Nova secretária de Turismo do RN foca nas Instâncias de Governança Regional
Solange Portela, funcionária concursada da Setur-RN há 35 anos e ex-secretária adjunta, assume a vaga
Os critérios técnicos foram mantidos - e priorizados - na recente mudança no comando da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte. Ana Maria Costa, após quase seis anos como secretária e outros quatro como presidente da Emprotur, optou por voltar à iniciativa privada. Reassumiu a direção da Anauê Receptivo, de Natal.
Para o lugar dela, a solução encontrada foi "caseira" e muito bem avaliada pelo exigente trade turístico potiguar. Solange Portela, funcionária concursada da Setur-RN há 35 anos e ex-secretária adjunta de Turismo do Estado, assumiu o comando de uma pasta que conhece bem.
Estudiosa e defensora da interiorização e do Turismo Responsável, Solange abordou, com exclusividade para o Portal PANROTAS, o eixo central de suas diretrizes. A capacitação promete ter ênfase, assim como o incentivo cada vez maior às Instâncias de Governança Regional (IGRs), que ela considera a bola da vez no Turismo. A nova secretária fez rápida abordagem dos tópicos que considera essenciais.
Uma boa notícia ainda para este ano, segundo Solange, é "o retorno do Salão do Turismo, em dezembro, em Brasília. Volta para apoiar a regionalização e a interiorização. Será fundamental no processo de inserção de novos municípios no Turismo".
Instâncias de Governança Regional no Rio Grande do Norte
"As Instâncias de Governança Regional têm e continuarão tendo todo o suporte da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte. Cada região, porém, precisa saber qual é o seu turista, qual é o seu mercado emissor. A divulgação precisa ser assertiva. Temos que trabalhar para identificar bem os segmentos, como Turismo serrano, religioso, geoparque e outros. Cada um tem seu público e precisa ser direcionado para seu perfil de visitante"
Turismo de Base Comunitária no Rio Grande do Norte
"Temos vários produtos novos de base comunitária. Os quilombolas, por exemplo. A Embratur apoia o afroturismo. Vamos consolidar esses nichos e tentar abrir novos mercados"
Internacionalização do Turismo do Rio Grande do Norte
"A Setur RN trabalha em conjunto com a Emprotur. Nós estamos com boas expectativas com a gestão da Zurich no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que serve a Natal. Há perspectivas de atrair novos voos. Eles (a Zurich) se mostram dispostos à prospecção. Nosso foco no momento é a América do Sul. Argentina, Uruguai e Paraguai são potenciais emissores. Pipa, por exemplo, é muito procurada por turistas destes países vizinhos. No mercado europeu temos o retorno dos voos diários da Tap. Estamos trabalhado bem o mercado de Portugal e mapeado outros mercados, de acordo com informações do nosso Sistema de Inteligência."
Aeroporto de Mossoró
"Com a administração da Infraero, o aeroporto vai finalmente atender à região. Já estão previstos voos de Natal, Recife e Fortaleza. Essa malha trará conectividade de outros destinos. Mossoró poderá receber um bom fluxo turístico a partir disso. Oferece Turismo de negócios e cultural. E é próxima à Rota do Frio, assim como à região de cavernas de Felipe Guerra e o Lajedo de Soledade, em Apodi."
Capacitação no Turismo do RN
"Temos um processo de licitação em andamento para contratar o Senac para oferecer cursos de garçom, camareira e tantos outros. O trâmite burocrático visa atender às IGRs. Cabe ao Governo o papel de articulação, mostrando as ofertas e possibilidades de cursos EAD oferecidos sobretudo pelo MTur. As IGRs têm que se organizar. Precisamos da união do poder público, setor privado e comunidades".
Turismo Responsável no Rio Grande do Norte
"Nosso turista tem a responsabilidade de ser sustentável também. O consumo tem que ser consciente".
Texto de Antônio Roberto Rocha, especial para o Portal PANROTAS