Karina Cedeño   |   15/08/2024 08:19

36º Congresso Abrasel debate estratégias para bares e restaurantes

Ações para a recuperação do Rio Grande do Sul foi um dos temas debatidos no evento


Rômulo Serpa
Entre as autoridades presentes no evento, estavam: Geraldo Alckmin, vice-presidente da República; Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; senador Efraim Filho. Celso Sabino, ministro do Turismo; Alexandre Barreto, superintendente-geral do Cade; Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel; Thiago Falcão, líder do Conselho de Administração Nacional da Abrasel; Rosane Oliveira, líder do Conselho Nacional da Abrasel.
Entre as autoridades presentes no evento, estavam: Geraldo Alckmin, vice-presidente da República; Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; senador Efraim Filho. Celso Sabino, ministro do Turismo; Alexandre Barreto, superintendente-geral do Cade; Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel; Thiago Falcão, líder do Conselho de Administração Nacional da Abrasel; Rosane Oliveira, líder do Conselho Nacional da Abrasel.

Brasília sediou ontem (13) a solenidade de abertura do 36º Congresso Nacional Abrasel, que segue hoje (14) e amanhã (15) no IESB Asa Sul. Neste ano o evento traz como tema "Produtividade: novos horizontes, grandes resultados", com o objetivo de debater as gestões e estratégias para o setor de bares e restaurantes.

Em sua fala inicial, o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, agradeceu às competências legislativas e executivas pela reforma tributária e apontou a necessidade da desoneração da folha de pagamento. No novo modelo tributário, o setor terá uma alíquota especial, medida que já é adotada em diversos países na América e na Europa.

"Estamos felizes com a reforma, pois ela deve trazer benefícios para todo o setor. A alimentação fora do lar é essencial na economia brasileira, pois somos o setor que está presente em todos os lugares, que mais cria e gera empregos, e, também, o que mais abriga empreendedores. E hoje temos a oportunidade de cuidar de quem empreende e de tratar temas como a desoneração da folha"

Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel


O senador Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), reiterou as palavras de Solmucci ao ressaltar o valor da reforma tributária.

"O atual modelo de tributação está esgotado. O Brasil vive em um dos piores ambientes para se fazer negócios do mundo. A reforma é para ajudar os empreendedores, para que eles tenham um modelo mais simples e menos burocrático. Somos um País em movimento e esses temas estão em andamento", disse.

Também presente no evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a vitalidade do setor, a reforma tributária e a desoneração da folha de pagamento. "Presente no Brasil inteiro com pequenas, médias e grandes empresas, esse é um setor vital, tanto social quanto economicamente para o País", comentou.

"Já avançamos com algumas reformas. Temos uma reforma tributária simplificada que traz eficiência econômica. Antes eram cinco, e hoje é apenas um IVA. Feita a reforma do consumo, vamos focar em ir gradualmente desonerando a folha de salários, para não punir quem emprega, mas para estimular a empregabilidade", completou o vice-presidente da República.

Recuperação do Rio Grande do Sul

Durante a solenidade de abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve presente e comentou sobre as ações realizadas com foco na recuperação do Estado.

"Eu quero agradecer o enorme esforço feito pela Abrasel em favor do Rio Grande do Sul. Todos os esforços estão sendo feitos para que se tenha mais empregabilidade, que é fundamental para a nossa população. Em um momento duro da vida do nosso Estado, o apoio que recebemos teve um benefício não apenas material, mas também moral, muito importante sobre a capacidade do estado de se refazer"

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

A Abrasel lançou, após a tragédia, uma campanha para reestruturar o setor no Estado com apoio individualizado para empresários por dois anos, além de uma ação conjunta que reuniu mais de 1,5 mil médicos voluntários para cuidar da saúde do povo gaúcho. Para Paulo Solmucci, "nenhum esforço é individual, e é preciso unir esforços para recuperar o setor".

Durante a solenidade de abertura, a mesa de honra contou com as seguintes autoridades:

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
  • Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal;
  • Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul;
  • Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo no Senado;
  • Celso Sabino, ministro do Turismo;
  • Alexandre Barreto, superintendente-geral do Cade;
  • Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel;
  • Thiago Falcão, líder do Conselho de Administração Nacional da Abrasel;
  • Rosane Oliveira, líder do Conselho Nacional da Abrasel.


Serviço:

36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
Data: 14 e 15 de agosto
Local: IESB Asa Sul
Realização: Abrasel, IESB e Mundo Mesa
Mais informações em: congressoabrasel.com.br

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados