Karina Cedeño   |   26/11/2024 18:46

CNT homenageia Celso Sabino e faz balanço das ações do setor

Reunião reforçou o papel estratégico das políticas públicas encabeçadas pelo conselho


PANROTAS/Marluce Balbino
Celso Sabino, ministro do Turismo
Celso Sabino, ministro do Turismo

O Conselho Nacional de Turismo (CNT) reuniu-se hoje (26), em Brasília, para fazer um balanço das ações realizadas pelo setor ao longo do ano e planejar os trabalhos para 2025. Durante o encontro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, foi homenageado com uma Moção de Louvor e Reconhecimento concedida pelos membros do conselho em razão de sua eleição para presidir o Conselho Executivo da ONU Turismo.

“Quero agradecer a todos. Obrigado pelo apoio constante deste Conselho, sempre tão atuante e participativo. O mérito dessa conquista é um resultado conjunto de todos que aqui representam os atores do Turismo nacional e de tudo que cada um de vocês têm realizado”

Celso Sabino, ministro do Turismo

Durante a homenagem, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, destacou a importância da atuação do ministro para a projeção internacional do Turismo brasileiro. “É muito importante termos essa representação na liderança do Turismo mundial. O ministro tem feito um trabalho excepcional, e agora teremos mais uma oportunidade de ampliar a projeção do Brasil”, afirmou.

Na reunião, Sabino apresentou um balanço das iniciativas desenvolvidas pelo Ministério do Turismo para promover o setor no País. “Esse time aqui tem demonstrado resultados extraordinários nos últimos meses. Conseguimos aprovar a modernização da Lei Geral do Turismo, que estava tramitando no Congresso Nacional há uma década, trouxemos o escritório regional da ONU Turismo para o Brasil, lançamos iniciativas como os programas Conheça o Brasil Voando e Realiza, ampliamos o crédito para o setor por meio do Fungetur, entre outras ações que reafirmam o Turismo brasileiro como uma potência mundial”, avaliou.

Avanços do setor de Turismo em destaque

A reunião, conduzida pela secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo e secretária executiva do CNT, Cristiane Sampaio, reforçou o papel estratégico das políticas públicas encabeçadas pelo conselho. “Este Conselho é essencial para levantar pautas prioritárias para o setor, dialogar e propor encaminhamentos que promovam o desenvolvimento do Turismo no Brasil”, destacou.

O chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do MTur, Wilken Souto, também celebrou a aprovação da Lei Geral do Turismo. “Demos um passo importante para o setor turístico nacional e temos, agora, uma janela de oportunidade para trabalhar na regulamentação de pontos essenciais da lei”, afirmou.

Entre os temas discutidos na 62ª reunião do CNT, foi apresentado o resultado da Subcâmara de Gestão de Riscos e Crises no Turismo, incluindo a proposta de um modelo de governança com estrutura permanente para o gerenciamento de riscos, medidas de prevenção e gestão de crises no setor. “Precisamos de um setor resiliente, preparado e sustentável diante de crises e desastres”, enfatizou Ítalo Mendes, coordenador do grupo de trabalho.

A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, complementou destacando as ações já iniciadas pela pasta. “Estamos trabalhando em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul na implantação de um Centro de Resiliência e já formalizamos o pedido para integrar o Conselho Nacional de Defesa Civil, com foco na mitigação e preparação de danos que possam impactar o setor”, reforçou. Ela também mencionou o Acordo de Cooperação a ser firmado em dezembro com Itaipu Binacional, prevendo a criação de um observatório de turismo sustentável.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados