Embratur e Instituto Semeia assinam acordo de cooperação
Acordo é voltado para ações de promoção internacional de produtos e experiências de Turismo de natureza
A Embratur e o Instituto Semeia assinaram um acordo de cooperação técnica, voltado para ações conjuntas de promoção internacional de produtos e experiências de Turismo de natureza nos destinos brasileiros.
A assinatura aconteceu na sede da Embratur, em Brasília, logo após uma reunião entre a diretora executiva do Semeia, Renata Mendes, e a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do Turismo de natureza para o Brasil. “Hoje, não dá pra fugir do debate do aquecimento global. E o Turismo de natureza é uma forma de promovermos uma viabilidade econômica para que nossas florestas, nossas matas, tenham mais valor de pé, conservadas, contribuindo com os esforços para conter as mudanças climáticas. É um modelo econômico de sustentabilidade que garante à população de uma região que proteja o meio ambiente e, a partir do Turismo, consiga girar a economia e garantir desenvolvimento, emprego e renda”, afirma.
“Os nossos parques naturais têm como missão conservar a biodiversidade brasileira e promover o uso público, incentivando o contato das pessoas com a natureza”, explica a diretora executiva do Instituto Semeia, Renata Mendes. “Sabendo disso, nosso trabalho se baseia em potencializar o ciclo virtuoso das unidades de conservação, onde o Turismo e a visitação em parques, a conservação da natureza e a geração de impactos socioeconômicos se conectam. Acreditamos que, depois de visitar e ter uma experiência positiva em um parque natural, as pessoas se sensibilizam com a importância de sua preservação”, destaca.
“Além disso, os visitantes têm a oportunidade de consumir produtos e serviços oferecidos pela comunidade local, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de maneira sustentável. Uma pesquisa nacional lançada recentemente pelo Semeia aponta que mais de 70% da população brasileira reconhece os benefícios ambientais e socioeconômicos do Turismo para os parques e seus entornos”, completa Renata Mendes.
Cooperação técnica
O acordo assinado pela Embratur e o Semeia entra em vigor hoje (18) e tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado a critério das partes, por termos aditivos.
O documento tem, como uma de suas cláusulas, a divulgação e o estímulo ao uso da Marca Brasil em empreendimentos, equipamentos e na prestação de seus serviços, e também prevê o compartilhamento de dados, estudos, informações e outros conteúdos que contribuam para o desenvolvimento das atividades e do segmento.
Com isso, caberá à Embratur, dentre outras exigências, apoiar a participação do Semeia em ações de promoção do Turismo em parques e unidades de conservação, no âmbito dos segmentos relacionados ao Turismo de natureza, nos mercados estratégicos internacionais.
A Agência também fica incumbida de apoiar e participar de atividades promovidas pela entidade conforme cronograma de ações previsto no Plano de Trabalho e em planejar, em conjunto, ações de promoção internacional do Turismo de natureza.
Ficará a cargo do Semeia compartilhar dados, estudos e informações e outros conteúdos específicos para organização que contribuam para o desenvolvimento das atividades e do segmento - inclusive materiais multimídia que ajudem a promover os parques brasileiros em diferentes frentes, como redes sociais, imprensa e campanhas publicitárias.
O instituto também ficará responsável por promover workshops de capacitação com colaboradores da Embratur a fim de que conheçam mais sobre Turismo de natureza, parques e unidades de conservação do Brasil.
Outro tópico dentre as obrigações do contrato é a contribuição do Semeia para a formação de uma rede de contatos, que terá o intuito de fortalecer e potencializar as iniciativas em prol do desenvolvimento de atividades turísticas nos parques e unidades de Conservação com o foco na promoção internacional nos mercados estratégicos.