Carnavalesco Milton Cunha assina 10º azulejo da diversidade da Câmara LGBT
Peça criada pelo artista traz serpentinas e confetes e simboliza a alegria e o respeito à diversidade
A Câmara de Turismo LGBT lançou nesta quinta-feira (5) mais um azulejo “Aqui Respeitamos a Diversidade” e dessa vez produzido por um artista conhecido principalmente por sua atuação em uma das datas mais festivas do Brasil: o Carnaval.
O carnavalesco Milton Cunha assinou a 10ª edição da peça, que traz como tema o festival que envolve todo o País durante alguns dias no começo de todos os anos. Com serpentinas, confetes e a saudação "saravá", utilizada nas religiões afro-brasileiras, escrita, o azulejo simboliza a alegria de Cunha e a importância – e obrigação – de se respeitar a diversidade.
O azulejo é uma iniciativa da Câmara LGBT que visa promover a inclusão e o respeito à comunidade LGBTI+ no setor empresarial. A cada ano, um artista é convidado para ilustrar o objeto para que empreendimentos pendurem e suas paredes e declarem que são aliados à causa. O de 2024 contou pela primeira vez com um aliado da diversidade, Mauricio de Sousa.
"O azulejo é a proteção do muro. É simbólico, porque além da beleza, da cultura, da decoração, ele protege o muro das intempéries. Ele é a cara da casa. Você azuleja toda a frente da residência para demonstrar o seu poder, a sua beleza. Então, muito me interessava, em uma superfície mínima, pequena, passar a grandeza de que aqui a diversidade é apoiada, é respeitada, a diversidade existe. Nós, a comunidade LGBTQIAP+, tão perseguidos, vivendo esses novos tempos de Câmara do Turismo, estamos botando a cara a tapa, vivendo tempos de democracia e liberdade"
Milton Cunha
O carnavalesco conta que em seu azulejo quis ilustrar a capacidade do ser humano de sonhar. Seja por meio da perucaria, das joias, das roupas. Sua intenção foi passar, principalmente, a ideia de uma festa, de alegria.
"Milton é de uma generosidade atroz. Quando enviamos a relação de quem já tinha criado o azulejo, para ele foi uma honra estar no rol de quem já criou a peça. Agradecemos a ele pelo carinho no projeto, no processo e na nossa causa, e ainda faremos muitas coisas juntos na Câmara de Turismo LGBT", complementa o presidente da Câmara, Ricardo Gomes.
A festa de lançamento do azulejo “Aqui Respeitamos a Diversidade” de 2025 ainda contou com uma homenagem especial a Milton Cunha da Escola de Samba Estrela do 3º Milênio, de São Paulo, que criou um samba enredo para o carnavalesco, que será usado no desfile no ano que vem.
Veja algumas fotos do evento desta noite, que virou um verdadeiro Carnaval fora de época.