Bahia adota incentivo fiscal para atrair voos internacionais
Medida busca ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros e estimular negócios e empregos
Entrou em vigor a lei estadual 14.789, que autoriza a concessão de subvenção econômica para operações de companhias aéreas internacionais na Bahia. A iniciativa prevê a transferência de recursos para cobrir despesas de custeio das empresas que se qualificarem. Na prática, trata-se de um incentivo fiscal para aéreas internacionais levarem voos ao Estado.
Para acessar o benefício, as companhias devem operar voos com origem, conexão ou destino em aeroportos baianos, com pelo menos duas frequências semanais. O impacto estimado no orçamento anual do Estado é de até R$ 20 milhões.
De acordo com a Setur-BA (Secretaria de Turismo da Bahia), a medida busca ampliar o fluxo de visitantes internacionais e estimular negócios e empregos.
"Essa ação coloca a Bahia em um patamar competitivo no mercado internacional do Turismo. Com a lei de subvenção, esperamos atrair companhias aéreas globais e aumentar o número de turistas estrangeiros, gerando movimentação econômica"
Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia
A Bahia já conta com voos conectando o Estado a países da Europa, como Portugal, Espanha e França, e da América do Sul, incluindo Argentina, Chile e Uruguai. Segundo dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, a região recebe mais de 40% dos turistas internacionais que visitam o Nordeste.