Pedro Menezes   |   25/11/2024 09:33
Atualizada em 25/11/2024 09:51

Quais destinos mais surpreenderam os brasileiros em 2024? Veja ranking

Levantamento também revelou quais são os planos de viagens dos brasileiros para 2025

Unsplash
Pesquisa levou em conta o custo-benefício, a comida local e a simpatia dos moradores do destino escolhido
Pesquisa levou em conta o custo-benefício, a comida local e a simpatia dos moradores do destino escolhido

Um levantamento recente sobre ser surpreendido em viagens levou em conta o custo-benefício, a comida local e a simpatia dos moradores do destino escolhido. Na pesquisa, a maioria dos brasileiros admitiu não apenas que isso acontece com frequência, mas que a visita a três estados específicos os deixaram positivamente surpresos em 2024 — São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

Os dados dos chamados “destinos surpreendentes” são da Preply, plataforma que pediu que respondentes de Norte a Sul compartilhassem suas retrospectivas anuais de viagens, bem como as expectativas quando o assunto é fazer as malas em 2025 (acesse aqui a página oficial do estudo).

Ao longo do levantamento, aliás, 6 em cada 10 ouvidos disseram estar encerrando 2024 menos estressados graças ao hábito de viajar, que também os ajudou a fortalecer suas relações pessoais, ampliar o conhecimento cultural e, ainda, aumentar a autoconfiança. Seus planos para os próximos doze meses, nesse sentido, podem ser resumidos apenas a um único objetivo: relaxar e descansar, dentro ou fora do país.

Brasileiros relatam menos estresse graças a viagens feitas em 2024

Divulgação

A pesquisa revelou ainda que boa parte dos brasileiros está finalizando o ano menos irritada graças às viagens de 2024. 8 em cada 10 disseram ter viajado ao menos uma vez durante o ano, no geral por lazer (81%) —, de fato, a sensação geral é a de fechar um novo ciclo com mais leveza.

Para 64,7% deles, viver boas experiências enquanto viajantes nos últimos 12 meses reduziu seus níveis de estresse consideravelmente nesse período, cooperando para dias de mais bem-estar mesmo em meio aos desafios.

Os efeitos positivos, de toda forma, não pararam por aí, sobretudo tendo em vista a quantidade de respondentes que também relataram terem se tornado pessoas com mais conhecimento cultural (47,8%), autoconfiança (25,5%) e proximidade com seus relacionamentos pessoais (52,9%) graças aos dias fora de casa em 2024, sem contar todos os ganhos no que se refere à empatia por outras culturas (21,2%).

Além disso, segundo a maioria dos entrevistados, a preparação levou em conta as mais diversas ferramentas — das plataformas de reservas online, como o Booking e Airbnb (49,3%), ao Youtube (22,7%), blogs e sites de viagem (31,2%) e, claro, as redes sociais (37,3%), que os ajudaram a colher dicas e contornar possíveis imprevistos.

Os destinos mais surpreendentes de 2024

Divulgação

Ao serem indagados sobre possíveis surpresas enquanto viajantes, os entrevistados elegeram os três destinos nacionais que mais excederam suas expectativas: São Paulo (13%), Bahia (12,5%) e Minas Gerais (10,4%) — estados que, seja pelo custo-benefício, acolhimento da população local ou experiências fora do roteiro, se mostraram muito melhores do que o esperado.

Também fazem parte do top 5 estados mais surpreendentes do Brasil outros dois representantes da região Nordeste: Alagoas (10,2%) e Ceará (9,2%), que assemelham por conterem praias de interesse nacional, culinárias marcantes e paisagens que atraem visitantes nas mais diversas épocas do ano.

Planos para o próximo ano

Divulgação

Provando que desejam aproveitar ao máximo as folgas e férias para novas experiências turísticas, 48,2% dos brasileiros entrevistados compartilharam ter a meta principal de viajar para o exterior, parcela similar à de respondentes cujo objetivo número um será, na verdade, visitar novos lugares dentro do Brasil (48,4%).

Independentemente do destino escolhido, tanto o tipo de viagem quanto sua finalidade parecem se aproximar entre os mais diversos viajantes: para o ano que vem, a maioria dos ouvidos esperam embarcar rumo a praias paradisíacas (54,2%), cidades históricas (37,6%) e capitais culturais e artísticas (32,9%). Em todas com o intuito de relaxar e descansar (72%), viver experiências únicas e marcantes (48,6%) e, ainda, explorar novas culturas (41,8%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados