Voa Brasil será lançado hoje beneficiando exclusivamente aposentados
Projeto levou mais de um ano entre elaboração e lançamento oficial, que acontecerá hoje (24)
Um dos programas que apresentou o início da atual gestão do presidente Lula parece que finalmente sairá do papel. Pouco mais de um ano depois do início das conversas, o governo federal anunciou para hoje (24) o lançamento do programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas preços mais acessíveis para a população brasileira.
Diferente do que era prometido no início, os bilhetes de até R$ 200 por trecho serão destinado exclusivamente aos aposentados do INSS, não contemplando pensionistas nem estudantes neste primeiro momento. O programa funcionará como um site de busca específico para aqueles que não viajam de avião há pelo menos um ano.
Para viabilizar o programa, empresas aéreas se comprometeram a oferecer três milhões de passagens ao preço máximo de R$ 200 nos próximos 12 meses. Com isso, o projeto deve beneficiar 23 milhões de aposentados, independentemente da renda, permitindo a compra de até dois bilhetes por ano – uma passagem de ida e volta.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entretanto, já adiantou que a preferência de participação dos aposentados pode em breve se alargar para outros públicos, conforme o êxito ou não do programa.
"O Voa Brasil começará como um projeto piloto, com foco inicial nos aposentados. A meta é expandir no início de 2025 para incluir estudantes dos programas federais e pensionistas do INSS", explicou o ministro em entrevista ao jornal O Globo. Ele destacou que o objetivo principal é promover a inclusão social.
O lançamento, inicialmente prometido para agosto do ano passado pelo ex-ministro Márcio França, foi adiado uma série de vezes em função da dificuldade em formatar o financiamento.
Como participar?
Para participar do Voa Brasil, os interessados devem ter uma conta no site oficial do governo (gov.br) com nível de segurança prata ou ouro. Será necessário acessar a plataforma do programa ou os sites das companhias aéreas, onde haverá um link específico para o Voa Brasil. O sistema verificará se o comprador atende aos requisitos: ser aposentado do INSS e não ter viajado de avião no último ano.
O pagamento será realizado diretamente às companhias aéreas, sem intermediação do governo, utilizando cartão de crédito ou outros meios de pagamento.
Veja logo abaixo o vídeo do ministério convidando a população a saber mais e participar do programa: