Artur Luiz Andrade   |   12/09/2024 18:19
Atualizada em 12/09/2024 18:26

Phocuswright Conference lança tarifa promocional para América Latina

Phocuswright Conference acontece em Phoenix, no Arizona (EUA), de 18 a 21 de novembro


Gute Garbelotto
Carolina Sass de Haro, da Mapie
Carolina Sass de Haro, da Mapie

É sabido que a Phocuswright Conference anualmente aborda as forças que impactam e remodelam o setor de Turismo e para este ano, a expectativa não é diferente. Novos agentes de mudança estão surgindo, enquanto uma nova era de viagens se aproxima.

A distribuição está sendo completamente transformada, com o surgimento de novos competidores e paradigmas que exercem influência e disputam o controle do conteúdo e do cliente e tudo atinge um novo nível de intensidade. Obviamente, grande parte disso é impulsionada por novas tecnologias que se tornarão ainda mais poderosas.

Abaixo, listamos assuntos que consideramos relevantes e que serão os tópicos principais das discussões da conferência em novembro.

Uma Nova Era

No topo do funil, anteriormente dominado pelo Google, vemos plataformas sociais como TikTok e Instagram no jogo. Pesquisas inteligentes e conversacionais, impulsionadas por IA, oferecem inspirações e recomendações de viagem mais personalizadas. Enquanto isso, as companhias aéreas estão reforçando a adoção do NDC para diferenciar seu conteúdo nos canais, enquanto sistemas tradicionais como os antes dominantes GDSs, estão sendo cada vez mais pressionados nessa nova dinâmica de distribuição.

Hotéis costumam seguir o exemplo das companhias aéreas. Será que eles ficarão para trás na busca por recuperar o controle da distribuição? Finalmente, marcas fora do ecossistema tradicional de viagens – incluindo grandes varejistas, instituições financeiras e clubes de fidelidade – estão firmemente ativos no setor, redefinindo o que significa ser uma agência de viagens online. Com uma infinidade de influenciadores, fontes de conteúdo e novos caminhos levando à compra, as empresas turísticas devem tomar decisões ousadas para acompanhar as mudanças.

Clientes no Controle

Apesar dos esforços fervorosos dos maiores fornecedores e intermediários para converter e reter o cliente, seu perfil e seus dados, nesta Nova Era apenas o cliente é dono de si mesmo. Identidade soberana, cofres de dados pessoais, carteiras digitais seguras e outras tecnologias permitem que consumidores tomem as rédeas.

Com essas ferramentas à disposição, os viajantes decidirão como, quando e com quem compartilhar seus dados e informações pessoais, protegendo sua privacidade e removendo uma camada de atrito nas compras de viagens. Com a inversão de poder, como os gigantes e inovadores da indústria continuarão a adquirir clientes e, mais importante, ganhar sua confiança e lealdade a ponto de eles abrirem seus perfis e carteiras?

Agentes Emergentes

Apesar do imenso hype e das preocupações, ainda estamos a alguns anos de agentes totalmente autônomos que executam planos sofisticados e completam tarefas complexas para viajantes e empresas com pouca ou nenhuma direção humana. Mas, não se engane: agentes emergentes e ferramentas transformadoras estão plenamente ativas e crescendo exponencialmente, ampliando as principais tarefas que os viajantes realizam - do planejamento inteligente de viagens à curadoria personalizada, essas ferramentas abrem novos caminhos de eficiência, qualidade e economia de custos para stakeholders da indústria. Aqueles que relegam essa nova realidade a um futuro muito distante o fazem por sua própria conta e risco.

Agentes Duradouros

Profecias sobre o fim dos agentes de viagens tradicionais já foram e vieram, mas será que os agentes emergentes darão o golpe final até nos profissionais de viagens mais tenazes? Com os viajantes no controle como nunca antes visto e novas ferramentas tirando o trabalho braçal de reunir opções e itinerários, o que acontecerá com o agente de viagens tradicional? Profissionais astutos certamente encontrarão uma combinação vencedora ao utilizar essas mesmas ferramentas de alta tecnologia para operar de maneira mais eficaz, ao mesmo tempo em que oferecem aos clientes a experiência e o valor que a IA não pode (ainda) proporcionar.

Uma Nova Era no Turismo está entre nós, juntamente com seus novos Agentes. Junte-se a nós na Phocuswright Conference em Phoenix, Arizona de 18 a 21 de novembro, enquanto dissecamos, debatemos e (sim!) definimos como serão as viagens nos próximos anos.

Brasileiros interessados em participar podem solicitar o desconto promocional exclusivo no mapie@mapie.com.br. Neste caso, o ingresso para participar do evento, já com o desconto, sai por US$ 3.399.

Para mais detalhes da programação: phocuswrightconference.com

O Portal PANROTAS é media partner e irá cobrir o evento em tempo real.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados