Embratur vai lançar novo plano de marketing turístico para o Brasil
Bruno Reis, diretor de Marketing da Embratur, anunciou que a atualização do Plano Aquarela sairá em 2025
Aquarela 2.0? A Embratur vai lançar um novo plano de marketing turístico para o Brasil em 2025. A afirmação é do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, que participou neste sábado (10) da reunião extraordinária do Fornatur, no Salão Nacional do Turismo.
"No planejamento de 2025, está previsto um novo plano de marketing turístico do Brasil, já que o Plano Aquarela precisa ser atualizado para entregarmos melhores resultados para o País. Queremos lançar, até maio do ano que vem, portanto, planos personalizados para cada estado brasileiro"
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
Além disso, a Embratur segue focada na inteligência de dados para uma promoção mais assertiva do Brasil no exterior. Para isso, precisa criar um quebra-cabeça com cada destino para que cada centavo investido seja de fato bem utilizado. É para isso que existe a inteligência de dados, devidamente detalhada por Bruno Reis na ocasião.
Embratur só toma decisão baseada em inteligência de dados
Segundo ele, nenhuma decisão da Embratur é tomada sem a inteligência de dados. A estratégia adotada para o fim de 2024 e 2025, por exemplo, é baseada em pilares como: promoção do trade; comercialização de destinos; conectividade aérea; e em futuras ações de promoção.
“A Embratur é um farol para o Brasil inteiro. E para cada mercado, existe uma estratégia de comercialização. Mas adianta ir uma vez por ano em determinado mercado emissor e não voltar mais? Não! Precisamos de uma ação 360º para cravarmos a nossa presença em determinado país que for de nosso interesse"
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
De acordo com o executivo, é preciso olhar para os negócios turísticos e mudar o modelo de atuação brasileiro. "Temos que atuar em conjunto com os destinos para montar o quebra-cabeça de promoção, com produtos certos na prateleira de cada mercado. Precisamos estudar os concorrentes e o perfil dos turistas e assim definir ferramentas e estratégias do ciclo de promoção e venda do destino", destacou Reis.
Plataforma de dados da Embratur devidamente atualizada
Enquanto o Brasil vem batendo recordes neste ano, com expectativa da malha aérea crescer 21%, a Embratur vem atualizando sua plataforma de dados (dados.embratur.gov.br), incluindo um painel reformulado da chegada de turistas, com mais informações e estatísticas e com previsão de chegadas por estado e novas rotas aéreas.
A vice-presidente do Fornatur, Solange Portela, destacou a importância destes dados e de trabalhar ao lado da Embratur na promoção do destino no exterior.
“Precisamos aperfeiçoar nossas estratégias de trabalho alinhadas a Embratur e usufruir da inteligência de dados para sermos mais assertivos e atingirmos as metas do Plano Nacional do Turismo, lançado nessa sexta-feira (9) aqui no Salão Nacional do Turismo. Todos nós temos essa responsabilidade de alcançar as metas estipuladas pelo Governo Federal"
Solange Portela, vice-presidente do Fornatur
Ferramentas de promoção e feiras
Por outro lado, a Embratur ainda tem 19 ferramentas de promoção, como campanhas, presstrips, ações, feiras, edições da galeria Visit Brasil e famtours. Ao fim da apresentação, Bruno Reis ainda apresentou o calendário do primeiro trimestre de 2025, que abrirá inscrições ainda neste mês.