Beatrice Teizen   |   21/08/2023 18:03
Atualizada em 18/10/2023 11:15

Para Embratur, é grave a suspensão das vendas por parte da 123Milhas

OTA anunciou que suspenderá pacotes e passagens a preços dinâmicos, com datas e fornecedores flexíveis

Embratur/Renato Vaz
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A Embratur acaba de emitir um pronunciamento a respeito da suspensão da linha Promo123 da 123Milhas, que vendia pacotes e passagens a preços dinâmicos, com datas e fornecedores flexíveis. Segundo a agência, assim como o Ministério do Turismo manifestou no sábado (19), a medida é grave.

"O Turismo representa 7% do PIB brasileiro e precisa ser tratado com transparência e responsabilidade. É grave que a agência 123Milhas tenha suspendido a emissão de pacotes e passagens promocionais, prejudicando consumidores que já haviam contratado e pago pelo serviço para viagens entre setembro e dezembro de 2023", informa em nota.

"A Embratur apoia a iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, e do Ministério do Turismo (MTur) de apurar o caso para garantir a reparação dos danos causados", continuou o comunicado da Embratur.

A Senacon informou, nesta segunda-feira (21), que notificou a 123Milhas para que a agência preste esclarecimentos. Segundo a Secretaria, a cláusula que permite o cancelamento unilateral dos pacotes é nula, porque se trata de um abuso contra os direitos dos consumidores. O objetivo é que os compradores prejudicados tenham os valores pagos devolvidos com correção monetária.

"Os consumidores lesados pelo cancelamento dos pacotes podem registrar a ocorrência no site do governo especializado no atendimento do consumidor", finalizou a nota.



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