Famtour chega ao Rajastão e aproveita dia de compras e cultura em Jaipur; fotos
Cidade Rosa combina atrativos históricos e centros comerciais para diferentes bolsos e gostos

JAIPUR (ÍNDIA) - O famtour promovido por Rogéria Pinheiro e Blanc Tour chegou ao seu penúltimo dia com uma viagem a Jaipur, conhecida como a Cidade Rosa da Índia.
Os onze agentes de viagens começaram o dia com uma visita ao Jantar Mantar, observatório astronômico construído no século 18 que possui o maior relógio de sol de pedra do mundo, que mostra a hora local com precisão de dois segundos.
O local é considerado Patrimônio Mundial da Unesco e seus instrumentos ajudam a descrever vários eventos celestes e mudanças de tempo, incluindo a previsão de eclipses, a localização de grandes estrelas e constelações, a medição do tempo e outras navegações astronômicas e celestes relacionadas.
Um dos pontos fortes de Jaipur, o Palácio da Cidade ainda é residência de uma família real, mas também está aberto ao público. Preservados e cheios de detalhes, os edifícios do Palácio são verdadeiros deleites para os olhos, que acabaram sendo cenário para muitas fotos dos brasileiros.
A caminho das compras, o grupo passou pelo Palácio dos Ventos, ou Hawa Mahal, que chama a atenção por sua arquitetura rosa imponente. O local foi projetado como parte do harém do Marajá. A função original do edifício era permitir que as mulheres observassem o cotidiano da cidade, enquanto permaneciam invisíveis da rua.

Aqueles que gostam de viajar para gastar encontram em Jaipur opções mais acessíveis em bazares e opções mais finas em boutiques. O Bapu Bazar é um dos locais mais tradicionais da cidade, com pouca presença de turistas, e muitas lojas de roupas, almofadas, tecidos, decorações e sapatos.
No Narain Niwas Palace, os destaques ficam para o Bar Palladium, restaurante e bar frequentado principalmente por jovens; a Pink City, loja de roupas de alta qualidade; e a Ashka, loja de roupas da Princesa Bhargavi Kumari Mewar.
O dia foi encerrado com um pôr do sol e jantar no Forte Amber, construído em 1592. O espaço é repleto de passagens labirínticas, pátios extensos e vistas dos lagos e colinas ao redor. Por muitos anos, foi considerado normal subir ao Forte de elefante, mas nos últimos anos essa prática passou a ser criticada por instituições de preservação animal. Os visitantes podem optar por subir caminhando ou de jipe.
Curiosidade: em Jaipur existe o projeto social Pink City Rickshaw Company, criado para promover empoderamento feminino e Turismo sustentável. O projeto treina mulheres, muitas delas de contextos vulneráveis, para se tornarem motoristas de riquixás elétricos personalizados, e oferece às motoristas treinamento em direção, atendimento ao cliente e habilidades básicas de negócios, ajudando a garantir uma fonte de renda estável e maior autonomia financeira para elas.

Participam do famtour de Rogéria Pinheiro e Blanc Tour na Índia:
- Alfredo Savi, da Distinct Destinations
- Natascha Jonov, da N Planos
- Glória Backx, da Magical Dreams Viagens
- Raquel Werneck, da Travel & Co
- Bruna Fuscaldo, da Kampala Viagens
- Tony Saad, da Ânima Turismo
- Rafael Neumann, da Zume Travel
- Giulia Buratta, da Blanc Tour
- Rogéria Pinheiro, da RP Travel Education
O Portal PANROTAS viaja a convite da Blanc Tour e Rogéria Pinheiro.