Beatriz Contelli   |   25/04/2025 10:15

Capital do yoga e inspiração para os Beatles: famtour conhece os atrativos de Rishikesh

Destino próximo da nascente do Rio Ganges recebe milhares de peregrinos todos os anos

PANROTAS / Beatriz Contelli
Grupo chega em Rishikesh
Grupo chega em Rishikesh

RISHIKESH (ÍNDIA) - O segundo dia do famtour pela Índia promovido por Rogéria Pinheiro e a operadora Blanc Tour visitou os principais atrativos turísticos da cidade de Rishikesh, a 35 minutos de avião ou a seis horas de carro de Délhi. O destino é reconhecido como a Capital Mundial do Yoga, recebendo milhares de visitantes de todo o mundo que chegam em busca de tratamentos para bem-estar e reconexão consigo mesmo e com o universo.

A cidade também ganhou proeminência mundial graças aos Beatles, que a visitaram em 1968 e ficaram tão inspirados ao ponto de comporem 40 músicas. Os fãs dos músicos encontram restaurantes e espaços de meditação em sua homenagem.

PANROTAS / Beatriz Contelli
Em diversos pontos da cidade há homenagens à banda
Em diversos pontos da cidade há homenagens à banda

Outro diferencial de Rishikesh é a sua localização. Situado no Estado de Uttarakhand, o destino recebe as águas ainda limpas do Ganges, antes de serem afetadas pela poluição e despejo de esgoto. Assim, os visitantes podem usar as águas do rio para banhos, passeios de barco e rafting.

Ao longo da caminhada pelo destino, os agentes de viagens conheceram dois grandes ashram, espaços onde são realizados retiros espirituais, valorizando a vida comunitária, a simplicidade e o distanciamento do mundo material. A cidade tem cerca de 150 ashram, cada um com seu próprio conceito.

O Parmarth Niketan é considerado o maior ashram de Rishikesh, provendo mais de mil quartos para os peregrinos. As atividades do local incluem yoga, meditação, ayurveda, palestras e treinamentos de cura natural. Anualmente, o ashram recebe o Festival Internacional de Yoga, com especialistas de todo o mundo.

Outro ashram visitado foi o Yoga Niketan, uma das principais escolhas dos visitantes estrangeiros. Com belas paisagens do Ganges aos pés do Himalaia, o espaço oferece acomodações individuais e também funciona em esquema day use. As atividades começam às 4h da manhã, incluindo Dia do Silêncio, yoga matutina, chá da tarde e meditação.

Um local muito frequentado por indianos, principalmente os idosos, é o Geeta Bhawan, espaço comunitário com acomodações simples e banheiros compartilhados gratuitos. Os mais velhos escolhem o Geeta para passar os últimos anos de sua vida em paz.

O dia em Rishikesh foi encerrado da melhor forma: os agentes assistiram ao Ganga Aarti, ritual sagrado que acontece todos os dias, no pôr do sol, nas margens do Ganges e aos pés do Himalaia. A cerimônia é realizada pelos hindus como uma forma de agradecer e honrar o Rio Ganges, considerado uma deusa. A apresentação envolve cânticos, oferendas de fogo e movimentos rítmicos.

"Rishikesh é um destino com camadas que vão sendo reveladas de acordo com a visão de mundo do seu visitante. A Índia autêntica na sua forma mais íntima, onde a filosofia do servir e a religiosidade se fundem e emanam uma vibração sutil. Rishikesh não é pra todo mundo assim como todo mundo não é pra Rishikesh"

Rogéria Pinheiro

Participam do famtour da Blanc Tour com Rogéria Pinheiro na Índia:

  • Alfredo Savi, da Distinct Destinations
  • Natascha Jonov, da N Planos
  • Glória Backx, da Magical Dreams Viagens
  • Raquel Werneck, da Travel & Co
  • Bruna Fuscaldo, da Kampala Viagens
  • Tony Saad, da Ânima Turismo
  • Rafael Neumann, da Zume Travel

O Portal PANROTAS viaja a convite de Rogéria Pinheiro e Blanc Tour.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados