Laura Enchioglo   |   19/06/2024 09:12

Embratur e Instituto Semeia assinam acordo de cooperação

Acordo é voltado para ações de promoção internacional de produtos e experiências de Turismo de natureza


Divulgação
Acordo de Cooperação Técnica acabou de ser firmado nesta tarde (18), na sede da Agência
Acordo de Cooperação Técnica acabou de ser firmado nesta tarde (18), na sede da Agência

A Embratur e o Instituto Semeia assinaram um acordo de cooperação técnica, voltado para ações conjuntas de promoção internacional de produtos e experiências de Turismo de natureza nos destinos brasileiros.

A assinatura aconteceu na sede da Embratur, em Brasília, logo após uma reunião entre a diretora executiva do Semeia, Renata Mendes, e a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do Turismo de natureza para o Brasil. “Hoje, não dá pra fugir do debate do aquecimento global. E o Turismo de natureza é uma forma de promovermos uma viabilidade econômica para que nossas florestas, nossas matas, tenham mais valor de pé, conservadas, contribuindo com os esforços para conter as mudanças climáticas. É um modelo econômico de sustentabilidade que garante à população de uma região que proteja o meio ambiente e, a partir do Turismo, consiga girar a economia e garantir desenvolvimento, emprego e renda”, afirma.

“Os nossos parques naturais têm como missão conservar a biodiversidade brasileira e promover o uso público, incentivando o contato das pessoas com a natureza”, explica a diretora executiva do Instituto Semeia, Renata Mendes. “Sabendo disso, nosso trabalho se baseia em potencializar o ciclo virtuoso das unidades de conservação, onde o Turismo e a visitação em parques, a conservação da natureza e a geração de impactos socioeconômicos se conectam. Acreditamos que, depois de visitar e ter uma experiência positiva em um parque natural, as pessoas se sensibilizam com a importância de sua preservação”, destaca.

“Além disso, os visitantes têm a oportunidade de consumir produtos e serviços oferecidos pela comunidade local, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de maneira sustentável. Uma pesquisa nacional lançada recentemente pelo Semeia aponta que mais de 70% da população brasileira reconhece os benefícios ambientais e socioeconômicos do Turismo para os parques e seus entornos”, completa Renata Mendes.

Cooperação técnica

O acordo assinado pela Embratur e o Semeia entra em vigor hoje (18) e tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado a critério das partes, por termos aditivos.

O documento tem, como uma de suas cláusulas, a divulgação e o estímulo ao uso da Marca Brasil em empreendimentos, equipamentos e na prestação de seus serviços, e também prevê o compartilhamento de dados, estudos, informações e outros conteúdos que contribuam para o desenvolvimento das atividades e do segmento.

Com isso, caberá à Embratur, dentre outras exigências, apoiar a participação do Semeia em ações de promoção do Turismo em parques e unidades de conservação, no âmbito dos segmentos relacionados ao Turismo de natureza, nos mercados estratégicos internacionais.

A Agência também fica incumbida de apoiar e participar de atividades promovidas pela entidade conforme cronograma de ações previsto no Plano de Trabalho e em planejar, em conjunto, ações de promoção internacional do Turismo de natureza.

Ficará a cargo do Semeia compartilhar dados, estudos e informações e outros conteúdos específicos para organização que contribuam para o desenvolvimento das atividades e do segmento - inclusive materiais multimídia que ajudem a promover os parques brasileiros em diferentes frentes, como redes sociais, imprensa e campanhas publicitárias.

O instituto também ficará responsável por promover workshops de capacitação com colaboradores da Embratur a fim de que conheçam mais sobre Turismo de natureza, parques e unidades de conservação do Brasil.

Outro tópico dentre as obrigações do contrato é a contribuição do Semeia para a formação de uma rede de contatos, que terá o intuito de fortalecer e potencializar as iniciativas em prol do desenvolvimento de atividades turísticas nos parques e unidades de Conservação com o foco na promoção internacional nos mercados estratégicos.


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