Recordes do Turismo brasileiro seguem tendência de alta para os próximos anos, diz Freixo
Segundo presidente da Embratur, enfim estamos conseguindo transformar o potencial do Brasil em realidade
MADRI - O estande do Brasil na Fitur 2025 é o grande centro das atenções. Pela primeira vez como País Parceiro de uma das maiores feiras de Turismo do mundo, o Brasil tem uma agenda movimentada para os próximos dias. E tudo isso acontece num momento ímpar para o segmento nacional.
Somente nas últimas semanas, você viu aqui no Portal PANROTAS três recordes batidos: o de número de turistas internacionais, que chegou a 6,65 milhões; o de gastos de estrangeiros no País, que chegou a US$ 6,6 bilhões; e o maior volume de passageiros aéreos mensais em 24 anos!
Em outras palavras, o Brasil começa 2025 com o pé direito. Em entrevista ao Portal PANROTAS, Marcelo Freixo acredita que este momento histórico para o Turismo brasileiro vai continuar para os próximos anos.
"Um momento histórico para o Turismo brasileiro, confirmando que os recordes que colhemos em 2023 e 2024 apontam para uma tendência de crescimento que se manterá ao longo dos próximos anos. Estamos conseguindo transformar o potencial que o nosso país sempre teve em realidade, e isso tem repercutido na geração de novos negócios, emprego e renda"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Brasil vai muito além dos pavilhões da Ifema Madrid
O Brasil chega à Fitur como País Convidado com uma estratégia muito robusta de promoção, uma campanha publicitária nova que já ganhou as ruas de Madri, nos ônibus, mobiliário urbano, metrô, e uma estratégia digital que oferece o destino ideal para cada diferente perfil de turista.
"E o melhor, nossos produtos estão na prateleira das principais agências de turismo, nossos destinos são competitivos e cada vez mais acessíveis. Estamos celebrando uma conectividade aérea com a Espanha que é recorde, e temos uma agenda cheia de reuniões com companhias aéreas para ampliar ainda mais a oferta de voos. Além disso, vamos para a Fitur com uma programação que celebra nossa diversidade, com a Rota das Emoções como um novo produto de destaque, a gastronomia do Pará no ano que teremos a COP 30 em Belém, o samba do Rio de Janeiro e um grupo de coexpositores muito qualificados para oferecer o que há de melhor do Brasil para os turistas espanhóis"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Brasil só não chegou a 7 milhões de turistas por conta da Argentina
Em agosto, no Salão Nacional do Turismo, Freixo afirmou aoPortal PANROTAS que o Brasil chegaria aos 7 milhões de estrangeiros com gostinho de 'quero mais'. Ficamos perto, mas, segundo ele, este número só não foi batido em 2025 por conta das condições socioeconômicas da Argentina, o principal emissor de turistas.
"O número de turistas internacionais que chegaram ao Brasil em 2024 foi recorde. Chegamos perto dos 7 milhões de turistas em 2024, e só não atingimos essa marca porque a chegada de argentinos, nosso principal mercado emissor, sofreu uma forte queda no início do ano passado, por motivos econômicos e depois pela tragedia que acometeu o estado do Rio Grande do Sul. Ao longo do ano, conseguimos recuperar o fluxo de turistas deste país, e o saldo final foi positivo. Em 2025, sem dúvidas, as expectativas são positivas e deveremos manter um nível de crescimento que nos permita sonhar com novas marcas históricas"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
País Convidado da Fitur: mundo de olho no Brasil
A Fitur homenageia o Brasil neste ano. Sem dúvidas, será uma grande festa, assim como foi na FIT 2024. Mas quais são novidades que teremos neste ano em relação a nossa participação? O que muda em relação ao ano passado em termos de tamanho de estande, expositores e agenda de ações?
"O status de país convidado da Fitur, por si só, coloca o Brasil em posição de destaque na feira. Significa que o mundo estará olhando para nós como protagonista e montamos uma estratégia, junto com nossos parceiros, focada na geração de negócios. Aumentamos o número de coexpositores de 32 para 37 em relação ao ano passado. Trouxemos um time com uma grande capacidade de oferecer uma ampla diversidade de destinos do Brasil de todas as nossas regiões", destacou Freixo.
Ainda segundo ele, dentro do programa Vitrine Brasil, em parceria com o Sebrae, o destaque fica para Rota das Emoções, além da extensa agenda para ampliar a conectividade aérea.
"Alinhamos todas as oportunidades e potencialidades que temos com nossos coexpositores para que caminhemos para um mesmo objetivo, que é de trazer mais turistas estrangeiros para todas as regiões do país, desenvolvendo esses locais, proporcionando emprego e renda para as comunidades e contribuindo com a sustentabilidade dos nossos destinos", complementou o presidente da Embratur.
"Surpresas podem surgir, ainda hoje há negociações em curso que podem resultar em importantes anúncios para o turismo brasileiro. Como todas as negociações que realizamos são conduzidas com sigilo contratual, teremos a felicidade de anunciar tão somente tudo estiver concluído"
Marcelo Freixo, sobre surpresas do Brasil para esta Fitur 2024
O que o Brasil ganha como País Parceiro da Fitur 2025?
- O Brasil realizará o lançamento de uma campanha publicitária voltada para a Europa, uma plataforma de treinamento contínuo sobre o Brasil e novos acordos estratégicos com organizações internacionais.
- O estande do Brasil, localizado no Pavilhão 3 da Ifema Madrid, será uma grande atração, com experiências imersivas, vitrines culturais e reuniões de negócios projetadas para promover investimentos e colaborações.
- O Brasil destacará sua diversidade turística, reunindo destinos de todas as regiões, companhias aéreas, operadoras e redes hoteleiras comprometidas com inovação e excelência.
- A seleção de coexpositores se concentrará na promoção de destinos variados e de alta qualidade, solidificando o status do Brasil como um destino de classe mundial. O objetivo é diversificar as ofertas turísticas do país, aumentar a duração das estadias dos visitantes e maximizar os gastos dos turistas.
A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Intermac Assistance.