Embratur lança premiação focada nos jogos digitais
O primeiro lugar do desafio leva R$ 70 mil. Já o segundo e terceiro lugares recebem, cada um, R$ 40 mil
A Embratur e a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) fecharam uma parceria para promover o turismo e a cultura brasileira por meio de jogos digitais. Com ela, está o prêmio “Brasil Tá Pra Game”, que irá reconhecer e premiar iniciativas que colaborem com a promoção do turismo em ambientes criados por jogos digitais.
“A indústria dos jogos já ocupa a segunda posição entre os negócios de entretenimento no mundo, atrás apenas do segmento de conteúdos para televisão. Queremos fazer algo que, no Brasil, ainda é pouco utilizado: usar os games para motivar viajantes e melhorar a experiência desses turistas”, avaliou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Segundo ele, o principal objetivo da parceria com a Abragames é engajar visitantes gamers a conhecer o Brasil e incentivar os destinos brasileiros a adotarem os jogos digitais como estratégia de promoção de turismo.
Detalhes do prêmio Brasil Tá Pra Game
O período de inscrições para os projetos começa no dia 14 de julho e segue até o dia 31 de julho. As soluções serão escolhidas em duas categorias: Jogos de Promoção do Destino Turístico e Jogos de Engajamento e Experiência Turística.
Na primeira, serão eleitas soluções que desenvolvam jogos com o intuito de promover destinos turísticos e que tragam informações sobre a cultura local e elementos culturais.
Na segunda, os games devem trazer soluções que envolvam os turistas com experiências imersivas por meio de jogos baseados em localização, jogos sociais e games que integrem elementos culturais do destino.
O primeiro lugar do desafio leva R$ 70 mil; os segundo e terceiro lugares recebem, cada um, R$ 40 mil.
A Comissão de Seleção levará em conta os seguintes critérios:
- Ser uma empresa desenvolvedora de jogos digitais constituída e sediada no Brasil;
- Os jogos devem ter sido lançados comercialmente a partir de 01/01/2020;
- Games com formato “jogáveis” (hands on, gameplay, etc);
- Execução em PC ou Consoles, jogos acessíveis via navegador web, para tablets, celulares e demais dispositivos portáteis;
- Games com arte própria e originais e executados na plataforma indicada durante a submissão.