São João, hospitalidade, diversidade... Baianidade é promovida no Next 2025
Além de festa junina, a Bahia conta com alguns dos melhores produtos turísticos do Brasil, diz Luiz Castro

LONDRINA (PR) - Qual o resultado da soma de festividade, diversidade, hospitalidade e felicidade? A resposta é "baianidade". O coordenador técnico da diretoria de Promoção de Turismo da Bahia, Luiz Castro, foi o autor da equação. No Next, ele apresentou a cerca de 80 agentes de viagens de Londrina (PR) os diferenciais do Estado nordestino, dentre os quais o São João, um atrativo recente da Bahia.
"Antes não éramos tão ligados ao São João, mas agora a Bahia dá uma super festa em junho. Podem vender tranquilamente qualquer destino baiano na época, que vamos entregar toda a hospitalidade, gastronomia e músicas típicas e muito mais. Em Salvador, por exemplo, temos dois grandes polos de São João, uma grande festa no Parque de Exposição, próximo ao aeroporto, e outro no centro, mais tradicional, com um forró pé-de-serra. É hora de promover o São João da Bahia e todos estão convidados para curtir e vender essa festa que no Nordeste é muito importante"
Luiz Castro, da Setur Bahia

Mas arraiá é só um dos atrativos deste Estado que tem tanta vocação para o Turismo. A Bahia tem cerca de 20 segmentos turísticos: dentre os quais estão sol e praia, cultural, aventura e ecoturismo, pesca esportiva, gastronomia, chocolate, avistamento de baleia, religioso, entre outros.
O Estado conta com 15 aeroportos, dos quais dois deles (Salvador e Porto Seguro) operam voos internacionais, e outros terminais nacionais, como Ilhéus, Barreiras, Vitória da Conquista, entre outros. Essa conectividade, segundo ele, é fundamental para facilitar o acesso de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.
Além dos aeroportos, Luiz Castro lembrou que a Bahia possui uma ampla oferta de hospedagem. São, segundo ele, 17 mil leitos apenas em Salvador e em todo o Estado o número é de 3,8 mil hotéis e 103,4 mil UHs.
A Bahia e suas 13 regiões turísticas
O executivo apresentou ainda um panorama das 13 regiões turísticas da Bahia, cada uma com características e atrativos únicos, que reforçam a diversidade do Estado. Confira as principais regiões e seus destaques:
Baía de Todos os Santos: Contempla Salvador e o Recôncavo Baiano, com mais de mil quilômetros de extensão, 56 ilhas e 17 municípios.
- Costa dos Coqueiros: Conhecida pelos coqueirais e a infraestrutura hoteleira de qualidade.
- Costa do Dendê: Destaca-se pela culinária variada, com restaurantes regionais e internacionais.
- Costa do Cacau: Famosa pelos cenários que inspiraram os romances de Jorge Amado e as praias de Itacaré.
- Costa do Descobrimento: Local de chegada dos portugueses, há mais de 500 anos, abriga o Centro Histórico de Porto Seguro e outros destinos históricos.
- Costa das Baleias: Conhecida pelas falésias e pela observação das baleias jubarte.
- Chapada Diamantina: Destino para os amantes da natureza, com trilhas, cachoeiras e paisagens impressionantes.
- Caminhos do Sertão: Região que vai de Feira de Santana a Canudos, com forte cultura sertaneja.
- Caminhos do Oeste: Polo agrícola do Estado, banhado pelo Rio São Francisco.
- Caminhos do Jiquiriçá: Celebra o São João em toda a sua grandeza.
- Caminhos do Sudoeste: Conhecido pelo clima mais ameno e pelas paisagens naturais.
- Lagos e Cânions do São Francisco: Maior cânion navegável do mundo, com cultura rica e história.
- Vale do São Francisco: Reconhecido por seu ecossistema e pela produção de vinhos de qualidade.
O PANROTAS Next em Londrina tem como apoiadores Bahia Turismo, Blue Tree, EHTL Viagens, Governo do Estado da Bahia, Viaje Paraná e Turismo de Curaçao.