Artur Luiz Andrade   |   30/01/2023 11:10
Atualizada em 30/01/2023 11:21

Mariana Aldrigui (USP) e Bruno Reis (RN) integram equipe da nova Embratur

Eles serão gerentes das áreas de Pesquisa e Produtos, respectivamente


Divulgação
Bruno Reis e Mariana Aldrigui na Embratur
Bruno Reis e Mariana Aldrigui na Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que se encontra hoje com o trade carioca e nos dias 9 e 10 com o trade de São Paulo, anunciou dois novos profissionais, ambos com experiência na indústria de Viagens e Turismo, e que vão ocupar cargos estratégicos na condução da empresa. Mariana Aldrigui assumirá a Gerência de Pesquisas e Inteligência de Dados, uma de suas especialidades tanto como acadêmica na USP, como à frente do Conselho de Turismo da FecomercioSP. E Bruno Reis, com experiência à frente da Emprotur, do Rio Grande do Norte, e do RioGaleão, estará no comando da Gerência de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais. Ambos trabalharão diretamente com a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Jaqueline Gil. Uma diretoria técnica e vinda do Turismo, o que é muito comemorado pelos players do setor.

“Estamos trazendo profissionais qualificados, reconhecidos pelo mercado e com ampla experiência dentro e fora do Brasil. Nosso foco será profissionalizar a Embratur, por meio de uma gestão comprometida com a eficiência, transparência e diálogo com todo o trade. É assim que vamos promover o Brasil lá fora e trazer mais turistas estrangeiros, gerando emprego, renda e desenvolvimento aqui em nosso país”, afirmou Freixo.

Aldrigui é professora pesquisadora na área de Turismo na Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Geografia Humana. Ela é presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. Aldrigui também é coordenadora da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil no projeto de expansão da instituição para a América Latina.
“Sinto-me muito feliz e honrada com o convite para integrar a nova equipe da Embratur. Este convite materializa o sonho acalentado por muitos pesquisadores, que é transformar números, dados e fatos em informações práticas e estratégicas para o melhor desenvolvimento do turismo brasileiro. Saber que estarei entre profissionais competentes, apaixonados pelo Brasil e comprometidos com bons resultados me deixa ainda mais entusiasmada”, comemorou Aldrigui, também uma das maiores críticas à gestão passada da Embratur.

DESTINOS

Bruno Reis deixou nesta segunda a presidência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) para integrar a Embratur. Ele é vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Reis também atuou como executivo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão). Ele foi eleito um dos 100 mais poderosos profissionais do Turismo em 2020, 2021 e 2022 pelo prêmio 100 + Poderosos, da PANROTAS, e recebeu o 1º lugar do prêmio nacional do turismo na categoria Marketing em 2018.
“Estou muito feliz e realizado por poder colaborar nesse momento único com o reposicionamento da imagem do Brasil no exterior, e mais ainda por contribuir na renovação das lideranças que o turismo brasileiro tanto precisa”, disse Reis.
Jaqueline Gil saudou a chegada dos novos colaboradores e reforçou o compromisso assumido pelo presidente com uma gestão técnica e profissional da Embratur. Ela falou sobre os principais desafios das gerências lideradas por Mariana Aldrigui e Bruno Reis.

“Mariana assume a missão de reconstruir a área de pesquisas e de inteligência de dados da Embratur, recuperando e modernizando séries históricas, incorporando estudos de tendências, futuros e novas tecnologias. Faremos parcerias com universidades, centros de pesquisas e empresas, inclusive as detentoras de big data, no Brasil e no exterior. Embratur será uma fonte de informação de excelência para o setor de turismo internacional”, explicou Gil.

A diretora afirmou que a Gerência de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais será unificada e que Reis adotará estratégia individualizada por país prioritário e por segmento ou nicho de atuação, para que as ações sejam mais eficazes.

“Bruno começará reorganizando nossa participação na BLT (Lisboa) e na ITB (Berlim) e, logo em seguida, revisando os critérios de participação nas feiras internacionais. Também iniciaremos a reconstrução de pontes com players nos mercados prioritários. Todas nossas ações serão reconstruídas com diálogos e em parceria com o mercado”, pontuou.

NOVOS GERENTES

PANROTAS / Emerson Souza
Mariana Aldrigui
Mariana Aldrigui
Mariana Aldrigui é professora doutora e pesquisadora na área de Turismo na Universidade de São Paulo (USP), desde 2006. É Bacharel em Turismo (1998), Mestre em Ciências da Comunicação (2003) e Doutora em Geografia Humana (2011), todos títulos pela USP. Preside, desde Dezembro de 2017, o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. Também, coordena as ações da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil e nas ações de expansão para a América Latina.

PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Giovanni Reis
Bruno Giovanni Reis
Bruno Reis foi diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN) e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Atuou como executivo do Aeroporto Internacional Tom Jobim -- RIOgaleão, focado na experiência dos passageiros e captação de voos para o Rio de Janeiro e Brasil, e, anteriormente na Embratur, foi responsável por gerir os antigos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) no Exterior. Foi eleito como um dos 100 mais poderosos do turismo em 2020, 2021 e 2022 pela PANROTAS, e recebeu o 1º lugar do prêmio nacional do turismo na categoria Marketing em 2018. É Bacharel em Turismo com especialização em administração e marketing na Austrália.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.