1º parque Puy du Fou no Brasil terá investimento inicial de R$ 1,5 bilhão
Compromisso foi assinado durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), na Espanha
Mais um passo foi dado para a vinda do parque Puy du Fou – que recebe anualmente cinco milhões de visitantes nas unidades da Espanha (Toledo) e França (Les Epesses) – ao Brasil. Após a visita a Maricá (RJ) em dezembro, os executivos do Puy du Fou assinaram, nesta sexta-feira (24), durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), um acordo de intenção com o Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o CEO de Maraey, Emilio Izquierdo, para a implementação da atração no município, com os primeiros shows já em 2028. Também participaram da assinatura o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, como testemunhas.
“A iniciativa do Puy du Fou é uma oportunidade única para divulgar o patrimônio histórico, cultural e natural do Brasil, contribuindo decisivamente para impulsionar nosso enorme potencial turístico”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Investimentos no parque Puy du Fou
O investimento previsto na primeira fase é de R$ 1,5 bilhão, com criação estimada de 5,6 mil empregos durante a construção e 2,4 mil empregos diretos na operação. A expectativa é atingir três milhões de visitantes por ano. “É um enorme orgulho que o parque mais premiado do mundo esteja considerando Maricá como seu próximo destino. Este projeto contribuirá para dar visibilidade turística nacional e internacional ao município, gerando empregos de qualidade enquanto reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável e a promoção da cultura brasileira”, afirma o prefeito de Maricá, Washington Quaquá.
Detalhes do parque Puy du Fou no Brasil
O Puy du Fou Brasil contará a história do País em espetáculos que recriarão acontecimentos importantes a partir de cenários realistas, efeitos especiais de última geração e atuações, transportando o público para diferentes épocas. "É muito emocionante trabalhar nesta iniciativa que será uma grande viagem pela emocionante história do Brasil, bem como uma peregrinação por sua memória popular. Na unidade Puy du Fou Brasil, pretendemos entusiasmar as pessoas e enraizar imaginários na cultura, fazendo uso das melhores tecnologias, com criatividade e visão únicas", conta o CEO do Puy du Fou Espanha, Erwan de la Villeón.
A área prevista para o parque temático é vizinha ao empreendimento Maraey, projeto turístico-imobiliário que prevê, já em sua primeira fase, três hotéis Marriott International e uma universidade de hotelaria gerida pela suíça EHL. O CEO de Maraey, Emilio Izquierdo Merlo, destacou a importância de ambos os projetos para Maricá, Rio de Janeiro e Brasil: “Maraey e Puy du Fou compartilham o compromisso ambiental, de desenvolvimento sociocultural e econômico; além de focar na inovação e na excelência, criando juntos uma plataforma única para a transformação da oferta turística do Brasil com impacto global”.
O Puy du Fou é mais uma iniciativa de Maricá associada à estratégia do município de se tornar, nos próximos anos, um polo turístico internacional. “Puy du Fou e Maraey vêm impulsionar de forma definitiva o potencial turístico do Brasil em um momento excelente, no qual atingimos recordes tanto no número de turistas internacionais quanto no gasto por turista em 2024”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro também apoia a inciativa: “O desenvolvimento deste parque consolidará a posição do Rio de Janeiro como destino de lazer preferido dos brasileiros e porta de entrada do Turismo internacional, com uma proposta que enaltecerá a profunda, rica e sensível história do nosso País”, complementa o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca.