ONG ambiental implementa Turismo sustentável na Bahia
O objetivo é criar roteiros mais sustentáveis e valorizar as comunidades locais
A Futuri Brasil - aliança criada para ajudar empresas que trabalham com Turismo a reduzir os impactos negativos e aumentar os benefícios que esta atividade pode gerar - atua inicialmente nos municípios de Una, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no Sul da Bahia, locais onde deseja formar uma governança para integrar os atores do Turismo no território, apoiar na criação de novos roteiros mais sustentáveis, gerando melhor distribuição de renda, valorização e protagonismo da comunidade local e conservação e restauração do meio ambiente.
Para participar da aliança, a pessoa ou empresa deve primeiro assinar uma carta de adesão e
princípios disponível no site, que detalha o plano e as vantagens de ser um aliado, além dos princípios e compromissos Futuri. Depois disso, também deve-se preencher um questionário de autoavaliação que mensura e orienta os aliados a implementar melhores práticas na operação e gestão das atividades turísticas.
Está disponível também um manual de boas práticas cocriado e validado por atores locais e direcionado para os diversos segmentos do Turismo que atuam em ambientes terrestres, aquáticos marinhos e da zona costeira.
Entre as principais ações do projeto T+S da CI-Brasil, já em prática, estão:
- Criação da aliança Futuri Brasil em prol do desenvolvimento participativo de uma cadeia turística mais sustentável que fortaleça o trade e as comunidades da região;
- Mentoria, treinamento e assessoria para os negócios locais desenvolverem produtos e serviços mais sustentáveis;
- Fomento ao empreendedorismo de impacto para fortalecer o turismo sustentável;
- Fortalecimento do uso público das áreas protegidas para aprimorar os atrativos do destino;
- Definição de modelos e indicadores para garantir a execução e a gestão eficaz do programa;
- Desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing;
- Apoio na divulgação de produtos e serviços dos aliados.
experiências e elaboração de novos produtos que diversifiquem e aprimorem a visita do turista,
dispersando assim a pressão humana no território, criando oportunidades de negócios e distribuição
de renda, regenerando a natureza e proporcionando a melhoria na qualidade de vida dos seus
moradores” explica a coordenadora do projeto na CI-Brasil, Thais Guimarães.
A iniciativa é parte do projeto Turismo+Sustentável da CI-Brasil, financiado pelo Fundo Abrolhos
T&M, Instituto humanize, Uxua Casa Hotel & Spa, e WWF e que também conta com o apoio do setor
público (Setur – Secretaria de Estado de Turismo, Secretarias municipais e estadual do Meio
Ambiente, ICMBio), Câmaras Técnicas de Turismo, setor privado, terceiro setor e comunidade local.