MTur inaugura a primeira Escola Nacional de Turismo
Unidade potencializará o turismo na capital paraense, que sediará a COP30, em 2025
O ministro do Turismo, Celso Sabino, inaugura amanhã (29), em Belém (PA), a primeira Escola Nacional de Turismo do Brasil, um projeto criado pela pasta para disponibilizar cursos para qualificar o profissional do setor.
A escola tem o objetivo de atender e ampliar a demanda de mão-de-obra turística no Estado, com a oferta de cursos presenciais em Belém, Santarém, Vigia e Bragança e também, de forma on-line, em todo Estado. O foco é fortalecer a atividade turística na capital paraense, porta de entrada da Amazônia Brasileira e que sediará em 2025 o maior evento climático do mundo, a COP30.
Além de Belém, o Rio de Janeiro também ganhará, no ano que vem, uma unidade da Escola Nacional de Turismo. O Estado é uma das maiores portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil.
A unidade do Pará vai funcionar com a cooperação técnica do IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), que ficará responsável pela execução dos cursos nas modalidades presencial e à distância para atender tanto a capital paraense quando o interior.
No primeiro ciclo, serão ofertadas 4,7 mil vagas em cursos focados em áreas estratégicas para contribuir com o desenvolvimento do turismo brasileiro, como "Gestão de Negócios para o Turismo", "Educação Ambiental e Sustentabilidade", "Governança para a Hospedagem Familiar", "Condutor de Atrativos Turísticos", entre outros cursos voltados para o segmento, além de idiomas como inglês e espanhol.
Ainda em Belém, Celso Sabino participará da abertura da 11ª edição da Feira Pará Negócios 2024, com o tema "Bioeconomia & Desenvolvimento Sustentável" que acontecerá no Hangar.