Beatrice Teizen   |   05/12/2024 22:47
Atualizada em 05/12/2024 23:14

Carnavalesco Milton Cunha assina 10º azulejo da diversidade da Câmara LGBT

Peça criada pelo artista traz serpentinas e confetes e simboliza a alegria e o respeito à diversidade


PANROTAS / Beatrice Teizen
Milton Cunha com Ricardo Gomes, da Câmara de Turismo LGBT
Milton Cunha com Ricardo Gomes, da Câmara de Turismo LGBT

A Câmara de Turismo LGBT lançou nesta quinta-feira (5) mais um azulejo “Aqui Respeitamos a Diversidade” e dessa vez produzido por um artista conhecido principalmente por sua atuação em uma das datas mais festivas do Brasil: o Carnaval.

O carnavalesco Milton Cunha assinou a 10ª edição da peça, que traz como tema o festival que envolve todo o País durante alguns dias no começo de todos os anos. Com serpentinas, confetes e a saudação "saravá", utilizada nas religiões afro-brasileiras, escrita, o azulejo simboliza a alegria de Cunha e a importância – e obrigação – de se respeitar a diversidade.

O azulejo é uma iniciativa da Câmara LGBT que visa promover a inclusão e o respeito à comunidade LGBTI+ no setor empresarial. A cada ano, um artista é convidado para ilustrar o objeto para que empreendimentos pendurem e suas paredes e declarem que são aliados à causa. O de 2024 contou pela primeira vez com um aliado da diversidade, Mauricio de Sousa.

"O azulejo é a proteção do muro. É simbólico, porque além da beleza, da cultura, da decoração, ele protege o muro das intempéries. Ele é a cara da casa. Você azuleja toda a frente da residência para demonstrar o seu poder, a sua beleza. Então, muito me interessava, em uma superfície mínima, pequena, passar a grandeza de que aqui a diversidade é apoiada, é respeitada, a diversidade existe. Nós, a comunidade LGBTQIAP+, tão perseguidos, vivendo esses novos tempos de Câmara do Turismo, estamos botando a cara a tapa, vivendo tempos de democracia e liberdade"

Milton Cunha

O carnavalesco conta que em seu azulejo quis ilustrar a capacidade do ser humano de sonhar. Seja por meio da perucaria, das joias, das roupas. Sua intenção foi passar, principalmente, a ideia de uma festa, de alegria.

PANROTAS / Beatrice Teizen
Carnavalesco Milton Cunha assina a 10ª edição do azulejo “Aqui Respeitamos a Diversidade”
Carnavalesco Milton Cunha assina a 10ª edição do azulejo “Aqui Respeitamos a Diversidade”

"Milton é de uma generosidade atroz. Quando enviamos a relação de quem já tinha criado o azulejo, para ele foi uma honra estar no rol de quem já criou a peça. Agradecemos a ele pelo carinho no projeto, no processo e na nossa causa, e ainda faremos muitas coisas juntos na Câmara de Turismo LGBT", complementa o presidente da Câmara, Ricardo Gomes.

A festa de lançamento do azulejo “Aqui Respeitamos a Diversidade” de 2025 ainda contou com uma homenagem especial a Milton Cunha da Escola de Samba Estrela do 3º Milênio, de São Paulo, que criou um samba enredo para o carnavalesco, que será usado no desfile no ano que vem.

Veja algumas fotos do evento desta noite, que virou um verdadeiro Carnaval fora de época.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados