Sebrae-PE realiza ações de fomento à cadeia turística em Porto de Galinhas
O Sebrae-PE tem buscado contribuir para a formação de uma rede de apoio para os pequenos negócios
Por meio de parcerias com as prefeituras das cidades do Litoral Sul de Pernambuco, em especial Porto de Galinhas, o Sebrae-PE tem buscado viabilizar projetos e contribuir para a formação de uma rede de apoio para os pequenos negócios, o que ajuda a impulsionar a economia da região e dar mais visibilidade ao balneário.
Um dos focos do Sebrae nos últimos anos tem sido agregar outras atividades ao Turismo, gerando mais oportunidade para a população local. "Recentemente desenvolvemos um trabalho de iconografia junto a um grupo de mulheres artesãs de Porto de Galinhas, para que elas possam retratar a cultura do lugar em que vivem. Essa iniciativa, feita em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, serviu para resgatar as referências que remetem a região. A nossa ideia é fazer com que o Turismo amplie a capacidade de inserção de outros pequenos negócios dentro dessa cadeia", explica o gerente do Sebrae-PE, Alexandre Alves.
Com o apoio do Sebrae, diversos negócios prosperam a partir de uma parceria firmada na vontade de fazer a diferença no mercado. Um exemplo é a artesã Sandra Morais, que trabalha produzindo itens de decoração e acessórios de moda em Porto de Galinhas. As técnicas da artesã vão da tapeçaria à pintura e ao bordado e, hoje, ela trabalha com moda autoral.
Em setembro deste ano, a artesã lançou a sua nova coleção "Pé na Areia" em um projeto do Sebrae. "O incentivo ao empreendedorismo foi fundamental e fez a diferença no desenvolvimento da minha marca", afirma a empreendedora.
O Portal PANROTAS viaja a convite do Turismo de Porto de Galinhas e de Pernambuco.