Embratur destaca vantagem competitiva dos cruzeiros no Brasil durante Seatrade Cruise 2025
Agência participa do evento em Miami com 14 coexpositores para atrair cruzeiros ao Brasil e promovê-los

MIAMI - Durante o Seatrade Cruise Global 2025, evento da indústria internacional de cruzeiros que acontece até amanhã (10), em Miami (EUA), o coordenador de Mercados Internacionais da Embratur, Alisson Andrade, falou ao Portal PANROTAS sobre a importância de a agência participar do evento e também sobre a representatividade dos cruzeiros no setor de Turismo.
“Hoje o segmento de cruzeiros é muito representativo para o Turismo brasileiro. No ano passado, registramos mais de 124 mil turistas estrangeiros que chegaram ao Brasil por via fluvial. Há também aqueles que voam até o Brasil e embarcam no cruzeiro no País. Então, esse número é ainda maior do que o de turistas que aproveitam os cruzeiros no Brasil”, conta Andrade.
Brasil tem vantagem competitiva em cruzeiros fluviais
Alisson Andrade também destacou a vantagem competitiva dos cruzeiros fluviais no Brasil. “Quando falamos em cruzeiro, não estamos nos referindo apenas ao cruzeiro marítimo, no grande e extenso litoral que o Brasil tem, que é único, mas também sobre os cruzeiros fluviais. A gente tem uma vantagem competitiva nesse tipo de cruzeiro [e aí eu vou destacar os cruzeiros na Amazônia e também no Pantanal], por tudo que esse tipo de viagem tem a oferecer, que é estar de uma forma sustentável no meio da natureza, aproveitar a cultura e a gastronomia que é única desses lugares”.
“Então, entendemos que o Brasil tem uma vantagem competitiva nisso. O meu ponto é que, além dos cruzeiristas que a gente já recebe, temos o potencial de aumenta-lo e a Embratur investe nessa estratégia. Por isso, estamos presentes no Seatrade Cruise Global 2025”, comenta.
Delegação do Brasil presente no evento
Alisson conta que a Embratur está levando ao evento 14 coexpositores (entre eles, estão os Estados do Amazonas, Bahia e Paraná, e os municípios de Santos e São Sebastião, em São Paulo), com o intuito de atrair cruzeiros para o Brasil e promovê-los.
“Temos aqui representantes de destinos brasileiros, de Estados, de municípios, de portos e também operadores turísticos. E é o terceiro ano seguido que a gente participa do Seatrade. Essa gestão, em particular, voltou a participar desde 2023, a gente tinha passado um tempo fora da feira. No ano passado também participamos e em 2025 estamos aqui de novo, devido à importância que esse segmento tem para o Turismo nacional”, comenta Andrade.
Brasil pode ser a próxima bola da vez nos cruzeiros
“Tivemos várias reuniões no evento e, de forma resumida, a percepção que temos é o grande interesse das armadoras em diversificar a sua oferta. Hoje já temos uma oferta grande de cruzeiros no Mediterrâneo, no Caribe. Nesse sentido, o Brasil pode ser a próxima bola da vez. Os cruzeiristas que já têm essa modalidade como uma de suas favoritas para viajar para o Exterior podem aproveitar as belezas do Brasil, aprovar nossa gastronomia, experienciar nossa cultura. Sentimos esse interesse de ofertar novos produtos e o Brasil, dentro desse contexto, desponta como uma oportunidade para essas empresas.
“No geral, as conversas trazem tanto uma necessidade de acolher esses navios do ponto de vista de infraestrutura, como também de promoção. Não só apenas garantir que o Brasil tenha a estrutura para receber esses navios, mas também que se faça esse trabalho de promoção para que o País esteja no imaginário do turista.
O coordenador de Mercados Internacionais da Embratur também destaca o trabalho feito pela agência no Exterior, além do segmento de cruzeiros e da participação no Seatrade. “Fazemos um trabalho muito grande de promoção, em particular aqui nos Estados Unidos, que são um grande emissor de turistas. Temos campanhas publicitárias anualmente, fazemos campanhas cooperadas com operadores turísticos, fazemos famtours, levando operadores para o Brasil, fazemos presstrips. Então, há todo um trabalho paralelo à iniciativa de cruzeiro para atrair o turista, em particular o norte-americano, para visitar o Brasil de todas as formas e quem sabe via cruzeiro, que é uma modalidade que eles gostam também”
Adrian Bertini, especial para o Portal PANROTAS