Aeroporto de Porto Alegre volta a receber voos comerciais após 170 dias
Terminal reabre com a operação de 81 voos diários domésticos e com capacidade para receber até 128 por dia
PORTO ALEGRE - Dia 3 de maio de 2024. Uma tempestade sem precedentes fechava o Aeroporto de Porto Alegre. Na ocasião, todos, inclusive a própria Fraport Brasil, acreditavam que as operações no terminal voltariam dois dias depois, no domingo após a tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. Ledo engano.
Mais de cinco meses (171 dias ou 4.100 horas) irão se passar até as 08h20 desta segunda-feira, dia 21 de outubro, quando chegará o primeiro voo comercial, oficializando não só a reabertura do terminal para pousos e decolagens de voos comerciais, mas a conexão aérea de Porto Alegre com o Brasil e com o mundo.
Já a segunda aeronave pousará no terminal às 08h40, em voo proveniente de São Paulo, realizado pela Gol, com direito a pintura temática do Rio Grande do Sul. O Portal PANROTAS está a bordo deste voo! Além dele, outros 70 voos estão confirmados para este primeiro dia de operação.
Aeroporto reabre com capacidade para receber 128 voos diários
A plenitude das operações só acontecerá no dia 16 de dezembro. Até lá, o terminal será capaz de receber até 128 voos diários, todos domésticos. No entanto, como já confirmado pelo Portal PANROTAS, Azul, Gol e Latam vão operar, neste princípio, 81 voos diários. Mas quais rotas serão operadas por Azul, Gol e Latam?
Azul
- Porto Alegre–Campinas
- Porto Alegre–Curitiba
- Porto Alegre–Belo Horizonte
- Porto Alegre–Congonhas
- Porto Alegre–Guarulhos
- Porto Alegre–Rio de Janeiro/Galeão
- Porto Alegre–Santa Maria
- Porto Alegre–Santo Ângelo
- Porto Alegre–Pelotas
- Porto Alegre–Uruguaiana
Gol
- Porto Alegre–Congonhas
- Porto Alegre–Rio de Janeiro/Galeão
- Porto Alegre– Guarulhos
- Porto Alegre–Brasília (a partir de 27 de outubro)
Latam
- Porto Alegre–Brasília
- Porto Alegre–Congonhas
- Porto Alegre–Guarulhos
- Porto Alegre–Curitiba (a partir de 27 de outubro)
- Porto Alegre–Rio de Janeiro/Galeão (a partir de 27 de outubro)
Terminal voltará a 100% da capacidade operacional em dezembro
E a partir do dia 16 de dezembro, como também já anunciado, o terminal volta a operar com 100% de sua capacidade operacional, o que já acontecia antes das enchentes de maio. É neste momento que serão retomadas as operações internacionais, como as já anunciadas pela Copa Airlines.
Para isso as obras seguem avançando. Na última semana, o terminal já estava com 600 metros de sua pista de pousos e decolagens devidamente restaurada, ou seja, cerca de 1/3 dos 1,7 mil metros de comprimento que serão recuperados na primeira fase da retomada das operações (30% a 40% do trabalho concluído).
Outra companhia que já anunciou o retorno dos voos internacionais a Porto Alegre foi a Latam. A partir de 1º de janeiro de 2025, a Latam retoma a operação da rota Porto Alegre-Lima (Peru). Já a rota Porto Alegre-Santiago (Chile) começa dois dias depois, em 3 de janeiro.
Salgado Filho receberá mais de 637 mil assentos até dezembro
De acordo com dados da ForwardKeys, empresa de inteligência de viagens, entre 3 de maio e 30 de novembro de 2024, cerca de 18,5 mil voos foram programados para o aeroporto, com uma capacidade de quase 3 milhões de assentos. É claro que a maioria já foi cancelada, mas ainda dá tempo de se recuperar.
Para outubro de 2024, por exemplo, entre os dias 21 e 31, estão previstos 82.002 assentos. Em novembro, estão previstos 267.422 assentos, queda de 34,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Já para dezembro, estão previstos 288.536 assentos (-28,9%)
Hotéis e atrações esperam mais de 3 milhões de turistas
Estima-se que mais de 50% dos turistas que passarão pelo aeroporto da capital terão como destino a Serra Gaúcha e cidades como Gramado. A retomada das atividades no aeroporto deve contribuir instantaneamente para intensificar a recuperação econômica da região.
Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado, cidade do Natal Luz, maior evento natalino da América Latina e uma das principais atrações neste período da região,
"A reabertura do aeroporto de Porto Alegre é um marco a ser celebrado pelo impacto na recuperação das atividades de todo o Estado. O que impediu a vinda de muitos turistas, pois as áreas de atrações não foram prejudicadas e permaneceram 100% operacionais”
Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado
A previsão do Sindtur (Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias) é de que a ocupação dos hotéis na Serra Gaúcha possa chegar a até 70% nos próximos meses, impulsionada pelo Natal Luz, em Gramado, com público superior a 3 milhões de pessoas.
Agências esperam meses de grande procuras
As agências de viagens do Rio Grande do Sul já esperam meses de grande procura por passagens aéreas. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do RS (Abav-RS) essa procura é nítida no setor, especialmente porque as companhias aéreas ao retomarem suas rotas na capital, na busca por completar os assentos disponíveis, têm disponibilizado datas com tarifas mais atrativas.
"Estamos orientando os clientes a se programarem e já comprarem suas passagens. Ainda existem diversas datas com tarifas muito boas. Então nossa projeção é de que os próximos meses sejam de bastante venda e procura por viagens aéreas"
O presidente da Abav-RS, João Augusto Machado
Desde o anúncio da reabertura, o mercado já tem demonstrado sinais de recuperação, com aumento na demanda por viagens. A Abav-RS reforça a importância desse momento para o segmento, que depende diretamente do bom funcionamento da malha aérea para atender ao crescente interesse dos consumidores.
Serra Gaúcha projeta dobrar ocupação hoteleira
Com o terminal aéreo da capital Porto Alegre voltando a operar nesta segunda-feira (21), o setor de Turismo já espera dobrar a ocupação dos hotéis da serra gaúcha. A previsão é de que a ocupação dos hotéis deva passar de 30% para até 70% nos próximos meses, impulsionada pelo Natal Luz de Gramado.
Estima-se que cerca de 50% do público que desembarca no aeroporto Salgado Filho tenha como destino a serra gaúcha e um dos eventos mais importantes do Estado é justamente o Natal Luz, um grande aliado no processo de retomada econômica da região, que terá 87 dias de festa nesta temporada.
Com a reabertura de voos pelas companhias aéreas, existe espaço para bilhetes com preços promocionais, em momento favorável para a compra de passagens antecipadas. Tudo isso para retomar os números da cidade que, em 2023, bateu o recorde de visitantes ao receber 8 milhões de turistas de todo o Brasil.