Freixo realiza encontro com empresários do trade no Rio
Temas como promoção e competitividade no Exterior foram abordados

O presidente falou sobre os desafios e metas da nova gestão. “Estamos arrumando a casa e montando um time técnico, formado por profissionais reconhecidos pelo mercado e com grande experiência no Brasil e no exterior. Vamos retomar a produção de inteligência e os investimentos na promoção do nosso país no exterior para gerar desenvolvimento e emprego no Rio e no Brasil”, afirmou.
Segundo ele, o foco neste primeiro ano será garantir uma fonte de financiamento permanente para a Embratur transformar o Brasil num destino competitivo no cenário internacional. “Eficiência, transparência e diálogo com o mercado e representantes do setor. Esse é o nosso compromisso. Vamos atuar com base em informações qualificadas e estratégias bem definidas para trazermos mais visitantes estrangeiros ao nosso País”, afirmou.
No início da tarde, Freixo esteve com membros do Rio Convention and Visitors Bureau, onde foi recebido pelo presidente, Carlos Werneck, e a diretora-executiva, Roberta Werner. Ele falou da gravidade da situação financeira e política da Embratur.
“Houve 37 contratações e promoções depois do resultado das eleições no segundo turno. Um grupo também tentou impor estabilidade nos cargos para não serem demitidos. Nós passamos um pente-fino. O prejuízo para demitir essas pessoas será de R$ 3,7 milhões. Mas quero falar de soluções, não de problemas”, esclareceu.

Freixo destacou que a Embratur realizará um trabalho integrado com diversos ministérios para ampliar o alcance e a efetividade das ações da agência. “Me reuni com Geraldo Alckmin, Margareth Menezes, Anielle Franco, Silvio Almeida, Wellington Dias e em breve estarei com Marina Silva, Ana Moser e Mauro Vieira”, anunciou. Uma das primeiras iniciativas será a retomada do Plano Aquarela e da Marca Brasil junto com a Apex, presidida por Jorge Viana.
“Recuperar o Rio de Janeiro é recuperar o Brasil, como diz o presidente Lula. É fundamental. É um desafio enorme. Estamos trazendo profissionais técnicos, reconhecidos pelo mercado e com ampla experiência no País e no Exterior. Nossa gestão será focada na eficiência, transparência e parceria com o setor privado” ressaltou Freixo. O presidente da Embratur aproveitou para anunciar que vai defender a abertura, até o fim do ano, de um escritório da empresa no Rio de forma a manter uma parceria permanente com o Estado.
Freixo também defendeu a isenção de vistos para cidadãos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália. Para ele, é uma questão técnica e que ajuda a desenvolver o Turismo internacional no Brasil.
O secretário de Estado de Turismo do Estado do RJ, Gustavo Tutuca, destacou a importância de um carioca estar à frente da Embratur. E ressaltou a necessidade de "maior integração das ações do Brasil em eventos no Exterior" para otimizar os recursos.
HOSPEDAGEM VIA AIRBNB
Alfredo Lopes, presidente do Conselho da ACRJ, apresentou uma pauta sobre questões importantes para o setor no Rio. “A hospedagem via Airbnb, por exemplo, é uma concorrência desleal porque não paga imposto e não dá segurança para o hóspede”, explicou.Ele abordou também outros pontos, como a atualização da Ficha Nacional de Registro de Hóspede e a contratação de uma empresa de mídias digitais para promover o Turismo, inclusive, no Exterior.