Pedro Menezes   |   10/10/2024 19:57

Festuris destaca novidades e sistema de transportes para Gramado (RS)

Programação deste ano será de 7 a 10 de novembro no Serra Park, e estão mantidas perspectivas de ampliação


Divulgação
Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, do Festuris
Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, do Festuris

O 36º Festuris - Feira Internacional de Turismo começou a contagem regressiva. Os CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, destacaram diversas novidades para este ano. A programação deste ano será de 7 a 10 de novembro no Serra Park, e estão mantidas as perspectivas de ampliação, especialmente no número de marcas expostas e unidades de negócios. A abertura oficial acontece noite do dia 7, no Palácio dos Festivais.

“O Festuris é um evento que tem uma responsabilidade muito grande porque a gente fala com o mercado turístico mundial há 36 anos. E este caminhar começou vislumbrando o mercado internacional desde o início, na segunda edição nos aventuramos mundo afora para aprender como se faziam eventos”

Marta Rossi, CEO do Festuris

Na última edição, em 2023, cerca de 2.500 marcas participaram do Festuris distribuídas em pelo menos 400 unidades de negócios como mesas, balcões, lounge e estandes. No ano passado, 40 destinos internacionais estiveram em Gramado. Para esta edição já estão confirmados 53 países.

Os organizadores estimam que haverá um crescimento no número de marcas expostas, especialmente as internacionais. A um mês do evento já se percebe um aumento na procura pelos espaços segmentados como LGBT+ e Luxury. Com relação à presença de público, estima-se repetir o sucesso do ano passado, quando cerca de 15 mil pessoas circularam pelos corredores nos dias de programação.

“A feira trará novidades como o Salão do RS que vai destacar e potencializar o nosso estado, a nossa cultura, integrando municípios, governo estadual, empresas e exaltar as riquezas do nosso turismo”

Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris

O Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre reabre para pousos e decolagens no dia 21 de outubro. O Festuris terá seis operações por dia e não é necessário agendamento. Além de Porto Alegre, também haverá operações nos aeroportos Hugo Cantergiani em Caxias do Sul e Hercílio Luz em Florianópolis. Nestes a operação será por agendamento. Mais informações no site festurisgramado.com/transporte-oficial.

Meeting Festuris

O grande palco de conteúdos terá duas manhãs intensas com pautas diversificadas. As palestras ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro e as inscrições podem ser feitas pelo site.

A temática central estará voltada a “Conexão Futuro”, e dentre os assuntos discutidos estão o turismo regenerativo e a sustentabilidade. A grade de conteúdo também dará destaques à informação, inovação, tendências do mercado, networking, promoção de destinos e aprendizado.

Profissionais, gestores públicos e estudantes estão convidados a participarem do Meeting. O valor do passaporte é R$ 349 e, além do conteúdo programático deste palco, a credencial garante acesso à feira de negócios. Para os agentes de viagens, o valor de inscrição é R$ 190 + R$ 20 de transporte solidário.

‍Novidades

PANROTAS / Emerson Souza
As novidades desta edição são o Espaço Health & Wellness e o Salão Rio Grande do Sul
As novidades desta edição são o Espaço Health & Wellness e o Salão Rio Grande do Sul

As atividades já tradicionais como os Espaços Luxury, LGBT+, Wedding, Business & Innovation, Green Experience e Food & Drinks estão confirmadas para este ano. As novidades desta edição são o Espaço Health & Wellness e o Salão Rio Grande do Sul.

O Salão RS é o local que vai dar visibilidade ao potencial turístico do Rio Grande do Sul, que sofreu com uma tragédia climática histórica. O objetivo do Festuris é mostrar em uma área exclusiva a resiliência do estado e o quanto está preparado para receber visitantes. O local contará com sinalização temática, palco de conteúdo para discussões, pórtico de acesso, painel de Led e elementos de cunho cultural tradicionalista. Resgatar a autoestima do RS é o foco principal.

A outra novidade é o espaço Health & Wellness que busca uma união entre a medicina convencional com as práticas complementares, abordando a saúde física, mental, espiritual e social. O objetivo é oferecer ao trade produtos, serviços e destinos de bem-estar e saúde, uma vez que esse turista gasta cerca de 130% a mais que o turista convencional. Outro dado relevante é que o turista Wellness (bem-estar) representa cerca de 59% das viagens, gerando mais de R$ 1,6 bilhão.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados