Beatriz Contelli   |   12/03/2025 13:50

Comunidades locais são uma das chaves para o sucesso dos destinos; veja no Fórum PANROTAS

Painel internacional do evento ainda destacou papel dos influenciadores e tendências para a próxima década


PANROTAS/Gute Garbelotto
Sidney Alonso, Muryad de Bruin, DT Minich e Alberto Gutiérrez no palco do Fórum PANROTAS
Sidney Alonso, Muryad de Bruin, DT Minich e Alberto Gutiérrez no palco do Fórum PANROTAS

O segundo dia do Fórum PANROTAS 2025 segue entregando conteúdos e insights valiosos para os participantes. Na manhã de hoje (12), um dos destaques foi o painel mediado por Sidney Alonso, sócio-diretor da Avant Garde, que reuniu Alberto Gutiérrez, CEO da Civitatis; DT Minich, CEO do Experience Kissimmee; e Muryad de Bruin, diretor de Turismo de Curaçao. Juntos, os executivos discutiram tendências nos destinos e os desafios na ampliação do fluxo de visitantes.

Um ponto em comum entre os líderes foi a importância de incluir e empoderar as comunidades locais na construção da identidade turística dos destinos. No caso de Curaçao, por exemplo, a valorização da cultura holandesa é vista como um diferencial entre os demais destinos do Caribe.

Kissimmee, tradicionalmente impulsionado pela oferta de parques temáticos, busca ampliar seu portfólio de atrações, destacando pequenas empresas locais, experiências de compras e uma gastronomia fortemente influenciada pela cultura latino-americana. “Queremos proporcionar vivências autênticas e destacar o que torna nosso destino especial”, afirmou DT Minich.

Como receptivo, a Civitatis adota uma abordagem que prioriza parcerias com fornecedores locais, garantindo experiências que valorizam a história, a sustentabilidade e a autenticidade de cada destino.

Olhando para o futuro

Famoso por sua proximidade com Orlando, Kissimmee já está consolidado entre os brasileiros, que representam o segundo maior mercado internacional e o público que mais gasta no destino. Apesar da onda crescente de turistas, DT Minich descartou preocupações com overtourism, destacando que o desafio não é o volume de visitantes, mas sim a infraestrutura para acompanhá-lo. “Abriremos um novo parque em breve, contamos com 30 mil casas de férias e já preparamos o lançamento de mais propriedades, além do investimento de US$ 3 bilhões para aprimorar as rodovias que cruzam o estado da Flórida. Queremos que visitantes e moradores locais entendam o valor do Turismo para a nossa economia”, complementou.

Já Curaçao, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, aposta em tendências como Turismo corporativo, romântico, de golfe e LGBT+. “Curaçao está na moda, e isso é resultado do nosso trabalho em parceria com agências, operadoras e companhias aéreas no Brasil”, destacou Muryad de Bruin.

Influenciadores digitais como promotores dos destinos

Sidney Alonso cutucou os executivos ao questionar sobre a ascensão de influenciadores digitais e a parceria dos destinos com essas personalidades. Muitas vezes, os viajantes se veem confusos sobre o que é realidade e o que é conteúdo patrocinado.

PANROTAS/Gute Garbelotto
22º Fórum PANROTAS
22º Fórum PANROTAS

Para o diretor do Turismo de Curaçao, a tecnologia é uma grande fomentadora de viagens, com a inteligência artificial desempenhando um papel central. Bruin destaca que os influenciadores continuarão sendo peças-chave na divulgação dos destinos, desde que as promessas feitas pelas marcas sejam cumpridas, garantindo que o que é mostrado na internet corresponda à realidade.

Alberto Gutiérrez concorda que os influenciadores têm um papel essencial, mas enfatiza que não será qualquer influenciador, e sim líderes de opinião. Segundo ele, a tecnologia ajuda a inspirar as pessoas a viajarem e permite diversificar os destinos explorados. A parceria com influenciadores pode ajudar a apresentar novos destinos aos viajantes.

No caso de Kissimmee, DT Minich destaca que, na próxima década, a tecnologia terá um papel ainda mais forte na promoção. Em vez de utilizar apenas influenciadores, o destino tem apostado em celebridades brasileiras, como Xuxa, Anitta e Mauricio de Sousa, para divulgar a experiência local. Essas personalidades visitam o destino, hospedam-se em casas de férias, frequentam parques temáticos e exploram a natureza e o comércio local.

Patrocinadores Fórum PANROTAS 2025

O Fórum PANROTAS 2025 conta com a aliança institucional da CNC SESC SENAC, apoio institucional da Embratur, Setur Alagoas e o patrocínio de AbavSP | Aviesp, Abreu, Accor, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, BeFly, BWH Hotels, BTG Pactual, Civitatis, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line, Disneyland Resort Califórnia, Walt Disney World Resort Flórida, Enjoy, Experience Kissimmee, EZLink, FundturMS, Gol AirFrance KLM, Grupo Bancorbrás, Grupo BRT, Grupo Cataratas, Grupo R1, Grupo Wish, GTA, HotelDO, Iberia British, Intercity, Kaluah, Latam Delta, Maringá Turismo, Mondiale, Movida, Omnibees, Orinter, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, SEMTUR Maceió, SunCoastUSA, Tes Cenografia, Tyller, Viaje Paraná e Visite São Paulo CVB.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados