das operações.
O avião foi todo personalizado pela empresa aérea com uma pintura de saudação ao Rio Grande do Sul. O número do voo, 2603, foi escolhido com um significado especial, o aniversário de Porto Alegre. E o piloto Henrique Schneider, 25 anos, também teve um dia marcante.
Ele teve seu pedido atendido pela Azul para ser o responsável pelo voo, pois é natural de Ivoti e além de ser no dia do seu aniversário, esta foi a primeira vez que conduziu um voo para a capital do seu Estado. E assim que o avião iniciou o taxiamento após o pouso, ele fez questão de mostrar pela janela da cabine uma bandeira do Rio Grande do Sul.
Operação do aeroporto
Logo em seguida, às 8h20, pousou o segundo avião, este vindo de Congonhas com a Gol Linhas Aéreas – e o Portal PANROTAS está acompanhando de perto esta operação. Segundo a concessionária Fraport, serão realizados 71 pousos e decolagens envolvendo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília neste primeiro dia de operação, atendendo cerca de 9 mil pessoas.
A partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.
A pista vai funcionar das 8h às 22h com capacidade para 181 voos entre pousos e decolagens, isso significa 70% da capacidade total do aeroporto. Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.