Nordeste brasileiro ganha destaque na Convenção BWT 2025
Seis destinos da região tomaram a tarde de capacitações realizadas no Mabu de Foz do Iguaçu
FOZ DO IGUAÇU (PR) - Se durante a primeira parte do dia, o Estado do Paraná foi o grande destaque da Convenção BWT 2025, durante a tarde foi o Nordeste brasileiro que ganhou a atenção dos mais de 450 agentes de viagens presentes no evento promovido pela operadora em Foz do Iguaçu.
Seis destinos tiveram a chance de apresentar suas principais novidades aos profissionais do Turismo: Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Porto Seguro, Pernambuco e Paraíba.
Maranhão

Representando a Secretaria de Turismo do Governo do Maranhão, Anderson Rabelo destacou o recente reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, enfatizando o período entre junho e outubro como o melhor para visitar a maravilha natural.
A Chapada das Mesas, que permite fácil acesso pelo aeroporto de Imperatriz, o Delta do Parnaíba, que fica na fronteira com o Piauí, e o São João da capital São Luís, que terá programação entre 1º de junho e 31 de julho, também fizeram parte da capacitação maranhense.
Rio Grande do Norte
A vice-presidente da Emprotur/RN, Molga Freira, fez uma apresentação recheada de informações sobre atrativos e novidades, além do seu costumeiro bom humor. Apelidado de "esquina do Brasil", o Rio Grande do Norte se destaca pelos seus mais de 300 dias de Sol, águas marinhas com temperatura média de 27°C, belas praias e forte gastronomia. De acordo com a autoridade do Turismo estadual, a cada R$ 4 arrecadados via ICMS, R$ 3 vêm do setor turístico, a principal força econômica potiguar.

Além de contar com o maior cajueiro do mundo, a maior frota de buggys do País e a maior estátua católica do mundo (em homenagem à Santa Rita de Cássia), o Estado também conta com destinos como São Miguel do Gostoso, Genipabu, Parrachos de Maracajaú, Rio do Fogo, Perobas, Galinhos, Camurupim e Pipa, no litoral, assim como serras no seu interior e formações geológicas únicas, a exemplo do geoparque Seridó e da Pedra do Sapo.
Molga Freire ainda destacou que Natal é considerada a capital mais segura do Nordeste e permite fácil acesso tanto ao litoral Norte como Sul do Estado. Toda a faixa litorânea potiguar conta com cerca de 400 quilômetros de extensão.
Bahia
Maior Estado do Nordeste brasileiro, a Bahia foi representada por Tatiana Harfush, da Secretaria de Turismo, que iniciou sua apresentação destacando a ampla oferta hoteleira estadual, assim como a grande conectvidade aérea. Atualmente, o território conta com 16 aeroportos, sendo dois deles internacionais: Salvador e Porto Seguro.

Com 13 zonas e 152 municípios turísticos que englobam 52 segmentos de interesse para os mais diversos tipos de viajantes, a Bahia ganhará reforços para o Turismo de luxo nos próximos anos. Na região do Baixio, o primeiro resort Anantara da América Latina deverá ser inaugurado ainda em 2025, enquanto um novo complexo Fasano está previsto para 2027.
A hospitalidade do povo baiano, alegre e sorridente, foi enfatizada, assim como o sincretismo religioso da população, sua forte história, cultura e gastronomia. De acordo com Tatiana, apenas Salvador já conta com atrativos suficientes para manter um viajante por mais de seis dias na capital baiana.
Porto Seguro (BA)
Um dos destinos mais populares do Brasil, Porto Seguro ganhou uma capacitação própria após a apresentação que considerou todo o Estado da Bahia. Secretário de Turismo municipal, Guto Jones falou sobre como o destino está sempre se reinventando para além de seu forte apelo histórico e natural.

Além da cidade famosa pelo Descobrimento do Brasil, foram destacadas Caraíva, Trancoso e Arraial D'Ajuda, além de possibilidades como vivências em meio a tribos indígenas, avistamentos de baleias jubarte e até um Turismo rural, baseado na criação de búfalos, no chamado Vale Verde.
Pernambuco
Sol e praia, cultura e história foram os pontos fortes da capacitação pernambucana liderada por Talyta Santiago, da Associação de Hotéis e Pousadas de Porto de Galinhas. As cidades-irmãs de Recife e Olinda, com atrações como a Rua do Bom Jesus, a Oficina Francisco Brennand, o Instituto Ricardo Brennand e o frevo, foram reforçadas como um destino com potencial para manter turistas por até uma semana.

As belas praias do Estado também não poderiam ficar fora da apresentação, com destaque para Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e o arquipélago de Fernando de Noronha, que conta com voos diários a partir de Recife. Atualmente a capital estadual é o segundo hub mais importante da Azul Linhas Aéreas, sendo um importante fator de conectividade aérea com o restante do País.
Paraíba
A última capacitação do primeiro dia da Convenção BWT 2025 foi comandada por Marcia Ribeiro Leite, da PBtur, que começou passando informações sobre a capital João Pessoa. De acordo com ela, todas as praias da cidade são consideradas próprias para banho, assim como permitem raios de sol ao longo de todo o dia por conta da lei urbana de escalonamento de prédios, deixando os mais altos mais afastados da orla.

A capital paraibana também conta com um batalhão policial especializado no Turismo, garantindo maior segurança aos seus visitantes. Considerada a terceira capital mais antiga do Brasil, João Pessoa está vivendo a construção do maior polo turístico planejado do País, com o moderno Centro de Convenções Cabo Branco (já inaugurado) a ser rodeado por grandes marcas hoteleiras que passarão a ocupar o chamado Boulevard dos Ipês.
Além da capital, tiveram destaque a cidade de Campina Grande, dona do "maior São João do mundo", Sousa com seu forte apelo relacionado a fósseis de dinossauros, os engenhos de cachaça do interior da região do Cariri, assim como as formações geológicas Casa de Lã e Lajeado do Pai Mateus.
Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da BWT Operadora.