Embratur define equipe com as 8 últimas contratações; conheça
Turismo e sustentabilidade são o foco da equipe técnica formada por Marcelo Freixo
Clique na imagem e use o zoom para conhecer a nova equipe da Embratur
Mais oito profissionais foram anunciados pela Embratur hoje, um pacote que finaliza o processo de montagem da equipe do órgão. A maioria dos novos contratados, tal como dos já anteriormente anunciados, estudou ou trabalhou na área de Turismo e sustentabilidade, sendo este último pilar o foco da nova gestão da entidade que promove o Brasil no Exterior.
É o caso de Marina Barki, contratada como coordenadora de Programas Internacionais. Ela já coordenou as relações institucionais da Climate Bonds Initiative (Londres) para a América Latina, organização sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Anteriormente, liderou por sete anos a estratégia de política doméstica da Embaixada do Reino Unido; e foi assessora de Políticas Públicas do Ministério de Comércio Exterior da Nova Zelândia.
A professora de Administração e Turismo da Universidade de Brasília Helena Costa assume a Assessora de Planejamento Estratégico. Doutora em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB), ela é co-fundadora e líder do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB) há 15 anos. Na gestão pública federal, foi assessora especial do Ministro do Turismo (2014-15). Atuou em projetos e pesquisas junto a universidades internacionais no Reino Unido, Portugal e EUA, organismos internacionais e a associações de mercado. Coordenou pesquisa inédita sobre plásticos de uso único no turismo brasileiro para o PNUMA/ONU (2019-2020). Em 2020, figurou entre os 20 pesquisadores de turismo mais influentes da América Latina.
Ana Paula Jacques, nova coordenadora de Territórios e Culturas, é pesquisadora e consultora em Turismo, sustentabilidade, patrimônio cultural e gastronomia vinculada ao LETS - Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (CNPq/UnB). É líder do Foodies - Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação Empreendedora e Sustentabilidade Aplicadas à Gastronomia e ao Turismo (CNPq/IFB). Pós-doutoranda em Turismo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é doutora em Política e Gestão da Sustentabilidade (CDS/UnB). É professora efetiva de gastronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
A equipe da Embratur também conta com Monica Samia, nova gerente de Segmentos e Apoio à Comercialização, que desde 2004 era CEO da Braztoa. No cargo, deixou como legado, entre outras coisas, a Academia de Excelência Braztoa, focada na capacitação de profissionais e empreendedores para o turismo internacional em todo o País, e a criação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade que, em suas dez edições, reconheceu mais de 100 iniciativas brasileiras.
Anteriormente, a Embratur já havia anunciado a criação da gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, que ficará sob a gestão do professor Saulo Rodrigues Filho. Ele tem PhD e dois pós-doutorados em mudanças climáticas, e é coordenador da Rede-Clima em Desenvolvimento Regional (MCTI-INPE, 2007-2023). A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Jaqueline Gil, é doutoranda de Desenvolvimento Sustentável na UNB e fundadora da consultoria Amplia Mundo, focada em Turismo e sustentabilidade.
“Montamos certamente uma das equipes mais qualificadas do mundo para produzir inovação nas políticas de Turismo e sustentabilidade. Estamos todos muito compromissados em dar o salto de qualidade que o Brasil precisa e que o mundo espera de nós, e vai nos ajudar a construir visitando o Brasil”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
A equipe da Embratur também contará com Vaniza Schuler, Gerente de MICE (Turismo de Negócio e Eventos). Com mais de 35 anos de atuação neste segmento, ela tem passagem pela Embratur como Coordenadora Geral do Turismo de Eventos de 2004 a 2006 e foi consultora da Unesco para pesquisa ligada ao turismo de incentivo e atração e promoção de eventos.
Carina Thomaz Camara é a nova coordenadora de Novos Produtos. Ex-secretária e Superintendente de Turismo do Piauí, tem 16 anos de experiência no setor de turismo, com foco em operação e comercialização de roteiros turísticos, como a Rota das Emoções. Atuou como presidente do Convention & Visitors Bureau do litoral do Piauí, da Câmara Temática de Turismo da Rota das Emoções - PI e da Câmara Técnica de Turismo do Consórcio Nordeste.
Mateus José Alves Pinto assume como Assessor de Planejamento Estratégico. Com 10 anos de experiência, trabalhou com desenvolvimento de microempreendedores, atuou em grande multinacional da área do turismo, agência de intercâmbios, consultor e gerente de projetos de marketing internacional de turismo. Já publicou artigos em revistas científicas do Brasil, EUA, Portugal, Argentina e Turquia.
Caroline Teixeira Jorge é a nova gerente de Finanças. Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com participação no Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), em Nova York (EUA), é pesquisadora membro do Grupo de Estudos de Setor Público (GESP) da UFRJ. Trabalhou como analista sênior na Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro (Anbima) e como Assessora Técnica da Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados, na área econômica e orçamentária.